Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Capixaba Kleber é a novidade na Seleção Brasileira de Mano Menezes - (Linhares, ES)

Linhares

Capixaba Kleber é a novidade na Seleção Brasileira de Mano Menezes - Linhares

Linhares Capixaba Kleber é a novidade na Seleção Brasileira de Mano Menezes

Jogador deixou o Estado aos 13 anos, direto para o Villa Nova; Depois foi para o Atlético-MG, em 2007


Depois o castelense Cícero, convocado para o jogo de ida do superclássico diante da Argentina, pela tradicional Copa Rocca, o técnico Mano Menezes lembrou de outro jogador capixaba, mas não para o duelo de volta com o hermanos. E sim para os amistosos do mês de outubro, contra México e Costa Rica. Olhando a lista do técnico, talvez você não tenha sequer reparado. Mas a surpresa canarinho, o atacante Kleber, de 21 anos, do Porto, é capixaba.

Com idade olímpica, Kleber vem fazendo uma temporada impressionante no Porto. Mas a história do menino no futebol começou bem antes. Com família em Vitória, e também no Bairro de Fátima, na Serra, o atacante deu seus primeiros passos no Caxias, time da Polícia Militar do Estado. Aos 13 anos, após ser observado por um técnico mineiro, foi parar no Villa Nova.

Não demorou muito, e o talento de Kleber chamou a atenção do Galo. Foi então parar no Atlético-MG. Lá, em 2009, aos 19 anos, teve a primeira chance no profissional. O então técnico Emerson Leão o profissionalizou. Foram 13 jogos pelo Galo e um gol. O suficiente para chamar a atenção do futebol europeu. Kleber foi emprestado para o Marítimo, de Portugal. E em pouco tempo viu Benfica e Porto se interessarem pelo seu futebol.

Após uma longa queda de braço, acabou vendido pelo Atlético-MG para o Porto, por 2.4 milhões de euros, em julho de 2011. Titular do Porto desde a saída de Falcao Garcia, Kleber tem sido titular. E o início da caminhada é impressionante. Em cinco jogos na pré-temporada, Kleber marcou cinco gols. Em sete jogos no Campeonato Português, mais três. O suficiente para chamar a atenção do técnico Mano Menezes, que o convocou pela primeira vez, causando até certa surpresa nos brasileiros, por que não dos capixabas, que não o conhecem.

Pelo facebook, Kleber, que logo mais encara o Benfica no clássico português, fez festa. No seu perfil oficial, ele comemorou a convocação para a seleção, e pediu a torcida dos amigos. "Fui convocado para a seleção principal. Estou nos jogos contra México e Costa Rica. Assistam", brincou o jogador capixaba.

Mano Menezes comentou sobre a importância da convocação de jogadores como Kleber, com idade olímpica. "Mantendo a linha que estamos seguindo, sempre temos a presença de jogadores com idade olímpica para irmos conhecendo e aprimorando o sentimento que precisamos ter para a formação desta Seleção lá na frente".

Técnico lembra do início

Natural de Linhares, Wandercley Eller foi um dos que descobriram o talento de Kleber. Ainda menino, o conheceu no Caxias. Kleber então foi para o Villa Nova-MG. Depois, no Alético-MG, jogou dois torneios na Europa, sendo considerado o craque de ambos, além de ter trazido o título.

"O Kleber é um menino de muito talento que conhecemos no Espírito Santo. Jogou no Caxias e depois se destacou. Quem o colocou no profissional foi o Emerson Leão, e depois logo ele foi para a Europa, com apenas 13 jogos pelo time de cima", lembra Wandercley.

Dirigente do Galo elogia Kleber

Em conversa com a revista Veja, André Figueiredo, diretor das categorias de base do Galo, lembrou que Kleber chegou e em apenas um teste foi aprovado no Atlético-MG. Ele elogia também o pefil do menino, e suas qualidades como jogador.

"Vários jogadores do clube foram mandados para o Marítimo, o Tchô, o Rafael Miranda, e o Kleber estava nesse grupo. Primeiro, passou pelo time B do Marítimo. Em seguida, foi à equipe principal, fez gols importantes na Uefa e virou artilheiro, comenta André Figueiredo, coordenador das categorias de base do Atlético-MG. Desde que chegou a Belo Horizonte, o Kleber sempre se mostrou um menino tranquilo, não era nem muito extrovertido, nem tímido. Mas se apresentava maduro para a idade. Se ficou na Europa é porque tem um bom perfil", frisou.

Ficha técnica

Nome: Kleber Laube Pinheiro
Nascimento: 2 de maio de 1990
Local: Vitória-ES
Altura: 1,89m
Peso: 79 kg
Clubes: Caxias-ES, Villa Nova-MG, Atlético-MG (13J e 1G), Marítimo-POR(39J e 18G) e Porto-POR (13J e 8G)


Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade