Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Alunos da rede pública de Vitória ganham kits lúdicos sobre turismo da capital - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Alunos da rede pública de Vitória ganham kits lúdicos sobre turismo da capital - Conceição da Barra

Conceição da Barra Alunos da rede pública de Vitória ganham kits lúdicos sobre turismo da capital

Iniciativa pioneira quer despertar o público infanto-juvenil para a valorização do patrimônio histórico do município. Lançamento será no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão, dia 29.

Pela primeira vez no Estado, alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Vitória ganharão um kit exclusivo contendo material educativo e lúdico sobre o turismo cultural da cidade. A novidade será lançada no próximo dia 29, às 9 horas, no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão, e tem como objetivos despertar o público infanto-juvenil para a apreciação artística, o turismo cultural e a valorização do patrimônio histórico da capital.

O kit “Pinte em Vitória – Patrimônio Histórico” foi elaborado pela psicóloga social Márcia Lins, formada pela Ufes e especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia. Com tiragem de 800 exemplares, o material será composto por livro e pôsteres interativos para serem coloridos. O kit foi produzido com recursos da Lei Rubem Braga, via ArcelorMittal Tubarão.

Kit Pinte em Vitória

Para as ilustrações dos pôsteres do Kit, foram utilizados desenhos feitos a bico de pena do artista Wagner Veiga. Os desenhos destacam elementos relevantes do patrimônio histórico de Vitória, tais como Capela de Santa Luzia, Catedral Metropolitana de Vitória, Concha Acústica, Convento do Carmo, Escola de Artes FAFI, Frontispício do Convento de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de São Gonçalo, Palácio Anchieta, Palácio Domingos Martins, Penedo, Entrada da Baía de Vitória, Pedra dos (Dois) Olhos, Mercado São Sebastião, Museu Solar Monjardim e Theatro Carlos Gomes. Contam, ainda, com ilustrações de importantes manifestações culturais como as Paneleiras de Goiabeiras e as Bandas de Congo.

Um livro interativo (cartilha) composto por 20 páginas trará três mapas das rotas turísticas do Estado (Rota do Sol e da Moqueca, Rota do Mar e das Montanhas e Rota do Verde e das Águas). Além da atividade de colorir, o livro “Pinte em Vitória – Patrimônio Histórico” propõe entrevistas, pesquisas, incentiva a visitação e estimula o aluno a interagir com a comunidade no entorno dos monumentos.

“Este é um projeto de Psicologia aplicada ao Turismo Cultural que pretende resgatar a importância do lúdico e da arte na construção da cidadania. Também tem o objetivo de oferecer um instrumento pedagógico para ser utilizado de forma transdisciplinar na divulgação do Patrimônio Histórico de Vitória para os estudantes destas séries”, explica Márcia Lins Rosas, autora do projeto. Segundo ela, a escolha das escolas para receber os kits será definida pela Secretaria Municipal de Educação (SEME).

De acordo com o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, os roteiros turísticos são os melhores produtos que as regiões oferecem aos visitantes, sendo que cada Estado tem a função de selecionar, juntamente com o Ministério, três roteiros com foco no mercado internacional. Assim, das sete rotas turísticas do Espírito Santo, três pertencem ao mercado externo. Elas também compõem o kit que será disponibilizado para os alunos. 

São elas:
  • Rota do Sol e da Moqueca - Municípios do roteiro: Serra, Vitória, Guarapari, Vila Velha e Anchieta.
  • Rota do Mar e das Montanhas - Municípios do roteiro: Vitória, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.
  • Rota do Verde e das Águas - Municípios do roteiro: Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.
Foto: Divulgação


Tags:



Publicidade