Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Caminhada do Imigrante Alemão neste sábado (08) - (Montanha, ES)

Montanha

Caminhada do Imigrante Alemão neste sábado (08) - Montanha

Montanha Caminhada do Imigrante Alemão neste sábado (08)

O participante terá a oportunidade de caminhar ao lado do Rio Jucu tendo contado com matas virgens e belíssimas.

Acontece neste fim de semana, sábado (08) e domingo (09), a 9ª Caminhada da Rota do Imigrante Alemão. O primeiro estrangeiro, depois do colonizador português, a chegar ao Espírito Santo, em 1846, na leva imigratória inicial que se ampliou depois com a chegada de italianos, açorianos, poloneses, luxemburgueses e outros.

A rota tem saída prevista para às 8 horas, na Praça Jerônimo Leite em Viana (em frente a Prefeitura), depois segue pela 262 sentido Belo Horizonte até a entrada de Formate, logo entra na vicinal de barro que vai para Biriricas de Baixo na ponte de cimento do Rio Jucu no bar do Sinézio e cada imigrante procura seu local determinado para dormir.

No domingo (09), a atividade será retomada às 8 horas. O percurso compreende o trecho Biriricas-Domingos Martins, saindo do Camping Rio da Montanha, atravessa a ponte do Rio Jucu, o Posto Fiscal, o Trevo, Santa Isabel e finalmente Domingos Martins, monumento ao Imigrante na Praça Arthur Carlos Gerhardt Santos, naquele município onde se encerra a caminhada.

“O participante terá a oportunidade de caminhar ao lado do Rio Jucu tendo contado com matas virgens e belíssimas", afirma o coordenador do evento, Carlos Magno Queiroz – Lilico.

As inscrições poderão ser feitas no local do evento ou pelo site: http://www.trilhaum.com.br O valor é de R$35,00 por pessoa. A inscrição também lhe dará total direito de atendimento do apoio da Trilha Um, ambulância com pára-médicos, água e fruta ao longo do caminho.

História

Os primeiros alemães que chegaram ao Espírito Santo ainda na primeira metade do século XIX desembarcaram em Vitória onde permaneceram alguns dias e depois se dirigiram para as montanhas em busca das terras que lhes prometera o governo brasileiro.

Seguindo a tradição exploradora, os imigrantes adentravam os sertões capixabas guarnecidos pela densa floresta atlântica através dos cursos dágua. Assim fizeram os primeiros imigrantes que rumaram de Vitória na direção do Rio Jucu e seguiram margeando-o montanha acima até a localidade atualmente denominada Biriricas. Ali, onde se encontra um marco de sua passagem, permaneceram por dez anos após o que se animaram a avançar pela montanha chegando ao local onde estabeleceram a vila de Santa Isabel. A divisão religiosa do grupo determinou que os católicos permanecessem em Vila Isabel enquanto os luteranos foram mais adiante se instalando no local denominado Campinho e que posteriormente se transformaria no município de Domingos Martins.

Recomendações

- o uso de cajado é recomendado;
- usar tênis velho ou bota usada com meias grossas. Passar vazelina nos pés;
- usar pequena mochila ou embornal com água, barra de cereais e frutas;
- usar boné ou chapéu e protetor solar.

Foto: Divulgação


Tags:



Publicidade