Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Enivaldo dos Anjos é o candidato do PSD de Barra de São Francisco a prefeito - (Aracruz, ES)

Aracruz

Enivaldo dos Anjos é o candidato do PSD de Barra de São Francisco a prefeito - Aracruz

Aracruz Enivaldo dos Anjos é o candidato do PSD de Barra de São Francisco a prefeito


Maiores êxitos do PSD nas eleições de 2012 devem vir do interior do Estado


O PSD nasceu com um quadro significativo no Estado, mas seu real tamanho será conhecido mesmo depois das eleições do próximo ano. As apostas do partido devem se consolidar nas disputas pelas prefeituras e vagas nas Câmaras de Vereadores do interior capixaba. O objetivo é fortalecer a base.


A expectativa do mercado político era de que o PSD chegasse com um tamanho maior do que o atual, seguindo o exemplo da criação nacional do partido. Mas alguns fatores externos influíram na perda de algumas lideranças que estavam em negociação com o partido.


O organizador do PSD no Estado, Enivaldo dos Anjos, conversava com algumas lideranças que poderiam dar mais brilho à sigla e fortalecer seus palanques para 2012. Mas suas movimentações geraram reação do mercado político.


Nos bastidores das negociações, lideranças como o ex-governador Paulo Hartung, o governador Renato Casagrande e o senador Ricardo Ferraço teriam contra-atacado, evitando perdas de aliados para o novo partido. Alguns prefeitos e candidatos fortes em municípios considerados estratégicos para o PSD desistiram de migrar para o partido devido à influência dessas lideranças.


Com o quadro atual, o cenário aponta para as maiores chances do partido no interior. O próprio Enivaldo dos Anjos seria a grande aposta da sigla, caso ele defina sua participação na eleição de Barra de São Francisco, em 2012.


Na Grande Vitória, apesar da movimentação de Enivaldo, a situação é mais complicada para o partido. A grande aposta foi a filiação do vereador por Vitória, Max da Mata, que poderia entrar na disputa da Capital, mas ele recuou precipitadamente em favor de uma possível candidatura do ex-governador Paulo Hartung, que pode vir a não acontecer. Com isso perdeu espaço na acomodação política da Capital.


Já no município da Serra, o nome do partido é o promotor de Justiça, Sant’Clair Nascimento, que vem apresentando uma proposta de candidatura alternativa à polarização da disputa entre o atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o deputado federal Audifax Barcelos (PSB). Saint’Clair faz parte de um grupo que pode ter a participação do PT e PR. Mas não se sabe quem poderia encabeçar a chapa.


Outra aposta do partido na Grande Vitória seria o presidente da Câmara de Cariacica Adilson Avelina, mas ele acabou entrando no processo de desgaste ocorrido no legislativo municipal, o que pode prejudicar sua movimentação para 2012.Foi solto na madrugada de ontem o primeiro dos três vereadores presos no dia 19, durante uma sessão na Câmara de Aracruz.

Trata-se de Jocimar Rodrigues Borges, o Manego (PSB). Já Ozair Coutinho e Orvanir Pedro Boschetti, ambos do PMDB, poderão ser soltos ainda hoje ou ter o pedido de prisão temporária prorrogado.


Além dos dois, também continua preso o vereador Gilberto Furieri (PMDB), que teve a prisão temporária decretada no dia 15, medida que foi transformada em prisão preventiva cinco dias depois. Todos eles, além de empresários, um secretário municipal e um advogado, e outros três vereadores, são investigados por participação em um esquema de fraudes em licitação.


Furieri é apontado como um dos principais envolvidos. Sua filha, Cíntia Teixeira Furieri, é proprietário da empresa de informática Speed-TI, que estaria sendo beneficiada no esquema. Ela, que chegou a ser presa, mas já está em liberdade, tem como sócios os empresários Márcio Devens Barcelos e Gilmar Luiz Vassoler, que cumpriram prisão temporária de cinco dias.


Procurado para falar sobre o assunto ontem, o delegado responsável pelas investigações pelo lado da Polícia Civil, Leandro Barbosa Morais, não fez nenhum comentário. A assessoria do Ministério Público, órgão que também participa do processo de apuração, não retornou às ligações.


O presidente da Câmara de Aracruz, Ronaldo Cuzzuol (PMDB), afirmou que os vereadores presos poderão retomar seus respectivos cargos logo que forem liberados, já que, segundo ele, não existe nenhum tipo de impedimento ao exercício da função parlamentar.


Imagem: Reprodução


Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade