Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Novo concurso para professor e outras novidades para 2012 - (Muqui, ES)

Muqui

Secretário anuncia concurso para professor e outras novidades para o ano letivo - Muqui

Muqui Secretário anuncia concurso para professor e outras novidades para o ano letivo

O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, anunciou nesta quinta-feira (02), em entrevista coletiva, as ações programadas para a rede pública estadual de ensino no ano de 2012. Na ocasião foram apresentados novos projetos, ampliação de programas voltados para alunos e professores e investimentos nas diversas áreas da educação. Também estiveram presentes na reunião os subsecretários de Suporte à Educação, Josivaldo Barreto, de Planejamento, Eduardo Malini, de Educação Básica e Profissional, Adriana Sperandio e de Administração e Finanças, Sandra Aragão.

Dentre as novidades anunciadas está a criação do Programa Aprofundamento de Estudos, voltado para alunos do 1º ano do ensino médio. A iniciativa consiste em oferecer reforço escolar nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, aos alunos que apresentaram déficit de aprendizagem no ensino fundamental. O reforço será realizado no contra turno das atividades.

O programa irá abranger, inicialmente, 109 escolas da Grande Vitória. “Essa é uma ação assertiva e efetiva para reduzir a evasão e a reprovação no 1º ano do ensino médio, já que pesquisas mostram que nessa série há um índice mais elevado de desistência dos alunos”, afirmou Klinger Barbosa Alves.

Durante a coletiva, o secretário frisou as melhoras da educação pública. “Os nossos investimentos mostram os ganhos reais dos alunos da rede. São cursos técnicos, formações para professores, programas de fortalecimento de aprendizagem e outras ações que tornam a rede estadual bastante atraente”.
Outro projeto inédito da Secretaria, o “Coordenadores de Pais” tem por objetivo estreitar as relações entre família e escola. A ação é uma parceria com a Fundação Itaú Social, que prevê a contratação de uma pessoa da comunidade para desenvolver atividades envolvendo pais e alunos.

Entre outras funções, os coordenadores de pais devem acompanhar a frequência, disciplina e rendimento do estudante, realizando também visita às residências. O projeto piloto será iniciado em 15 escolas, localizadas em regiões do programa do Governo, Estado Presente em Defesa da Vida.

Outra parceria com a Fundação Itaú Social, também visando abranger escolas da área do Estado Presente, o programa “Jovens Urbanos” tem o objetivo de oferecer oportunidades para que o grupo na faixa etária entre 16 e 20 anos conheçam e explorem os espaços de sua comunidade.

Os estudantes das escolas estaduais Jacaraípe, Marinete de Souza Lira e Vila Nova de Colares, situadas na Serra, poderão desenvolver atividades voltadas para as práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, da política, das ciências, de promoção da saúde, lazer e esportes.

Até o momento são 265 mil estudantes matriculados nas 544 escolas estaduais. Das matrículas realizadas, 17% são referentes à migração de 39 mil alunos da rede municipal, 1,8 mil da rede privada e 3,7 mil que estavam fora da escola.

Confira abaixo outras ações anunciadas:

- Ampliação do programa Mais Tempo/Mais Educação para 70 escolas, totalizando 210 unidades.

- Revitalização e automatização das bibliotecas escolares, além de 100 mil livros de literatura adquiridos para atualização do acervo.

- Ampliação do programa AlfabetizAÇÃO para 125 novas turmas.

- Oferta do curso de espanhol nos quatro Centros Estaduais de Idioma (CEIs) da Grande Vitória.

- Oferta do Pré Enem em todas as escolas de ensino médio da rede estadual.

- Aquisição de kits de laboratório de Ciências para escolas do ensino médio

- Adesão ao programa federal Ensino Médio Inovador, com a participação de 31 escolas estaduais em 2012.

- Atender 100% das escolas pelo projeto Cultura na Escola

- 1.200 bolsas no programa Bolsa Sedu.

- Modernização dos laboratórios de informática com quatro mil novos computadores.

- 186 escolas receberão o Quadro Digital Interativo.

- 3,2 mil netbooks ou tablets adquiridos para experiência piloto do projeto Um Computador por Aluno (UCA) em sete escolas.

- Aumento do tempo para planejamento de atividades, pela lei do piso do magistério.

- 2 mil vagas em concurso público para professor.

- Projeto piloto em 30 escolas da Pauta Digital, utilizada para registro de informações sobre alunos (frequência e rendimento).

- Pagamento pela 2ª vez do Bônus Desempenho

- Contratação de estagiários para o programa Bolsa Estágio Formação Docente, voltados para estudantes de pedagogia.

- Realização do 6º Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação.

- Alimentação escolar diferenciada para estudantes que possuem restrição a algum tipo de alimento, adaptada à sua dieta.

- Entrega de novas escolas: Wallace Castelo Dutra, em São Mateus, Senador Dirceu Cardoso, em Muqui, Cândido Portinari, em Sooretama e Jardim Feliz, em Cariacica.

Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade