Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Tribunal de Contas alerta contas irregulares de mais 6 prefeituras - (Brejetuba, ES)

Brejetuba

Tribunal de Contas  alerta contas irregulares de mais 6 prefeituras - Brejetuba

Brejetuba Tribunal de Contas alerta contas irregulares de mais 6 prefeituras


Em Brejetuba, município já extrapolou em 122% os gastos com folha de pessoal


Tribunal vai criar site da Transparência

As Prefeituras de Ibatiba, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guaçuí e São Mateus terão que segurar as rédeas dos gastos se quiserem chegar ao final de 2011 com as contas em dia. Ontem, o Tribunal de Contas do Estado (TCES) emitiu parecer de alerta para esses municípios - e também para a Câmara de Brejetuba -, por terem ultrapassado o limite considerado seguro nos gastos do Orçamento.
O caso mais crítico, de acordo com o tribunal, é o de Brejetuba. Lá, diante de um limite máximo de comprometimento das finanças de 54%, a prefeitura conseguiu bater a casa dos 122% já gastos. Ou seja, o prefeito vai ter que por o pé no freio, e as recomendações previstas vão desde o congelamento de aumentos ao corte de pessoal. No mesmo município, a Câmara também está com sinal vermelho aceso: o limite de gastos é de 6%, mas o funcionamento da máquina "comeu" 8,18% da receita.


Colatina, Cachoeiro e São Mateus ainda não extrapolaram os limites, mas estão na zona de risco e devem ficar atentas. Nesses municípios, respectivamente, 49,7%, 49,7% e 49,05% das receitas já foram gastos com folha de pagamento e manutenção da estrutura administrativa.


Ibatiba está bem próxima do "gol contra" a saúde financeira: já gastou 52,8% do que arrecadou. A Prefeitura de Guaçuí foi além do recomendado e comprometeu 64,4% do que entrou nos cofres.


Transparência
Na próxima terça-feira, a Corregedoria do TCES vai lançar um novo portal na internet, por onde a população poderá conferir atas, relatórios, processos e contatos de conselheiros e comissões que lidam com as contas públicas. O corregedor do órgão, Carlos Ranna, garante: a ideia é dar transparência às apurações. "A população poderá cobrar. Vamos responder a todos", disse.


Solange sofre derrota no TCES
A deputada estadual Solange Lube (PMDB) foi condenada a pagar multa de R$ 1.055,85 ao Estado, depois que uma auditoria do TCES identificou irregularidades em contas da Prefeitura de Viana, em 2006, época em que era prefeita lá.


Imagem: Reprodução
Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade