Vitória

Saladas Salada de Berinjela

3 berinjelas médias
1 pimentão amarelo grande
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde grande
4 cebolas médias
1 maço de manjericão
Azeitonas verdes fatiadas (usei 100g)
Passas sem sementes, pretas ou brancas (usei 50 g)
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 xícara (chá) de azeite de oliva
Orégano
Sal

Depois de bem higienizadas corte as berinjelas em quatro pedaços pelo sentido do comprimento e torne a cortar cada pedaço em quatro ou cinco. Deixe-os numa mistura de água com um pouco de sal (1 colher de sopa) e um pouquinho de vinagre enquanto corta os demais legumes.
Corte também os pimentões em pedaços grandes, do tamanho das berinjelas. Descasques as cebolas e corte-as em quatro partes.
Escorra bem as berinjelas e coloque-as numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados. Junte
Metade do maço de manjericão (só as folhinhas) tempere com sal (use pouco) junte todo o vinagre e apenas 1/4 de xícara do azeite de oliva.
Leve ao forno preaquecido e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos (a minha levou mais 20).
Se tiver duvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um grafo, elas devem estar macias e no fundo da assadeira ainda haverá um pouco de vinagre.
Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junte as passas, as azeitonas, orégano a gosto e o restante do azeite, misture e corrija o sal se necessário. O restante das folhinhas de manjericão pode ser acrescentado agora ou somente no momento de servir.
Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.


Faz tão pouco tempo que coloquei aqui uma receita com berinjelas, mas simplesmente não resisti e hoje estou incluindo essa maravilhosa salada postada na Comunidade Culinária-Receitas pela Nina e aprendida recentemente. O desejo de compartilhá-la também foi maior até mesmo do que meu quase fanatismo por esse legume que veio da índia. Vocês já devem tê-lo visto com freqüência nos cenários das cozinhas da novela Caminho das Índias. Bem, nem dá para notar que estou assistido....

Mas voltando as berinjelas... Se você observar notará que a maneira de fazer essa salada de berinjela é bem parecida com a maneira de fazer o antepasto à italiana postado recentemente, mas o resultado é muito diferente. A começar pelo tempo de forno que aqui é bem menor. No antepasto o volume reduz bastante e o vinagre se evapora totalmente sobrando apenas o azeite. Já a salada ao ser retirada do forno terá um volume maior e ainda conterá uma boa quantidade do vinagre que foi acrescentado.

Se tiver dúvidas quanto ao tempo previsto de forno já que no meu ela demorou um pouco mais que o indicado na receita, teste o ponto espetando as berinjelas e pimentões com um garfo, estando macios desligue.

A receita original pedia aceto balsâmico, preferi não usar e troquei a salsa desidratada pelo orégano. Portanto algumas variações são possíveis Mas não use alho aqui e não deixe de usar o manjericão fresco e de incluir as passas que dão um toque especial. Se preferir usar as brancas use então as azeitonas pretas para dar um contraste de cor maior.


Tags: