Vitória

Acompanhamentos Farofa de pinhão, bacon e cheiro-verde

- 2 xícaras (chá) de pinhão
- 3 xícaras (chá) de farinha de milho
- 1 cebola picadinha
- 1 folha de louro
- 2 xícaras (chá) de água fervendo
- 100 g de bacon em tirinhas
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 xícara (chá) de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 porções

Com uma faca afiada, corte uma ponta da casca dos pinhões. Coloque-os em uma panela média, cubra com água e leve ao fogo. Cozinhe por aproximadamente 45 minutos, até que os pinhões estejam macios. Retire os pinhões da casca (espremendo com força ou cortando-os ao meio e soltando as 2 metades de polpa). Corte os pinhões em pedaços médios (cada um em 3 ou 4 partes, guardando alguns para decorar) e reserve.

Prepare o arroz: em uma panela média, aqueça o óleo. Junte a cebola e misture. Assim que começar a dourar, adicione o arroz e mexa bem. Quando os grãos de arroz começarem a se soltar e brilhar, junte a água fervendo, a folha de louro e o sal. Tampe parcialmente a panela e deixe no fogo até que a água seque e os grãos estejam cozidos, mas soltinhos. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos.
Enquanto o arroz cozinha, prepare os pinhões: aqueça 1 colher (sopa) de óleo e o bacon em uma frigideira grande. Deixe no fogo até que o bacon esteja dourado e sequinho. Escorra o excedente de gordura, junte o alho e, assim que soltar perfume, adicione os pinhões, sal e pimenta-do-reino. Deixe no fogo por 2 minutos, acrescente a salsinha, misture e retire do fogo. Junte o refogado de pinhão ao arroz pronto e, por último, a farinha de milho. Mexa tudo até que a farofa esteja levemente tostada e sirva imediatamente, decorando com pinhões inteiros e ramos de salsinha.

Ideal para acompanhar um churrasco.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Tags: