Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Círculo de Leitura com texto de Hermógenes Lima Fonseca - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Círculo de Leitura com texto de Hermógenes Lima Fonseca - Conceição da Barra

Conceição da Barra Círculo de Leitura com texto de Hermógenes Lima Fonseca

Um convite para o rico mundo do folclore capixaba. Nesta quinta-feira (25), às 9h30, o auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi abre espaço para um Círculo de Leitura muito especial.

A atividade faz parte da programação do projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Secretaria de Cultura por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim. O grande homenageado será o escritor e folclorista Hermógenes Lima Fonseca. Será também uma comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto).

A leitora-guia será a escritora cordelista Kátia Bóbbio, é também de Conceição da Barra, assim como mestre Hermógenes. O texto a ser trabalhado é “Martim Pescador”, publicado na obra Curubitos, de 1992.

Quem foi Hermógenes

Hermógenes Lima Fonseca, nasceu no sítio José Alves, nas Perobas, à margem direita do rio Itaúnas, no dia 12 de dezembro de 1916. Uma região de profundas e difusas manifestações folclóricas. Filho de um trabalhador rural e vaqueiro de Reis de Boi, Hermógenes participava junto com os garotos que apresentavam a bicharada.

Mudou-se para Vitória ainda menino e foi morar na Fonte Grande, onde teve grande participação na vida sociocultural, sendo criador de grupos folclóricos e mesmo de um desfile carnavalesco com bandas de Congo. Militante, teve grande participação na vida política, cultural e jornalística da Cidade.

Sua mais prazerosa agenda, porém, foi estudar e pesquisar o folclore. Hermógenes escrevia com a visão das camadas sociais e étnicas que o realizam do ponto de vista do brincante que ele também era. Sua contribuição literária e intelectual para o conhecimento do folclore de Vitória e do Espírito Santo é fundamental no conhecimento, valorização e preservação do acervo de nosso patrimônio imaterial.

Dentre suas obras publicadas, destacam-se: Curubitos (1992); O Espírito Santo cultural e seu folclore e Contos do pé de morro (1993); Estorinhas ecológicas (1996); Era uma vez... (1997). Uma de suas histórias, Dom sapo comedor de mosquitos, do livro Estorinhas ecológicas, faz parte do CD Viagem pela Literatura: histórias infanto-juvenis, editado pela Secretaria de Cultura de Vitória.

O nome da Casa do Folclore Hermógenes Lima Fonseca é justa uma homenagem ao grande folclorista, que foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e pesquisador da cultura capixaba e brasileira. Hermógenes Lima Fonseca faleceu em 1996.

Viagem

Contemplado em 2007 com o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, o Viagem Pela Literatura é um dos principais mecanismos do fomento à literatura no País. O projeto já teve a participação de mais de 85 mil pessoas em atividades de contação de histórias, oficinas de artes, peças teatrais baseadas em textos da literatura, encontros com escritores, círculos de leitura, oficinas de contadores de histórias e caixas-estantes, realizadas na Biblioteca, escolas e comunidades do município.

O objetivo é o incentivo à prática da leitura junto ao público infantil, juvenil e adulto. Em 2011, o projeto oferece dezenas de atividades até dezembro, ocupando espaços como escolas, centros comunitários, igrejas, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças públicas.


SERVIÇO
Viagem pela Literatura – Circulo de Leitura
Atração: obra de Hermógenes Lima Fonseca com a escritora cordelista Kátia Bóbbio
Quando: quinta-feira (25), às 9h30.
Onde: Auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Informações: (27) 3381-6926 ou 3381-6927.
Entrada franca.


Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade