Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Aracruz: vereadores vão passar Natal na cadeia - (Aracruz, ES)

Aracruz

Aracruz: vereadores vão passar Natal na cadeia - Aracruz

Aracruz Aracruz: vereadores vão passar Natal na cadeia


Justiça acata pedido do Ministério Público e mantém prisão de parlamentares


Os três vereadores presos na última segunda-feira em Aracruz vão passar o Natal na cadeia. O prazo da prisão temporária, de cinco dias, venceria hoje, mas a Justiça acatou pedido do Ministério Público para prorrogação.


Os parlamentares Jocimar Rodrigues Borges (PSB) e Ozair Coutinho Gonçalvez Auer (PMDB), além do advogado da Câmara Municipal, Guilherme Loureiro - também preso na operação de segunda -, ficarão mais cinco dias na prisão.


Já ao vereador Orvanir Pedro Boschetti (PMDB) e ao então secretário de Infraestrutura do município, Ismael Rós Auer, a Justiça determinou a prisão preventiva, sem prazo final. Eles estariam coagindo, ameaçando testemunhas e atrapalhando as investigações.


Todos são acusados pelo Ministério Público de formação de quadrilha, fraudes em licitação, extorsão, rachid - apropriação de parte do salário de servidores -, contratação de "funcionários fantasma", corrupção ativa, entre outros crimes.


Segue ainda na cadeia o vereador Gil Furieri (PMDB), acusado das mesmas práticas e preso na operação, no último dia 15 de dezembro.


Vergonha
Na cidade, o clima está agitado. A instabilidade política que reina no município - em contraste com as oportunidades de desenvolvimento econômico - é assunto dominante nas rodas de conversas. E o que se nota é o descrédito em relação ao trabalho dos vereadores.


Morador da cidade, o motorista Eliomar Fernandes disse estar com "vergonha" dos acontecimentos. "Nosso município está precário. E o ocorrido essa semana nos faz vergonha. Mancha a história de Aracruz. O povo está desacreditado, não quer mais saber de política", disse ele.


O aposentado Domingos Antônio Câmara dá uma cutucada nos parlamentares. "Os vereadores estão vendo a saúde como está e não fazem nada. Só pensam no bolso deles. E daqui a pouco voltam como se nada tivesse acontecido. Além de ficarem presos, deveriam forçar os vereadores a devolver o dinheiro para o povo, que está sofrendo", afirmou.


Já Antônio Miranda do Prado, servidor público, lembra que está nas mãos da população reverter o atual cenário em Aracruz, na eleição de 2012.


"O problema todo é que ano que vem tudo pode se repetir. A população tem que se conscientizar e votar certo. Espero que agora o povo aprenda a votar. Nosso município está parado", pontuou.


Indignação da população


"O ocorrido esta semana nos faz vergonha. O povo está desacreditado, não quer mais saber de política. Hoje não gosto nem de discutir mais política". Eliomar Fernandes, motorista

"Além de ficarem presos, deveriam forçar os vereadores a devolver o dinheiro para o povo, que está sofrendo". Domingos Antônio Câmara, aposentado

"Essa ação mostra o descaso que eles têm com a população. A população tem que se conscientizar e votar certo. Espero que agora o povo aprenda a votar". Antônio Miranda do Prado, servidor público


Imagem: Reprodução


Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade