Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Biblioteca Pública comemora 156 anos com programação dedicada aos portugueses no Estado - (Anchieta, ES)

Anchieta

Biblioteca Pública comemora 156 anos com programação dedicada aos portugueses no Estado - Anchieta

Anchieta Biblioteca Pública comemora 156 anos com programação dedicada aos portugueses no Estado

A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), localizada na Praia do Suá, em Vitória, comemora no dia 16 de julho, 156 anos de funcionamento. A programação do mês de aniversário fará uma homenagem às famílias portuguesas que muito contribuíram para o progresso do Espírito Santo. Todas as atividades são gratuitas.

Além dos já tradicionais debates-papos e rodas de leitura, algumas atividades terão caráter especial. Haverá uma série de palestras destinadas a abordar o tema da importância dos portugueses na constituição da vida sócio-econômica e política do Espírito Santo, e sobre o seu legado para a cultura, além da participação da Biblioteca Móvel e dos contadores de histórias da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Merece destaque a exposição de obras raras e valiosas intitulada “As Grandes Navegações Portuguesas”, reunindo cerca de 60 títulos raros e especiais provenientes de dois acervos da instituição, a “Coleção Província” (obras publicadas do século XVIII ao século XX, abrangendo todas as áreas do conhecimento); e a “Coleção José Teixeira de Oliveira”, que pertencia ao historiador carioca autor da obra “História do Estado do Espírito Santo”. A curadoria é de Reinaldo Santos Neves, escritor-residente da Biblioteca A mostra estará em cartaz até o dia 31 de julho, das 8 às 19 horas.

Programação
Já na próxima segunda-feira (11), às 19 horas, haverá a conferência “Por mares há muito navegados: o Espírito Santo Português”, realizada pelo historiador e escritor, Fernando Achiamé. E, também a partir do dia 11, até sexta-feira (15), das 9 às 17 horas, a Biblioteca Móvel estará no pátio da Biblioteca realizando atividades lúdicas e rodas de leitura.

As atividades continuam na terça-feira (12), das 14h30min às 16 horas, com uma reunião da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, que promoverá uma palestra com o tema ”Lendo Dostoiévsky”, pelo escritor Pedro J. Nunes. No mesmo dia, às 19 horas, haverá o encontro musical e literário, com o lançamento do livro “Histórias de Quem Conta Histórias”, de Fabiano Moraes, com participação do poeta, Orlando Lopes.

Na quarta-feira (13), a Biblioteca realizará uma mesa-redonda sobre “A Vocação do Espírito Santo para as Exportações”. Os convidados para a reunião são o historiador Estilaque Ferreira; e o economista Orlando Caliman.
Na quinta-feira (14), às 19 horas, haverá a palestra “Leituras de Literatura Portuguesa”, que terão como convidados, os pesquisadores e escritores, Paulo Roberto Sodré e Lino Machado.

Na terça-feira seguinte (19), haverá uma mesa-redonda para discutir os temas “O legado de Brás da Costa Rubim” e “A herança Tupi na cultura capixaba”, relativos aos 156 anos da Biblioteca. O encontro será guiado pelo historiador e jurista Getúlio Marcos Pereira Neves; e pelo pesquisador e escritor Samuel Machado Duarte.

Na quarta (20) e na quinta-feira (21), das 9 às 14 horas, haverá apresentações do grupo de contadores de histórias da Biblioteca Pública Municipal “Adelpho Poli Monjardim”. Também na quinta-feira, às 17 horas, será promovida uma Roda de Leitura, que proporcionará ao público capixaba trechos de alguns autores portugueses, como José Saramago, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Florbela Espanca. A leitura será feita pela diretora da BPES, Rita de Cássia Maia; e pelo poeta Marcos Tavares.

Na terça-feira (26), às 19 horas, acontecerá o “Debate-papo: um dedo de prosa entre o escritor, o crítico literário e o público leitor”. O evento contará com a presença do escritor Saulo Ribeiro; e como mediador, o poeta Wladimir Cazé.
Finalizando a programação do mês de aniversário, haverá na quarta-feira (27), às 19 horas, a mesa-redonda, que terá como assunto “As Famílias Portuguesas Radicadas no Espírito Santo”. A mesa será coordenada pelos historiadores Paulo Stuck, e Gabriel Bittencourt.

História

A Biblioteca Pública do Espírito Santo foi fundada em 16 de julho de 1855 em uma das salas do segundo pavimento do Palácio Anchieta, no governo do Presidente da Província Sebastião Machado Nunes, por iniciativa de Braz da Costa Rubim (1812-1871), que doou os 400 primeiros volumes do acervo, entre brochuras e folhetos.

Como quinta biblioteca pública estadual criada no País, ganhou notoriedade e suporte administrativo pela Lei nº 19, de 10 de maio de 1880, tendo sido instalada em sede própria na Praia do Suá em 1979. Ocupa uma área edificada de 1.458,5m2, onde podem ser encontrados clássicos da historiografia e da literatura capixaba e obras raras, em geral produzidas e/ou localizadas no Espírito Santo.

Em 17 de dezembro de 2004, pela Lei 7.958, passou a ser denominada Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, em homenagem ao historiador capixaba. Entidade de caráter cultural, a Biblioteca Pública do Espírito Santo é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Programação - Exposição: “Grandes Navegações Portuguesas”
Das 8 às 19 horas
Até o dia 31 de julho

Segunda-feira (11)
19 horas - Conferência “Por mares há muito navegados: o Espírito Santo Português”
Convidados: Fernando Achiamé

Das 9 às 17 horas - Biblioteca Móvel no pátio da Biblioteca Pública
Até o dia 15 de julho

Terça-feira (12)
Das 14h30 às 16 horas - “Reunião ordinária da Academia Feminina Espírito Santense de Letra (AFESL)”. Palestra: ”Lendo Dostoiévsky”, pelo escritor Pedro J. Nunes.

19 horas - Encontro musical e literário e lançamento do livro “Histórias de Quem Conta Histórias”, de Fabiano Moraes.
Participação do poeta, Orlando Lopes.

Quarta-feira (13)
19 horas - Mesa-Redonda: “A Vocação do Espírito Santo para as Exportações”
Historiador: Estilaque Ferreira
Economista: Orlando Caliman

Quinta-feira (14)
19 horas - “Leituras de Literatura Portuguesa”
Pesquisadores e escritores: Paulo Roberto Sodré e Lino Machado

Terça-feira (19)
19 horas – Mesa-redonda: “O legado de Brás da Costa Rubim” e “A herança tupi na cultura capixaba”
Historiador e jurista: Getúlio Marcos Pereira Neves;
Pesquisador e escritor: Samuel Machado Duarte.

Quarta-feira (20) e quinta-feira (21)
Das 9 às 14 horas – Apresentação de “Chão de Letras”, grupo de Contadores de Histórias da Biblioteca Pública Municipal “Adelpho Poli Monjardim”

Quinta-feira (21)
17 horas - Roda de Leitura (trechos de autores portugueses: Saramago, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca)
Leitores-guias: Rita de Cássia Maia e Marcos Tavares

Terça-feira (26)
19 horas - Debate-papo: um dedo de prosa entre o escritor, o crítico literário e o público leitor.
Escritora: Saulo Ribeiro
Mediador: Wladimir Cazé

Quarta-feira (27)
19 horas - Mesa Redonda: “As Famílias Portuguesas Radicadas no Espírito Santo”
Historiadores: Paulo Stuck e Gabriel Bittencourt

Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - [email protected]

Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade