Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Crime Organizado: TJES cria Comissão de combate - (Anchieta, ES)

Anchieta

Crime Organizado: TJES cria Comissão de combate - Anchieta

Anchieta Crime Organizado: TJES cria Comissão de combate

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Pedro Valls Feu Rosa, cria hoje (05/01), no Palácio Anchieta, a Comissão de Enfrentamento aos Crimes de mando e de Pistolagem. A Comissão é uma iniciativa do TJES em parceria com o governo do Estado e é o primeiro ato oficial de 2012 do Judiciário capixaba. Participam da solenidade o governador Renato Casagrande e a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas.

A Comissão será presidida por um desembargador e com representantes do Judiciário, do Ministério Público, do Governo do Estado, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, a Comissão terá como meta o planejamento estratégico e a implementação de ações conjuntas de controle da violência criminalizada, de intensificação do combate ao crime organizado e de qualquer crime fiscal.

Cinco tipos de crimes terão prioridade na gestão da atual Mesa Diretora do TJES: pedofilia, pistolagem, corrupção, tortura e improbidade. Na volta do recesso do Poder Judiciário, na próxima segunda-feira (09/01), começam a sair os primeiros resultados dos trabalhos já iniciados pelos grupos de trabalho e comissões constituídas pela Mesa Diretora para dar celeridade as processos em tramitação na Justiça capixaba.

Painel da Transparência - Agora o cidadão capixaba pode acompanhar em tempo real o andamento dos processos que tramitam na corte judiciária, isso porque o TJES instalou os "painéis da transparência".

Além de conter informações sobre o andamento do processo, o painel mostra o nome do magistrado responsável, o número de dias do processo no gabinete e o tempo de tramitação. "Estes painéis já são uma espécie de prestação de contas sobre o andamento dos processos. Quando há atraso, acende uma luz vermelha", explicou o presidente do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

Localizados na entrada do Tribunal de Justiça, os painéis também estão disponíveis no portal do TJES e são abastecidos com informações geradas a partir de dados fornecidos pelo próprio Tribunal e também retirados de outros órgãos.

Atualmente, a população possui acesso às informações processuais dos crimes de execução fiscal, improbidade administrativa e presos provisórios.

"Com este sistema, tão simples quanto barato, confiamos em que nunca mais, mas nunca mais mesmo, a família capixaba será manchada pelo descaso dos processos que se arrastam por décadas a fio, esquecidos ou relegados a segundo plano. Os processos de pistolagem, corrupção e improbidade só ficarão esquecidos se absolutamente ninguém olhar para os painéis ou a internet", afirmou o ", explicou o presidente.

Imagem: Reprodução

Colunista: Ivan de Freitas



Tags:



Publicidade