Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ex-prefeitos tentam voltar ao poder - (São Domingos do Norte, ES)

São Domingos do Norte

Ex-prefeitos tentam voltar ao poder - São Domingos do Norte

São Domingos do Norte Ex-prefeitos tentam voltar ao poder

Eles alegam que querem continuar os projetos que iniciaram

Samuel Zuqui tentará o terceiro mandato em Piúma, em 2012, enquanto Aldo Soares de Oliveira, o Didi, pode ser prefeito pela quarta vez em Alto Rio Novo

Apoio de peso

"Por ser do partido do governador Casagrande, acredito que ganho influência favorável para concorrer no interior do Estado". Samuel Zuqui (PSB), prefeito de Piúma de 2000 a 2004 e quer voltar ao cargo

em 2012

Fome de poder

"Ensaio a volta para à Prefeitura de Alto Rio Novo porque a população me cobra, pede a minha volta". Aldo Soares de Oliveira (PSDB), conhecido como Didi, ele foi prefeito de Alto Rio Novo por três mandatos: de 1993 a 1996 e de 2000 a 2008.

Eles já passaram por prefeituras em diferentes municípios do Estado e agora ensaiam voltar para disputar o cargo novamente nas eleições de 2012. Alegam atender a vontade da população, criticam a gestão dos municípios que já administaram e prometem melhorias na Educação e da Saúde.

Entre esses pré-candidatos, há aqueles que querem voltar para dar continuidade aos trabalhos que iniciaram anos atrás. É o caso de Ana Isabel Malacarne (PMDB) - prefeita de São Domingos do Norte de 2004 a 2008. Ela afirma que o município parou de evoluir e, por isso, quer retomar seus projetos.

"A construção do Polo Industrial é um dos meus projetos que quero realizar. O objetivo é oferecer empregos aos jovens", salientou Ana Isabel.

O representante do PT em Vila Valério, Luizmar Mielke, conhecido como "Maca", prefeito do município de 1996 a 2000, também está fora da política, mas quer retomar os trabalhos para o social que, segundo ele, foram deixados de lado no município.

Em Piúma, um dos nomes para a disputa é Samuel Zuqui (PSB), que ocupou o Executivo nos mandatos de 1988-1992 e 1996-2004. Desde 2004 ele abriu um negócio próprio e se desligou da política. Mas, segundo Zuqui, a sociedade gostava de sua administração e, por isso, ele decidiu voltar.

Ao fazer críticas à atual administração, Zuqui já traça seus planos: "Quero voltar para promover mudanças nas áreas da Saúde e da Educação".

Aldo Soares de Oliveira (PSDB), conhecido como Didi, também quer tentar novo mandato em Alto Rio Novo, depois de passar o período de 1993 a 1996 e de 2000 a 2008 como prefeito. "Volto porque a comunidade me cobra isso. Fiz um bom trabalho".

Deputados

Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Gildevan Fernandes (PV), José Carlos Elias (PTB) e Theodorico Ferraço (DEM) também são ex-prefeitos que se preparam para a corrida eleitoral do próximo ano.

Gildevan e José Carlos Elias concorrem às Prefeituras de Pinheiros e Linhares, respectivamente, onde atuaram de 2000 a 2008. E Theodorico é cotado em Cachoeiro de Itapemirim, depois de cinco mandatos à frente do município.

Na bancada federal,o deputado Audifax Barcellos (PSB), prefeito da Serra de 2004 a 2008, também ensaia um retorno ao município.

E Em Vitória, a disputa ainda é indefinida. O ex-prefeito Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) e o ex-prefeito e ex-governador Paulo Hartung (PMDB) são nomes que integram a lista de possíveispré-candidatos.

Análise

Políticos profissionais

De acordo com o doutor em Pensamento Político Brasileiro, Carlos Vinícius de Mendonça, existe um imaginário cultural no Brasil que enxerga a atividade política como uma profissão. "O indivíduo é eleito já pensando na próxima eleição, e isso vai contra os ideais democráticos que devem ser consolidados no país". Para ele, é preciso superar o desencantamento das novas gerações pela política para colocar em xeque o rodízio dos "políticos profissionais".

Imagem: Reprodução

Colunista: Ivan de Freitas



Tags:



Publicidade