Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Willian Silva é o segundo negro a compor o TJES em 100 anos - (Serra, ES)

Serra

Willian Silva é o segundo negro a compor o TJES em 100 anos - Serra

Serra Willian Silva é o segundo negro a compor o TJES em 100 anos


Silva foi eleito pelo critério de merecimento, com 22 votos dos 24 possíveis


O juiz Willian Silva foi promovido na sessão de ontem do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) a desembargador. Ele foi eleito pelo critério de merecimento, com 22 votos dos 24 possíveis.


Silva é o segundo negro a compor o pleno. O primeiro a ocupar a cadeira foi Danton Bastos, há mais de 100 anos.
Já na próxima quinta-feira Silva deve ser empossado administrativamente para ajudar a compor quórum de julgamentos da Corte. A posse festiva ainda não foi marcada.


De maneira geral, os desembargadores destacaram a conduta de Silva, que já constou em lista por merecimento em outras duas ocasiões consecutivas - o que lhe conferia vantagem.


Em tom descontraído, Adalto Dias Tristão chegou a dizer que o único defeito do novo desembargador "é puxar o s". "Ele morou um período no Rio de Janeiro", justificou.


O desembargador Maurílio Almeida de Abreu destacou a desenvoltura e a dedicação com as quais Silva vem conquistando "respeitabilidade" entre os advogados e magistrados.


O desembargador eleito foi elogiado por sua atividade acadêmica, qualidade profissional e pessoal. "Ele apresenta sentenças bem consistentes e com muita presteza".


Após destacar a atuação de Silva na 6ª Vara Criminal de Vitória, onde atua há mais de 14 anos, o presidente Manoel Alves Rabelo brincou diante da votação conquistada.
"Criamos até um slogan: não vote em branco, vote em preto", disse o presidente, levantando risos dos presentes.


Silva assume a vaga de Romulo Taddei. Ele foi escolhido antes da rejeição de Robson Albanez, que tenta a cadeira de Alemer Ferraz Moulin.


Willian Silva ficou com cinco votos a mais que a juíza Eliana Munhós, a segunda mais votada. Compôs ainda a lista tríplice a juíza Elizabeth Lordes.


Cada desembargador votou em três nomes para a vaga. Os únicos que não citaram Silva foram Arnaldo Santos Souza e Flávio Clem.


Entrevista


Como o senhor recebe essa eleição?
Coroamento de toda uma carreira. Motivo de felicidade. Hoje eu sou um homem profissionalmente realizado.


Quais serão suas principais bandeiras?
Celeridade na prestação jurisdicional obviamente é uma das bandeiras de todo o Poder Judiciário. A outra é a defesa das garantias constitucionais das partes. Aqui não decidimos sozinhos, somos votos, que serão sempre direcionados a uma uma prestação jurisdicional célere e justa.


Quanto às metas de julgamento do CNJ: são aplicáveis?
Claro. Não tenho preocupação com essas metas na questão de não deixar processos parados, porque nunca tive esse problema. Meu lema é trabalhar. Sempre tive preocupação com a celeridade. Só se faz justiça com celeridade. Juiz tem que se decidir.


A Operação Naufrágio ainda pesa na imagem da Corte?
Qualque fato que venha a macular uma instituição é um peso. E esse peso ainda está rondando a instituição. Claro que temos que nos preocupar com quem vem a compor o colegiado. Hoje não seria viável para a instituição não o Robson Albanez, mas qualquer colega que tenha algo pesando sobre sua cabeça. Primeiro devemos provar que o sujeito não participou, para depois permitir que o colega participe. Hoje não teríamos condições de acolher um colega com esse peso. Melhor seria que o colega esperasse que tudo fosse apurado.


Como vê o fato de ser o primeiro negro capixaba no TJES?
Eu serei o primeiro negro capixaba. Já tivemos anteriormente um negro carioca, há mais de 100 anos. Estabelecemos um novo paradigma. Para aqueles que nascem pobres e da raça negra, saibam que, se eu estou chegando, qualquer um pode chegar, desde que mantanham sua conduta e estudem


Repercussão
"Esse peso (da Naufrágio) ainda está rondando a instituição. Claro que temos que nos preocupar com quem vem a compor o colegiado"


Willian Silva, Desembargador eleito
"Ele é um magistrado respeitado. Tem trabalhos e livros publicados. Willian Silva ainda tem uma excelente produtividade"


Adalto Dias Tristão, Desembargador
"Willian tornou-se um expert no direito penal, passando a circular também no campo acadêmico. Tem uma vida pessoal intocável. É corretíssimo"


Maurílio Almeida de Abreu, Desembargador
"O Willian Silva possui qualidades profissionais e pessoais já ditas. Um juiz competente, autor de vários livros
e artigos"

Perfil

Pessoal

O desembargador eleito, Willian Silva, nasceu em 4 de julho de 1955. É casado com Lourdes Nazaré Griggio e tem dois filhos: Diego e Willian.

Formação
Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais pela Faculdade de Direito de Vitória. Possiu ainda três pós-graduações pela Universidade Gama Filho.

Início
Willian Silva iniciou sua carreira como escrevente e escrivão auxiliar, em 1976. De 1980 a 1988 exerceu a advocacia militante.

Juiz
Em 1988 foi aprovado em concurso público para juiz de direito. Passou pelas comarcas de Vila Velha, Serra e Cariacica, dentre outras. Atualmente titular da 6ª Vara Criminal da Vitória.

Substituição
Desembargador Substituto convocado pelo TJES em diversas ocasiões.

Publicações
É autor de diversas obras e artigos publicados, devidamente reconhecidos pelo meio acadêmico.

Imagem: Reprodução
Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade