Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Eleições 2012: Partidos traçam metas - (Colatina, ES)

Colatina

Eleições 2012: Partidos traçam metas - Colatina

Colatina Eleições 2012: Partidos traçam metas


Prioridade é ampliar número de prefeitos e vereadores


Consolidar os resultados já alcançados e ampliar ainda mais o número de candidatos eleitos nas prefeituras e Câmaras de Vereadores. Mesmo com algumas particularidades, essas são as principais metas de PSB, PT, PMDB, PSDB e PPS. E para viabilizar isso, os partidos já trabalham para atrair alianças de peso.


O PSB, partido do governador Renato Casagrande, já tem nomes em 62 dos 78 municípios do Estado para concorrer a prefeituras - hoje a legenda comanda 16 cidades. De acordo com o secretário-geral da sigla no Estado, Paulo Roberto Rafael, esse número mostra como o partido já está organizado. A legenda também conta com 83 vereadores eleitos, mas para 2012 quer ter pelo menos um em cada município capixaba.


"Estamos na fase de discussões, fazendo composições e alianças. Mas pensamos no Estado como um todo, nos organizamos para atingir o máximo de cidades. Dos 62 pré-candidatos, esperamos eleger, pelo menos, de 22 a 25". Rafael também pontua que o PSB busca construir propostas de trabalho a partir da sociedade, por isso vai organizar mais um movimento neste ano: o popular.


"O PT quer mais mulheres nas disputas eleitorais. A eleição da presidente Dilma fortaleceu essa meta". José Roberto Dudé, presidente estadual do PT




Mulheres
O PT quer manter a liderança nos seis municípios que já governa: Vitória, Cariacica, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Mantenópolis. Mas também almeja ampliar esse número, com prioridade de chegar nas cidades menores, de 10 a 15 mil habitantes. E assim como o PSB, planeja ter pelo menos um vereador em cada município e dobrar o número que tem hoje, de 35.


Uma das metas principais dos petistas também é garantir a presença de 50% das mulheres nas disputas eleitorais. Esse objetivo foi traçado a partir de resolução aprovada em Congresso do partido, no ano passado. Segundo o presidente estadual da legenda, José Roberto Dudé, o PT já conta com 10 mulheres para disputar as prefeituras.


Entre elas estão a ministra da Secretaria para as Mulheres, Iriny Lopes, na Capital, e a deputada estadual Lúcia Dornellas, em Cariacica. "A eleição da presidente Dilma Rousseff fortaleceu ainda mais esse objetivo", destaca Dudé. O partido também quer atrair mais lideranças jovens.
foto: Agência Câmara


"Queremos consolidar os números já alcançados pelo PMDB, mas também buscamos seu fortalecimento". Lelo Coimbra, presidente estadual do PMDB e deputado federal


Ampliação
O PMDB - partido que está à frente do maior número de prefeituras no Estado, 24, e também possui o maior quantitativo de vereadores, 106 - quer trabalhar na reeleição de seus candidatos e ampliar seus números.

"Queremos consolidar os números já alcançados pelo PMDB, mas também buscamos seu fortalecimento". Lelo Coimbra, presidente estadual do PMDB e deputado federal




"O nosso ?piso? parte do que já alcançamos. Mas o objetivo é ampliar e tornar o partido ainda mais forte no Estado", disse Lelo Coimbra, presidente estadual da legenda e deputado federal. Lelo destaca que a Prefeitura de Vitória é um espaço importante para os peemedebistas e que a candidatura do ex-governador Paulo Hartung seria a mais forte e a de preferência da sigla.


Oposição
Principal partido de oposição ao governo federal, o PSDB aposta em renovações no diretório e filiações para ampliar o número de candidatos na disputa. O presidente estadual da legenda, deputado federal César Colnago, disse que 48 nomes estão cotados para concorrer às prefeituras - hoje os tucanos estão à frente de 11, e contam com 68 vereadores nas Câmaras.


O PPS, que está aberto ao diálogo para ampliar as alianças, trabalha para lançar 11 candidatos a prefeito no Estado. Entre eles estão o presidente regional da sigla, deputado estadual Luciano Rezende, em Vitória, e o vice-prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, em Cariacica. A intenção também é dobrar o número de vereadores, que hoje é de 44, em mais de 70 cidades.


Planos dos partidos para as eleições em 2012, infográfico

Imagem: Reprodução


Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade