Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Nova Venécia recebe segunda edição da Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica - (Pancas, ES)

Pancas

Nova Venécia recebe segunda edição da Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica - Pancas

Pancas Nova Venécia recebe segunda edição da Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica

O município de Nova Venécia sediará entre quinta-feira (18) e sábado (20) a segunda edição da Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica (MCA Etnográfica). Toda a programação do evento tem entrada gratuita e conta com mostra competitiva de documentários, mostra paralela de curtas-metragens, oficinas diversas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.

A segunda MCA Etnográfica faz parte de um circuito de realização e exibição audiovisual protagonizado por jovens de 53 municípios do Espírito Santo: as Mostras Capixabas de Audiovisual (MCA). Ao longo deste ano, outras três versões serão realizadas: a 1ª MCA Histórico Cultural, a 8ª MCA Ambiental e a 3ª MCA Rural. Toda essa movimentação audiovisual protagonizada pelos jovens capixabas pode ser acompanhada pelo www.redeculturajovem.com.br/mca.

“Nova Venécia, a cidade sede da Mostra Etnográfica, tem se tornado uma referência cultural de grande importância no Norte do Estado. Esta mostra contribuirá ainda mais para o fortalecimento dessa vocação e da prática da atividade artística entre os jovens”, reforçou José Paulo Viçosi, secretário de Estado da Cultura.

Para o prefeito de Nova Venécia, Wilson Luiz Ventorim, é muito importante para a cidade receber a MCA Etnográfica. “Uma cidade cresce ao conhecer a história de seu povo. Nas produções exibidas na Mostra, essa história não é apenas contada somente, mas feita. Com o apoio a esses eventos, toda a cidade ganha”, diz o prefeito.

Além de Nova Venécia, os municípios que participam da Mostra são: Colatina, Mantenópolis, Pancas, São Domingos do Norte, Águia Branca, Baixo Guandu, Nova Venécia, Vila Pavão, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia, São Gabriel da Palha, e Barra de São Francisco.

Mostra competitiva de documentários

As estrelas da segunda edição da MCA Etnográfica são os jovens de 13 municípios do Noroeste do Espírito Santo. Eles participaram de oficinas de iniciação audiovisual, e produziram documentários que registraram as expressões culturais, as tradições, e os personagens das suas localidades. Essas produções fazem parte da mostra competitiva e concorrem aos prêmios de Melhor Vídeo (Júri Popular), Melhor Vídeo, Melhor Edição e Melhor Roteiro.

Durante as oficinas de iniciação audiovisual, os jovens vivenciaram todas as etapas de produção de um documentário, aprenderam noções básicas de roteiro e de linguagem audiovisual, manusearam os equipamentos de captação de imagem e som, e participaram da decupagem e edição dos vídeos. Iolanda Santos, de 19 anos, fez parte da turma de jovens que participou da oficina de Vila Pavão: “Foi a primeira vez que participei e aprendi a mexer com a câmera bem rápido. Espero que a gente ganhe o prêmio de melhor filme”, disse.

Para além da premiação

Fora da mostra competiviva, duas outras produções serão lançadas na MCA Etnográfica: a ficção “A casa do fim da rua”; e o vídeo-clipe “Rato no Coador”, da banda Up Pomerish. Ambos os vídeos foram produzidos por jovens em oficinas de audiovisual. A programação contará ainda com uma mostra paralela, na qual serão exibidos curtas-metragens.

Quem estiver na Mostra também poderá participar de diversas oficinas de técnicas audiovisuais e de produção de conteúdos. Essas atividades são uma chance para aprofundar conhecimentos no campo do audiovisual por meio das oficinas de câmera, edição e fotografia. Os jovens atores contarão com uma oficina de interpretação para câmera comandada pela atriz e diretora Margareth Galvão. Uma outra turma colocará a mão na massa e fará o registro e a divulgação do evento por meio da oficina de cobertura colaborativa que veiculará conteúdos diversos sobre a Mostra no Portal YAH!.

