Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Caravana do Circulação Cultural passa por sete municípios no fim de semana - (Águia Branca, ES)

Águia Branca

Caravana do Circulação Cultural passa por sete municípios no fim de semana - Águia Branca

Águia Branca Caravana do Circulação Cultural passa por sete municípios no fim de semana

Dando continuidade à caravana de espetáculos realizada pelo Estado, o “Circulação Cultural”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), visitará, desta vez, sete municípios do interior do Espírito Santo. Na sexta-feira (11), os espetáculos chegam a Águia Branca, Presidente Kennedy e Viana; já no sábado (12), é a vez de Aracruz, Montanha e Rio Novo do Sul receberem as apresentações. Os espetáculos se encerram no domingo (13) em Colatina, e novamente em Viana.

A caravana do Circulação Cultural é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados pelo editais de incentivo da Secult de números 005 e 003, respectivamente. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Programação da semana

A programação desta semana começa com a adaptação de um grande clássico da literatura infantil, “A Cigarra e a Formiga”, de La Fontaine. Produzido pela Casa de Arte Campaneli, a peça será apresentada em Águia Branca na sexta-feira (11). O espetáculo conta de forma divertida a história da Formiga, que só pensava em trabalhar; e da Cigarra, que passava o ano inteiro cantarolando.

Também na sexta-feira, o violonista Wanderson Lopez realiza o show “Poemas Brasileiros” no município de Presidente Kennedy. Cheio de surpresas e citações às nossas raízes, o artista chega com uma linguagem moderna e arrojada, e composições com incursões pelo jazz moderno, música africana e erudita contemporânea. Já em Viana, o Grupo Teatro Empório apresenta “A Ordinária”, espetáculo adaptado de uma crônica de Nelson Rodrigues, repleta de amores, traições, mistério e humor. A peça será apresentada novamente no domingo (13) em Colatina.

No sábado (12), os músicos da “Mukeka di Rato” se apresentam em Aracruz. A banda, já está na estrada há 16 anos, e hoje é um dos grandes expoentes do hardcore punk nacional, preparou um repertório que vai englobar toda sua trajetória, registrada em mais de uma dezena de lançamentos pelo mundo. Os músicos também vão fazer a divulgação do novo trabalho “Atletas de Fristo”, lançado este ano, e a pré-divulgação do DVD “Japanese Kanela Verde”.

O Grupo Beta de Teatro visita o município de Montanha levando a peça teatral “O Coração Delator”, que é o resultado de uma pesquisa sobre três contos do escritor, romancista e poeta Edgar Allan Poe: “O Coração Delator”, “O Gato Negro” e “A queda da casa de Usher”. A peça permeia essas histórias, confundindo a loucura, na relação entre as pessoas que são consideradas loucas e as que impõem, aos loucos, os limites.

Em Rio Novo do Sul, ainda no sábado, a Companhia de Dança Mitzi Marzzuti chegará com o espetáculo musical “A Wonderful Geekiness”. Construída com músicas dos anos 1960/1970, que tocavam nas rádios, a peça vem com o objetivo de oferecer um vôo nostálgico à época, proporcionando ao público emoção, música e diversão. Os artistas viajam com a peça para Viana, no domingo.

Os selecionados

Os shows musicais escolhidos foram: “Mukeka di rato: japanese kanela verde”, de Fábio Magnago Mozine; “Brasilidade”, de Luiz Renato da Silva Rocha; “Solana apresenta show Veneza”, de Murilo Sodré de Abreu; “Delicidade”, de Amaro Silva Lima; “The space ahead”, de Michel Sponfeldner; “Mercado cultural”, de Júlia Cabral Abreu Sodré; “Forró comichão: o teu amor me pegou”, de Vitor Nunes Freitas; “Chiliques herméticos”, de Patuléia Filmes e Produções; “Poemas brasileiros”, de Wanderson Lopes Soares; “Serelepe”, de José Antônio Pereira Monteiro; “Família Gam”, de Glauber Lopes; “Show andante de Edivan Freitas”, de Ariny Denadai Bianchi; “Samba do povo: Rogerinho do Cavaco”, de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; “Baobab trio”, de Eduardo Szajnbrum; “Adios, me voy”, de Daniel Gonçalves Morelo.

Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: “O pequeno circo e outras criaturas”, da Companhia Circo Teatro Capixaba; “A wonderful geekiness”, da Companhia de Dança Mitzi Martucci; “A cigarra e a formiga”, da Casa de Artes Campaneli; “Partituras”, do Grupo de Teatro Rerigtiba; “A ordinária”, de Leandro Bacellar de Souza; “O coração delator”, de Lorena Lima Campoi; “As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé”, de Reginaldo Secundo de Oliveira; “O burguês ridículo”, de Victor da Silva Coelho; “O pastelão e a torta”, de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e “Quatro intérpretes para cinco peças”, da Z Produção.

Passado de sucesso

O ‘Circulação Cultural’ está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Programação

Sexta-feira (11)
Município: Águia Branca
Local: Auditório Wilson Souza Cruz
Horário: 15 horas
Atração: Casa de Arte Campaneli – “A Cigarra e a Formiga”

Município: Presidente Kennedy
Local: Escola Estadual
Horário: 20 horas
Atração: Wanderson Lopez – “Poemas Brasileiros”

Município: Viana
Local: Teatro Municipal
Horário: 20 horas
Atração: Grupo Teatro Empório – “A Ordinária”

Sábado (12)
Município: Aracruz
Local: Centro Cultural de Aracruz
Horário: 16 horas
Atração: Mukeka di Rato – “Japanese Kanela Verde”

Município: Montanha
Local: Teatro Municipal
Horário: 20 horas
Atração: O Grupo Beta de Teatro – “O Coração Delator”

Município: Rio Novo do Sul
Local: Teatro Municipal
Horário: 17 horas
Atração: Cia. de Dança Mitzi Marzzuti – “A Wonderful Geekiness”

Domingo (13)
Município: Colatina
Local: Teatro Marista
Horário: 17 horas
Atração: Grupo Teatro Empório – “A Ordinária”

Município: Viana
Local: Teatro Municipal
Horário: 16h30
Atração: Cia. de Dança Mitzi Marzzuti – “A Wonderful Geekiness”

Imagem: Reprodução



Tags:



Publicidade