Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Juventude capixaba marcha contra a violência neste domingo - (Colatina, ES)

Colatina

Juventude capixaba marcha contra a violência neste domingo - Colatina

Colatina Juventude capixaba marcha contra a violência neste domingo

A ação faz parte das comemorações do Dia Nacional da Juventude no Espírito Santo que ainda inclui missa e apresentações culturais na Praça do Papa

Jovens de todo o Estado se reunirão neste domingo, 30, em Vitória, para comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), evento que é celebrado no Brasil desde 1985. A ação organizada pela Pastoral da Juventude da igreja católica do Espírito Santo em parceria com diversas organizações pretende reunir cerca de 100 mil jovens ao longo de toda programação.

O evento será marcado por gestos concretos de mobilização por justiça social, espiritualidade e diversas manifestações culturais. Em sua 26ª edição, o DNJ no Espírito Santo trará como principal reflexão a promoção da cultura de paz por meio da Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens.

De acordo com um dos organizadores do evento, Alexandre Lemos, a campanha tem o objetivo de fomentar ações que possam mudar a realidade de violência da qual os jovens são as principais vítimas. “Nosso Estado entra na triste estatística dos municípios mais violentos do país. Dados da pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Violência da Ufes (Nevi) indicam que o número de homicídios praticados contra jovens no Estado em 1998 somava 30,3% do total de mortes, já em 2008 esse percentual subiu para 38,7%, ocupando números acima da média nacional”, pontua o coordenador da PJ.

O assunto será refletido no DNJ por meio da Marcha Capixaba Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A concentração será às 7h, em frente ao Clube dos Oficiais, na Praia de Camburi. De lá, os jovens marcham rumo à Praça do Papa, onde a programação terá continuidade com a abertura oficial do evento com entrega ao governador Renato Casagrande de um documento com a pauta de reivindicação políticas públicas para a juventude capixaba, fruto da reflexão de diversos movimentos juvenis na Conferência Estadual da Juventude.

Espiritualidade

Após a abertura oficial do DNJ, será realizada uma missa presidida pelos quatro bispos do Espírito Santo: Dom Luiz Mancilha Vilela, Dom Dario Campos, Dom Décio Sossai Zandonade e Dom Zanoni Demettino Castro.

A missa festiva também irá recordar a comemoração dos 25 anos da Pastoral da Juventude no Estado. Jovens das dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro e da Arquidiocese de Vitória farão parte da missa.

Para a celebração eucarística foram escalados 500 ministros para distribuição das 80 mil hóstias que serão consagradas para o evento.

A música católica também será prestigiada durante o DNJ Capixaba. Entre as apresentações culturais estará a banda Dogma de São Mateus. Com ritmos variados e musicalidade voltada para todos os públicos, a banda promete levar muito louvor para o evento.

Programação cultural

A programação cultural foi pensada tendo em vista a diversidade de estilos da juventude capixaba. Música católica, congo, forró, reggae, samba, hip hop serão alguns dos ritmos que animarão a tarde de domingo.
Um animado grupo de artistas capixabas fará um show especial pela vida da juventude. Farão parte do show Amaro Lima, Alexandre Lima, Renato Casanova, Fred, Idalina Dornelas, Fabio Carvalho, Emerson Xumbrega, Moxuara, Mc Popay. Além da apresentação da bateria da escola de samba Boa Vista. 

O encerramento do evento ficará por conta da banda carioca Afrorregae. De acordo com a organização do DNJ Capixaba, o grupo foi escolhido em função das lutas em comum pela cultura de paz e contra a violência e criminalização dos jovens.

Sustentabilidade

A preocupação com a preservação ambiental e o destino do lixo gerado durante o evento também foram pensados pela organização. Por meio de uma parceira com a Associação de Catadores de Material Reciclável da Ilha de Vitória (AMARIV) todos os resíduos originados durante o DNJ serão destinados à reciclagem.

Infra-estrutura

Para garantir a segurança dos participantes do DNJ Capixaba três ambulâncias acompanharão a marcha que sairá da Praia de Camburi e depois continuarão na Praça do Papa durante todo o evento com uma equipe completa de médicos para atendimentos. Além disso, haverá videomonitoramento durante toda programação na Praça.

Pensando na acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, 20 banheiros químicos serão adaptados para atender a esse público. Ao todo cerca de 1 banheiros estarão disponíveis no evento.

O evento também irá dispor de uma estrutura de alimentação com opção de restaurante e lanches rápidos. Todos os espaços de alimentação passarão pela inspeção da vigilância sanitária.

Programação
7:00 – Concentração na Praia de Camburi
8:30 – Marcha Capixaba Contra a Violência e o Extermínio de Jovens
10:00 - Abertura Oficial na Praça do Papa
10:30 - Missa
12:00 - Apresentação do grupo Manguerê
13:00 - Apresentações Culturais
Coletivo Du’Mangue
Grupo de Dança Quilombola
13:30 - Show católico - Banda Dogma
14:30 - Apresentações culturais
Forró Pé de Serra
15:00 - Mística de Envio
15:30 – Escola de Samba – Boa Vista
16:00 - Show com artistas capixabas
Amaro Lima, Alexandre Lima, Renato Casanova, Fred, Idalina Dornelas, Fabio Carvalho, Emerson Xumbrega, Moxuara, Mc Popay
17:00 - Show Nacional - Banda AfroReggae

Imagem: Divulgação


Tags:



Publicidade