Além das exibições audiovisuais e das oficinas, a programação da 2ª MCA Etnográfica garante espaço para outras atrações artístico-culturais. Na primeira noite, a Lira Municipal Mateus Toscano de Nova Venécia executará um repertório de músicas eruditas e populares. No segundo dia de Mostra, haverá apresentações de grupos de dança e um show com a banda Tribalanço, de Nova Venécia. A noite de encerramento da Mostra contará com o show da banda de música eletrônica Zémaria.

Parceiros das MCAs

As MCAs são uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As Mostras também têm como realizadores a Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As Mostras contam com a parceria do Instituto Sincades e do Sebrae-ES. A produção está a cargo da Associação Parceiros do Bem.

As Mostras Capixabas de Audiovisual contam também com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café; Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), e prefeituras dos 53 municípios capixabas envolvidos.


Programação MCA Etnográfica

Quinta-feira (18)

13 às 15 horas – Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

13 às 17 horas – Oficina de Cobertura Colaborativa

14 às 15 horas – Mostra retrô MCA

15 às 15h30 – Dinâmica de integração

16 às 17 horas – Mostra Paralela – exibição de vários curtas e debate sobre experiências audiovisuais com João Moraes e Alexandre Brunoro (Camarão Filmes) – Mediação Kênia Lyra

19h30 - Cerimônia de Abertura

20 horas - 1ª Sessão da Mostra Competitiva de Audiovisual Etnográfica
“A casa do fim da rua”, ficção realizada por alunos da MCA Etnográfica
“Rato no Coador”, vídeo-clipe da banda Up Pomerish realizado por alunos da MCA Etnográfica

Filmes Concorrentes:
“A idéia e o formão: A história do artesão Isaías” - Águia Branca
“Do Forró ao Doradão” - Alto Rio Novo
“O artesão do asfalto” - Baixo Guandu
“1991 – O ano em que a cidade parou” - Barra de São Francisco
“O começo sem fim” - Colatina
“Tijolo por tijolo” - Governador Lindenberg

21h30 – Show de Músicas Eruditas e Populares com a Lira Municipal Mateus Toscano


Sexta-feira (19)

13 às 15 horas – Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

13 às 17 horas – Oficina de Cobertura Colaborativa

14 às 15 horas – Mostra retrô MCA

15h30 às 16h30 – Mostra Paralela – exibição de vários curtas e debate sobre Cineclubismo com Ariel Fonseca (Cineclube Central) e Alex Reblim (7ª Arte na Lagoa) - Mediação Kênia Lyra

19h30 – Apresentações culturais regionais
Grupo de Dança Afro Macambá
Grupo de Dança Italiana Bambini di Tutti i Colore

20 horas - 2ª Sessão da Mostra Competitiva de Audiovisual Etnográfica
“A casa do fim da rua”, ficção realizada por alunos da MCA Etnográfica
“Rato no Coador”, vídeo-clipe da banda Up Pomerish realizado por alunos da MCA Etnográfica

Filmes Concorrentes:
“Do solo à arte” - Mantenópolis
“Fé nas Alturas” - Marilândia
“Batalha Criativa” - Nova Venécia
“Também conhecido por: Tijuca” - Pancas
“Santos Reis” - São Domingos do Norte
“Pedagogia da Alternância” - São Gabriel da Palha
“Catacumbas Transversais” - Vila Pavão

21h30 – Show da Banda Tribalanço de Nova Venécia

Sábado (20)

13 às 15 horas – Oficinas de Fotografia, Câmera, Edição e Interpretação

13 às 17 horas – Oficina de Cobertura Colaborativa

14 às 15 horas – Mostra retrô MCA

15 às 15h30 – Dinâmica de integração (jogos teatrais)

16 às 17 horas – Bate-papo com os realizadores da 2ª MCA Etnográfica

19h30 – Apresentações culturais regionais
Grupo Tambores do CRAS de Nova Venécia
Grupo de Dança de Rua The Best Dance

20 horas – Cerimônia de Premiação

21h30 – Show Banda Zémaria



Foto: Divulgação


Tags:



Publicidade