Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Guarapari: Edson Magalhães lidera ranking de processos na Justiça - (Vargem Alta, ES)

Vargem Alta

Guarapari: Edson Magalhães lidera ranking de processos na Justiça - Vargem Alta

Vargem Alta Guarapari: Edson Magalhães lidera ranking de processos na Justiça


O prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, lidera o ranking capixaba dos pendurados pela Justiça, com 42 processos. 15 prefeitos do estado respondem a mais de 100 processos no Ministério Público do ES e Tribunal de Justiça (TJES). A maioria corre o risco de ficar com a ficha suja para o próximo pleito.


Apesar do grande número de processos, o prefeito Edson Magalhães não foi condenado em nenhum deles em primeira instância.


A relação divulgada no Portal da Transparência do TJES – e replicada na Internet – traz o nome de 15 prefeitos (oito deles podendo disputar à reeleição) e cinco deputados estaduais (todos pré-candidatos neste pleito).


A inclusão dos nomes dos pré-candidatos não implica necessariamente qualquer vedação à participação. Isso porque os casos sequer chegaram a receber sentença em 1º grau. Nem mesmo, as ações poderiam ser enquadradas pela Ficha Limpa que prevê a proibição à participação na disputa eleitoral somente após condenação em órgão colegiado ou trânsito em julgado.


Promotores do estado estão buscando mover processos criminais contra o prefeito de Guarapari. Dessa forma, por questão de foro privilegiado dos prefeitos, os processos deverão ser julgados pelos desembargadores do TJES.


Com isso, os promotores vislumbram a possibilidade de enquadrar Edson Magalhães e outros prefeitos na lista dos ficha suja.


A blindagem do Edson Magalhães é creditada a morosidade da Justiça. Em segundo lugar em número de processos está o prefeito de Nova Venécia, Wilson Japones, com 11 processos.


Alguns prefeitos respondem a processos judiciais, como Amadeu Boroto, de São Mateus, com 19 processos administrativos.


Mas esses processos não são de execução fiscal, ou seja, não contam como crime de responsabilidade, improbidade administrativa ou ação criminal, logo não tornam o acusado, inelegível.


Entre os atuais prefeitos que aparecem no painel estão: Reginaldo Quinta (PTB), de Presidente Kennedy; Carlos Casteglione (PT), de Cachoeiro de Itapemirim (PT); Wilson Japonês (PP), de Nova Venécia; Edson Magalhães (DEM), de Guarapari; Antônio Carlos Machado (PSB), de Pinheiros; Eliana Paes Lorenzoni (PP), de Marechal Floriano; e Luiz Pedro Schumacher (PMN), de Pancas. Todos estão no primeiro mandato e poderão disputar a reeleição, hipótese ventilada pela maioria.


A relação conta ainda com nomes de prefeitos que estão no segundo mandato, mas deverão ser importantes para a eleição dos sucessores. Como os casos de: Vagner Rodrigues (PMDB), em Guaçuí; Helder Salomão (PT), em Cariacica;

João Coser (PT), em Vitória; Gerselei Storck (DEM), em Irupi; Luiz Carlos Peruchi (PSB), em João Neiva; Jander Nunes Vidal (PSDB), em Marataízes; Elieser Rabello (PMDB), em Vargem Alta; e Norma Ayub (DEM), em Itapemirim.

Relação dos prefeitos com respectivos processos no MP
Edson Figueredo Magalhães (Guarapari) - 42 processos
Wilson Luiz Venturim (Nova Venécia) - 11
Helder Ignacio Salomão (Cariacica) - 8
Guerino Luiz Zanon (Linhares) - 7
Waldeles Cavalcante (Barra de São francisco) - 6
Jorge Duffles Andrade Donati (Conceição da Barra) - 6
Cleone Gomes do Nascimento (Castelo) - 5
Ezanilton Delson de Oliveira (Muniz Freire) - 5
José Ricardo Pereira da Costa (Piúma) - 5
Domingos Sávio Pinto Martins (Jaguaré) - 3


Imagem: Reprodução


Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade