Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Defesa Civil e bombeiros têm dificuldades de resgate nos municipios - (Piúma, ES)

Piúma

Defesa Civil e bombeiros têm dificuldades de resgate nos municipios - Piúma

Piúma Defesa Civil e bombeiros têm dificuldades de resgate nos municipios

As chuvas que assolam o Espírito Santo continuam e os desastres são cada vez maiores. Sobretudo porque as enchentes, alagamentos e desmoronamentos têm atrapalhado até o serviço de resgate.

Uma casa desabou no bairro Retiro Saudoso, em Cariacica, deixando duas crianças embaixo dos escombros e ferindo, também, uma mulher de 75 anos. As vítimas foram resgatadas por populares, porque o Corpo de Bombeiro enfrentou dificuldades para chegar ao local.

Já no início da tarde a situação se agravou no município de Santa Leopoldina – na região Serrana – onde uma tromba d’água atingiu a cidade matando animais, destruindo plantações inteiras, imóveis e com a força da correnteza carregando carros e alagando o centro da cidade. A situação em Santa Leopoldina é grave, mas ainda não pôde ser controlada devido à dificuldade de acesso ao município.

De acordo com o supervisor de operações do Corpo de Bombeiros, Alexandre Cerqueira, apenas uma equipe conseguiu chegar até o local e prestar socorros. O rio Bubu subiu cerca de um metro e impede a passagem de carros através do município de Santa Tereza e a entrada por Cariacica está coberta por água. A Defesa Civil espera o apoio de carros do Exército, que por serem maiores, podem realizar a entrada no município e a retirada das pessoas que ainda permanecem em locais de risco.

De acordo com o Coronel Edmilton Ribeiro, coordenador da Defesa Civil do Espírito Santo, nos últimos dez dias o volume de chuva em Vitória foi 157% maior do que o esperado para o mês de janeiro. Foram 300 mm e desses, 80 mm apenas de segunda (09) para terça-feira (10). Novos desastres ocorreram em municípios como Santa Leopoldina, Piúma, Cariacica, Guarapari e João Neiva.

Uma equipe de especialistas em gestão de desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil já está no Espírito Santo e conta com geólogos, meteorologistas e hidrologistas. Os profissionais analisam as áreas de risco e permanecem no Estado até o final de março. A ideia é traçar um plano de contingência – para definir as ações cabíveis em desastres – e medidas preventivas para os próximos anos.

O integrante da equipe enviada pela presidenta Dilma Rousseff, tenente coronel Werneck Martins Carvalho, comenta que a situação é grave, mas será contornada. “Há cinco anos eu participo de todas as ações de socorros que o Brasil esteve envolvido, inclusive no exterior. Avaliamos como grave a situação no Espírito Santo, mas a Defesa Civil Estadual é muito bem estruturada e em pouco tempo esses desastres serão minimizados. Toda a população terá a assistência que for necessária”, afirmou Werneck.

Para tentar controlar a situação, a Defesa Civil Estadual, em parceria com os municípios e uma equipe da Secretaria Nacional de Defesa Civil, trabalha para conter as tragédias e prestar socorros à população. No estado são 25 cidades em situação muito complicadas, sendo que sete decretaram situação de emergência e outras já estudam esta alternativa.

A reunião dos ministros da Integração Nacional e do Transporte com o governador Renato Casagrande, que ocorreu nesta segunda, resultou na definição das próximas medidas para amenizar os estragos. Uma conta foi aberta no Banco do Brasil para receber R$ 20 milhões de verba federal disponibilizada para a assistência das vítimas das chuvas no Estado. A partir da próxima sexta-feira (13) a verba já poderá ser usada para auxiliar no socorro e retirada de prejudicados pelas chuvas, além de investimentos na recuperação dos municípios.

Na Defesa Civil Estadual constam os seguintes dados de danos e prejuízos que foram repassados, até o momento, pelos coordenadores municipais de defesa civil (segue planilha, anexa, com dados detalhados de cada município):

- Pessoas desabrigadas: 675.
- Pessoas desalojadas: 7250.
- Pessoas feridas: 101.
- Edificações danificadas ou destruídas: 7572.

Pelo menos até as 12 horas desta quarta-feira (11), as condições meteorológicas são favoráveis á ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas do Espírito Santo. Além disso, ainda nesse mesmo período, as condições meteorológicas são favoráveis á ocorrência de acumulados significativos no Espírito Santo.

Alerta de risco ALTO, de deslizamento nas áreas de risco mapeadas dos municípios de Vitória, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Viana, Cariacica e Serra, devido ao acumulado de precipitação nas últimas 24 horas de 80mm somado a uma área de instabilidade que atua sobre a região provocando chuva e eventuais pancadas.

Ao todo são 29 municípios enfrentam transtornos devido às chuvas: Vila Velha, Pancas, Colatina, Domingos Martins, Cariacica, Vitória, Serra, Aracruz, Marechal Floriano, Viana, Apiacá, Águia Branca, Santa Teresa, Água Doce do Norte, Piúma, João Neiva, Guarapari, Bom Jesus do Norte, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Itaguaçú, Itarana, Governador Lindenberg, Rio Bananal, Stª Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Linhares, Laranja da Terra e Ibatiba.

Decretaram Situação de Emergência os municípios de Domingos Martins, Itarana, Governador Lindenberg, Laranja da Terra, Ibatiba, Pancas, Rio Bananal e Cariacica.

Imagem: reprodução (Foto: Dayane Souza)



Tags:



Publicidade