Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Operação Verão vai contar com mais 1.000 policiais e plantão 24 horas nas delegacias - (Presidente Kennedy, ES)

Presidente Kennedy

Operação Verão vai contar com mais 1.000 policiais e plantão 24 horas nas delegacias - Presidente Kennedy

Presidente Kennedy Operação Verão vai contar com mais 1.000 policiais e plantão 24 horas nas delegacias

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, anunciou a Operação Verão 2012, numa coletiva para a imprensa, na tarde da última quinta-feira (15), no auditório da Sesp, em Vitória. A segurança em todo o litoral do Estado vai contar com mais 1.000 novos policiais e plantões 24 horas nas delegacias mais estratégicas. As atividades serão iniciadas a partir desta segunda-feira (19) e seguem até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Participaram também do evento o comandante da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian; o chefe do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano, coronel Edmilson dos Santos; o chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio; e o comandante em exercício do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Marcos Fernando Rocha Almeida.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, destacou que o turista vai ter segurança nas praias do Estado.

“Este ano, além de um reforço significativo do efetivo, nós teremos também novas viaturas da PM com radiocomunicadores e computadores de bordo e várias outras viaturas de salvamento do Corpo de Bombeiros, de maneira que possamos oferecer aos turistas locais e de outros estados uma tranquilidade para gozar de suas férias e das festas de fim de ano”, disse.

Polícia Civil

A partir do dia 19 deste mês até a segunda quinzena de janeiro, a Polícia Civil contará com mais 350 policiais atuando durante a Operação Verão. Depois do dia 15 de janeiro os 135 novos agentes que tomaram posse nesta quarta-feira (14) também reforçarão o policiamento nos balneários capixabas. Até o carnaval esse contingente aumentará ainda mais, com cerca de 150 novos investigadores trabalhando em prol dos turistas.

As Delegacias de Polícia (DPs) de São Mateus, Linhares e os Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs) de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari funcionarão nos finais de semana com plantão 24 horas. Lembrando, que o DPJ de Guarapari atenderá as ocorrências de Piúma e Anchieta.

As Delegacias de Conceição da Barra, Aracruz, Jacaraípe (atenderá Fundão/Praia Grande) e Marataízes (atenderá Itapemirim e Presidente Kennedy) funcionarão das 8 às 20h nos finais de semana.

Haverá reforço nos plantões do Departamento Médico Legal (DML), Serviço Médico Legal (SML) de Linhares e Cachoeiro, Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

De acordo com o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio as operações policiais serão o grande destaque, principalmente as da Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi), que irão dar suporte e sustentação as festas e show na Grande Vitória. “A Decodi terá um papel preponderante. Ela estará presente nos eventos nacionais de Grande Porte, fiscalizando o alvará de licença, menores consumindo bebidas alcóolicas ou sem a presença de responsáveis e demais irregularidades”, destacou.

Polícia Militar

O comandante da PM, coronel Ronalt Willian, ressaltou que a Operação Verão 2012 não prejudicará o efetivo das demais regiões, como nas cidades do interior. As blitze do Batalhão de Trânsito Militar vão acontecer todos os dias da semana.

“Uma das ações diferenciadas deste ano é a Operação Força Total, que ocorrerá em dois dias da semana, sendo um deles operacional, na Grande Vitória”, pontuou.

Já o comandante em exercício do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Marcos Fernando Rocha Almeida, informou que 550 guarda-vidas estão sendo treinados e vão zelar pela segurança dos banhistas, nas praias, a partir do dia 27 deste mês.

“Além disso, 107 bombeiros militares em curso vão ficar de reserva para atuar em caso de chuvas fortes”, disse.
A estimativa para este verão é de que o Espírito Santo receba 1 milhão de turistas, segundo o Governo.
Novidades

Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, destacou duas novidades que vão agilizar o trabalho da polícia no tempo-resposta aos crimes.

Uma delas é o novo concurso público já anunciado pelo Governador Renato Casagrande. Serão oferecidas 250 vagas para agentes de Polícia Civil, no próximo ano. Com isso, no verão de 2013, será possível que ocorram plantões 24 horas em todas as delegacias.

Outra novidade é o serviço de inquérito virtual. Herkenhoff esclareceu que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social está desenvolvendo um software para acabar com os papéis nas delegacias.

“O serviço vai ser autoeditável e vai permitir que, quem for roubado, por exemplo, não precise nem de ir à delegacia para registrar o crime”, destacou.

O serviço vai permitir que outros atendimentos aos cidadãos sejam feitos pela Internet, como os termos circunstanciados. A previsão é de que o novo software seja finalizado até o final de 2012.

Corpo de Bombeiros

– 550 guarda-vidas estão sendo treinados e vão zelar pela segurança dos banhistas, nas praias, a partir do dia 27 deste mês;
– 107 bombeiros militares em curso vão ficar de reserva para atuar em caso de chuvas fortes;
– Mais 39 novas viaturas para atuar em resgates, nas praias, entre outras operações, entre dezembro e fevereiro.

Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade