Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ales está de recesso, deputados estão nas bases, mas os gabinetes estão abertos - (Linhares, ES)

Linhares

Ales está de recesso, deputados estão nas bases, mas os gabinetes estão abertos - Linhares

Linhares Ales está de recesso, deputados estão nas bases, mas os gabinetes estão abertos


Assembléia Legislativa: enquanto deputados visitam a base eleitoral, gabinetes seguem funcionando


O movimento caiu, os corredores estão vazios e há silêncio no calmo prédio da Assembleia Legislativa. O recesso parlamentar de duas semanas para os 30 deputados interrompeu as sessões plenárias e as reuniões das comissões, mas não impediu que os servidores administrativos da Casa deixassem de bater ponto.


O pessoal da limpeza, por exemplo, tem "suado a camisa" todo dia. A imprensa esteve na sede do Legislativo na tarde de ontem observando o que mudou. Mas nem todos os deputados voltaram para as bases. Os gabinetes geralmente trabalham com menos servidores - o controle de frequência deles cabe ao deputado - e até as seis copeiras continuam fazendo 182 garrafas de café de manhã e mais 182 à tarde.


Circulando
Ontem à tarde, o deputado Marcelo Santos (PMDB) chegava ao prédio com a eleitora Inácia Tristão. Trajado informalmente, ele disse que está indo ao gabinete todo dia. "É o meu escritório, minha segunda casa. Tenho atendido, na maioria das vezes, pessoas de Cariacica pedindo alguma obra, e faço daqui encaminhamentos para secretários".


Outro que circulou por lá foi o deputado Luiz Durão (PDT), de Linhares. Ele esteve terça e ontem no gabinete para despachos internos. Também foi a secretarias de Estado e conseguiu R$ 1,6 milhão no Orçamento estadual para trecho viário entre Sooretama e Vila Valério, além de R$ 3 milhões para um hospital de Linhares, para onde viajou ontem mesmo.


Segundo informações dos gabinetes nos quais a reportagem foi, também apareceram por lá ontem ou anteontem os deputados Theodorico Ferraço (DEM), Genivaldo Lievori (PT) e Rodney Miranda (DEM).


Mas presença certa mesmo é dos cerca de 60 auxiliares de limpeza. "Os deputados deveriam ficar aqui trabalhando, ganham muito bem para isso. A gente poderia ter recesso também. Nos gabinetes tem gente, mesmo que só marcando presença", observou uma auxiliar de serviços gerais.


No gabinete de Theodorico, duas servidoras atenderam a reportagem. "No recesso só diminui telefonema. Recebemos vereadores, acompanhamos emendas e fazemos agenda", contou a chefe de gabinete Raquel Sartório. O silêncio era quebrado pelo barulho das crianças - enteados de uma assessora que estavam de férias.


Revezamento
Há também servidores de gabinete que não trabalham no recesso. Auxiliares do deputado Freitas (PSB), por exemplo, estão tirando 15 dias de férias agora. "A demanda é menor. Estamos revezando com quatro servidores por turno", diz o chefe de gabinete Gustavo Rocha. O revezamento também ocorre na ouvidoria, onde um servidor atendeu um pedido à tarde.


Uma dos cerca de 500 servidores da área administrativa diz que lá não falta trabalho. Já no Protocolo o movimento caiu de 50 para 22 pessoas ontem.


Fim de Férias
1º de agosto eles voltam - É quando acabam as "férias" dos deputados. O recesso se iniciou dia 17. A comissão de recesso formada por 14 parlamentares não foi acionada.


Imagem: Reprodução
Texto: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade