Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Espírito Santo marcha por royalties. Shows, pedágio livre e passagem liberada - (Santa Teresa, ES)

Santa Teresa

Espírito Santo marcha por royalties. Shows, pedágio livre e passagem liberada - Santa Teresa

Santa Teresa Espírito Santo marcha por royalties. Shows, pedágio livre e passagem liberada

A ameaça do Espírito Santo perder recursos com a distribuição igualitária dos royalties mexeu com o capixaba. O debate, antes restrito a gabinetes, reuniões e Congresso Nacional, ganhou a adesão da sociedade civil organizada.

Corpo a corpo. Redes sociais. Meios de comunicação. As armas utilizadas para essa batalha têm como característica a mobilização popular. O ato público em defesa dos recursos gerados pela exploração do petróleo, programado para esta quinta-feira (10), às 14 horas, na Praça dos Namorados, em Vitória, vai reunir gente simples, celebridades, políticos em torno da mesma causa.

A defesa dos interesses do Espírito Santo movimenta os 78 municípios do Estado. O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, confirmou a presença de caravanas vindas de todas as cidades do interior para participar do protesto.

"Estamos trabalhando junto aos municípios para que eles se integrem ainda a mais nessa luta em favor do direito do Espírito Santo. Nos planejamos para o crescimento e a melhoria de nossos municípios e do Estado. Por isso, vamos às ruas", enfatizou Amaro.

O governador Renato Casagrande e o vice Givaldo Vieira têm ligado para os prefeitos dos 78 municípios capixabas para pedir apoio na realização do evento. Uma equipe do governo também reforça os convites com os presidentes das Câmaras Municipais. "Temos que mostrar a nossa indignação ao país, e as lideranças municipais serão de extrema importância para o sucesso do nosso ato público", disse.

O ato

A organização do evento já confirmou que os artistas nacionais irão se apresentar antes e depois do momento da falas oficiais, marcado para as 16 horas. O sambista Dudu Nobre canta antes das 16 horas e o rapper Gabriel O Pensador será responsável pelo encerramento, após as mensagens dos integrantes do Comitê Em Defesa do ES.

Já os artistas locais farão apresentações intercaladas com mensagens dos grandes nomes do esporte capixaba e a população poderá assistir a duetos inéditos dos cantores do Espírito Santo, no grande palco que será montado na Praça dos Namorados, próximo a Baía de Vitória.

Mobilização

A partir desta segunda-feira (7), os grandes painéis de Led da Terceira Ponte passaram a apresentar mensagens com chamadas para o ato. Também teve início panfletagem para os usuários da concessionária e nos terminais de ônibus do Sistema Transcol.

Nesta terça-feira (8), os capixabas também começam a visualizar grandes faixas nos prédios públicos e outdoors espalhados por Vitória, por onde circulam diariamente mais de um milhão de pessoas.

Três grandes trios elétricos circulam na Região Metropolitana de Vitória com um jingle especialmente preparado para o ato público em defesa dos direitos do Espírito Santo.

Em Defesa do ES

O evento do dia 10 de novembro foi planejado pelo Comitê Em Defesa do ES, composto pelo Governo do Estado, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, ONGs, sindicatos, federações, movimentos populares, associações de moradores e representantes de classes e da sociedade em geral.

A proposta é chamar a atenção dos brasileiros e autoridades nacionais para os efeitos negativos que uma possível mudança na distribuição dos recursos do petróleo poderá acarretar às receitas dos estados e municípios produtores, como no caso do Projeto de Lei Substitutivo do senador paraibano Vital do Rego (PMDB). No mesmo dia, o Estado do Rio de Janeiro, principal aliado do Espírito Santo, promove encontro semelhante.

Artistas e atletas


Já confirmaram presença no evento da próxima quinta-feira (10) os cantores Dudu Nobre e Gabriel o Pensador. Os capixabas que fazem sucesso dentro e fora do Estado como Alexandre Lima, Renato Casanova, Carlos Papel, Chico Lessa, Rogerinho do Cavaco, Vera da Matta, Michel (Zémaria), Elaine Rowena, Paulo Sodré, Zé Antônio (Serelepe) e o pessoal do Forró Comichão, da Família Gam Hip Hop e Carne de Gato também participarão do ato.

O grupo Folgazões e o circo Miúdo, do teatro, o escritor Cecitônio Coelho e os astros do esporte Fábio Luiz (vôlei de praia), Burú (futebol de areia) e Frank Brown (vôo livre) já avisaram que darão o seu recado para os capixabas na mobilização em defesa dos royalties, a partir das 14 horas.

Ações

Placas já foram instaladas ao longo da Praia de Camburi, em Vitória, e da Praia da Costa, em Vila Velha. Os capixabas também estão sendo convocados por meio de campanhas de rádios, TVs e jornais.

Serviço
Ato Público em defesa dos Royalties
Dia 10 de novembro
Das 14h às 18h
Local: Praça dos Namorados, em Vitória

Imagem: Reprodução


Tags:



Publicidade