Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Curso sobre apneia obstrutiva do sono - (Serra, ES)

Serra

Curso sobre apneia obstrutiva do sono - Serra

Serra Curso sobre apneia obstrutiva do sono

O distúrbio pode provocar hipertensão, arritmia cardíaca e enfarto

O paciente com apneia do sono tem em torno de três vezes mais chance de sofrer de hipertensão, arritmias cardíacas e enfarto. Estudos recentes ligam o quadro de morte súbita ao problema.

Para ministrar dois cursos sobre o assunto, dois renomados profissionais na área vêm ao Estado, os dentistas Cibele Dal Fabbro e Jorge Faber. Estes cursos acontecerão nos dias 24 e 26 de agosto, na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), no Bairro de Fátima, na Serra. Os cursos são direcionados para cirurgiões-dentistas e ortodontistas que pretendem ingressar nesta área ou que desejam se atualizar.

Cibele é vice-presidente da Associação Brasileira do Sono (COAB) e Jorge Faber é mestre em Ortodontia e editor-chefe da Revista Dental Press de Ortodontia.

A apneia do sono é a obstrução parcial ou total das vias aéreas pelo colapso do espaço aéreo superior (orofaringe, palato mole e dorso da língua), impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite, o que interfere de maneira importante na qualidade do sono.

Durante o sono o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce. Com isto há um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração de tecidos moles, como o palato mole, a úvula, língua e outros. Isto gera o ruído.

Os sintomas mais frequentes dos pacientes portadores de apneia obstrutiva do sono é o ronco alto, dor de cabeça matinal, sonolência diurna, perda de produtividade e da capacidade de concentração.

Os fatores agravantes mais comuns são o aumento de peso, a ingestão de álcool e medicações hipnóticas. Fatores anatômicos como, por exemplo, as retrações mandibulares (queixo pequeno ou localizado muito para traz no perfil) contribuem para que um posicionamento posterior da língua predisponha o colapso das vias aéreas.

Esses pacientes necessitam de um exame clínico pelo médico e pelo Cirurgião Dentista. O paciente será examinado quanto ao índice de massa corporal e necessitará realizar uma polissonografia, que irá determinar a gravidade da apneia e a melhor forma de tratamento.

Orientações gerais incluem a perda de peso, evitar o uso de bebidas alcoólicas, drogas sedativas à noite e realizar uma terapia postural. Dois tipos de aparelhos podem ser usados no tratamento, dependendo do caso, os aparelhos intrabucais ou o CPAP (Continuous Positive Air Pressure). O tratamento cirúrgico tem sido pouco usado recentemente porque apresenta um índice de sucesso insatisfatório, já as cirurgias ortognáticas, que avançam a mandibular, têm apresentado excelentes resultados.

Programação

Dia 24/08 – Cibele Dal Fabbro

- Vice-presidente da Associação Brasileira do Sono (COAB)

- Graduada em Odontologia pela Organização Santamarense de Educação e Cultura de São Paulo

- Mestrado em Reabilitação Oral pela Universidade de São Paulo

- Doutora em Medicina do Sono pela UNIFESP

Dia 25 e 26/08 – Jorge Faber

- Editor-chefe da Revista Dental Press Journal of Orthodontics

- Mestre em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Informações pelo telefone: 3345-1900.


Foto: Divulgação


Tags:



Publicidade