Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Casagrande visita 59 cidades em sete meses - (Colatina, ES)

Colatina

Casagrande visita 59 cidades  em sete meses - Colatina

Colatina Casagrande visita 59 cidades em sete meses


Governador viajou em praticamente todos os fins de semana


Esportes
Com o deputado Lelo Coimbra (PMDB), Casagrande inaugura em julho "Campo Bom de Bola" em Pinheiros. Ele foi 6 vezes a São Mateus; 5 a Domingos Martins; 4 a Santa Teresa e 3 a Colatina, Linhares, Anchieta, Cachoeiro e Conceição da Barra.


Festas
Casagrande reserva os domingos à família, mas no dia 31 de julho lançou convênio em Muniz Freire. Depois, foi à Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves, onde tirou até foto com premiados e o prefeito Fernando Lafayette (PSB).


A rotina do governador Renato Casagrande (PSB) não é feita só de idas constantes a Brasília e de agendas corridas de até 12 horas diárias no Palácio Anchieta. A distenção de seus compromissos oficiais fica por conta das viagens ao interior. O socialista foca em inaugurações, festejos e lançamento de obras Estado afora. Com isso, faz contato com as comunidades, mantém prestígio político regional e agrada a sua ampla base de deputados e prefeitos.


Desde a posse até agora, Casagrande já percorreu 59 dos 78 municípios capixabas. Em pouco mais de sete meses, portanto, marcou presença em 75% das cidades, já tendo passado por quatro em um único dia. Os dados foram levantados pela assessoria do gabinete. As viagens ao interior são feitas de helicóptero, sendo que o governador dirige o carro quando desembarca. Tais solenidades geralmente fogem ao estilo formal e soam a agenda positiva, regada a discursos, aplausos e aliados em peso.


O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) também era adepto dessa estratégia - só em junho de 2010, visitou quase 30 cidades. E Casagrande põe o pé na estrada com a mesma disposição, dedicando as sextas e sábados para a maratona pelo interior. Desde janeiro, esteve no interior praticamente todos os fins de semana - a exceção, diz o gabinete, foram o recesso de julho e raros compromissos fora do Estado.


Toda a agenda é direcionada a eventos do governo: lançamento de programas, editais e campanhas; inaugurações de obras (estradas, campos, delegacias, casas, posto de saúde, etc), ordens de serviço, visitas técnicas, convênios, entrega de equipamentos. Se há festa municipal, o calendário é adequado para coincidir com inauguração de obras das prefeituras.
O governador sempre almoça no município e pede que o local seja neutro para reunir lideranças de diferentes correntes. Seguido da assessoria pessoal e de secretários, convida parlamentares estaduais e federais, lideranças locais e amigos de longa data. Ele usa o Ipad para se atualizar entre uma atividade e outra. Quando necessário, conversa ao telefone.


Estradas: Em junho, ao lado da deputada federal Rose de Freitas e do senador Ricardo Ferraço, ambos do PMDB, o governador assina ordem de serviço para recuperar a rodovia ES 264 - trecho entre Santa Leopoldina a Santa Maria de Jetibá.
Chuvas


Ao assumir o governo em janeiro, Casagrande enfrentou uma fila de prefeitos pedindo ajuda por causa dos estragos causados por enchentes e deslizamentos. Na foto, ele visitando Afonso Cláudio, uma dos municípios afetados.
O ex-deputado do PSB Sargento Valter viaja antes para organizar palanques e garantir o "quórum" de políticos. E eles gostam de ser prestigiados, prova o deputado estadual de Linhares José Carlos Elias (PTB), que recebeu e almoçou com Casagrande na cidade na sexta-feira.
"O governador veio várias vezes aqui. É importante a presença nas bases porque ele vê as reivindicações de perto e se sensibiliza no contato com a comunidade". Elias admite que, no início da gestão, houve críticas a eventos em que deputados não teriam sido chamados ou não discursaram a contento. "Isso mudou um pouco. No início estava difícil porque era troca de equipe, mas não posso reclamar".


Nessa linha segue o líder do governo na Assembleia, Marcelo Coelho (PDT), para quem os ruídos foram algum "atropelo da agenda corrida" do governador e estão sendo bem administrados. "As viagens são positivas para a base e mostram a lideranças da sociedade e à população que as coisas estão acontecendo".


Imagem: Reprodução
Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade