Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Muqui é sede do “61° Encontro Nacional de Folia de Reis” neste sábado (20) - (Muqui, ES)

Muqui

Muqui é sede do “61° Encontro Nacional de Folia de Reis” neste sábado (20) - Muqui

Muqui Muqui é sede do “61° Encontro Nacional de Folia de Reis” neste sábado (20)

O colorido da Folia de Reis tomará as ruas do Sítio Histórico de Muqui neste sábado (20). A cidade sediará um dos eventos folclóricos mais antigos do Brasil - o “61° Encontro Nacional de Folia de Reis”, uma promoção da Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação da festa começará às 08 horas e seguirá até 21 horas.

Participam 70 grupos de Folias capixabas, do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As Folias de Reis é uma sequência do “Torneio de Folias”, iniciado em 1950, que atualmente é um encontro ao invés de disputa entre os grupos. O objetivo é promover a difusão da cultura popular e o congraçamento, além do belíssimo espetáculo cênico oferecido aos turistas durante as apresentações das Folias no Sítio Histórico.

Considerada uma importante manifestação do catolicismo popular, a Folia de Reis está presente em diversos países, sendo que no Brasil o festejo existe em quase todo o território. Hoje em dia, a festa atrai turistas de outras religiões que estão interessadas em conhecer a cultura popular.

Folia de Reis

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.

Manifesta-se na passagem bíblica em que o Menino Jesus foi visitado por três Reis Magos, denominados Belchior, Baltazar e Gaspar. Segundo o ‘Índice do Folclore Capixaba’, de Renato Pacheco e Luis Guilherme Santos Neves (p.66), “Consiste na louvação dos Santos Reis indo os foliões à noite, pelas casas, apresentando seu canto e seu peditório... O grupo pode ser numeroso, sem indumentária própria, podendo levar à cabeça chapéus com enfeites de fitas e flores coloridas ou espelhinhos. Entre os participantes pode haver um ou dois palhaços vestindo roupa de chitão estampado, folgadona, atrás de máscaras de couro de animais”.

No Espírito Santo e no Brasil, a visitação das casas é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da sanfona.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes é formado também por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas, devidamente caracterizadas. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem rigorosamente os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção das tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde se realizam animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. O propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas.

Sítio Histórico de Muqui

Durante o Encontro Nacional, as folias e a arquitetura local entram em harmonia. A tradição popular complementa o visual da acolhedora Muqui. A cidade surgiu no final do século XIX, e a riqueza de seu sítio histórico é indiscutível.

O município concentra um valioso acervo arquitetônico e urbanístico, construído em função de diversos ciclos econômicos, todos eles vinculados à produção cafeeira. São 170 imóveis entre casas, palacetes, igrejas e prédios públicos tombados pelo município.

Esse patrimônio guarda características de arquitetura eclética, requintada pelo apuro técnico de detalhes, que se destaca pelas fachadas decoradas com elementos florais e varandas laterais, com pinturas de temas de paisagem naturais, próprias do neoclassismo.

Programação

Folia de Reis
Data: sábado (20)
Local: Sítio Histórico de Muqui
Horário: das 8 às 21 horas

- 8 às 11 horas - Chegada festiva dos grupos folclóricos com café da manhã de congraçamento
Local: Parque de Exposições Agostinho Caiado Fraga

- 11 horas - Abertura Oficial do evento, seguida da Assembléia de Foliões
Local: Parque de Exposições Agostinho Caiado Fraga

- 14 horas - Reunião de mestres
Local: Parque de Exposições Agostinho Caiado Fraga

- 15 horas - Marcha das Folias
Local: Avenida “Vieira Machado” - Sítio Histórico

- 16 horas - Benção das Folias
Local: Matriz São João Batista

- 17 horas - Caminhada das Folias para as manjedouras
Local: Avenida Vieira Machado - Sítio Histórico

-20 horas - Encerramento festivo do Encontro seguido de homenagens e entrega de troféus e gratificações dos grupos
Local: Praça Geraldo Viana.


Foto: Divulgação/Secult


Tags:



Publicidade