Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
João Neiva apresenta vídeo gravado na cidade - (João Neiva, ES)

João Neiva

João Neiva apresenta vídeo gravado na cidade - João Neiva

João Neiva João Neiva apresenta vídeo gravado na cidade

Acontece em João na próxima sexta-feira (1 de julho) o lançamento do vídeo gravado no município “ Do violão quebrado ao ponto de cultura trabalharte”, de Robson Vesper , a partir das 19 horas em frente ao Museu Ferroviário.

“ O vídeo retrata a arte praticada aqui e nos traz muitas informações sobre os meandros informativos da cultura em geral”, disse o prefeito de João Neiva, Luiz Carlos Peruchi.

A promoção é da prefeitura do município e da Secretaria de Cultura Local. Descendente de pomerano, Robson Vesper é um dos jovens formados pela escola de luteria Trabalharte.

Ao terminar o ensino médio, ingressou no curso promovido pelo Ponto de Cultura. Os três anos de aprendizado o fizeram escolher o ofício como fonte de trabalho e renda.

Hoje, além de cooperar com o Ponto de Cultura, Robson mantém um ateliê através da parceria com o irmão Júlio César Vesper e os amigos Marcos Pandolfi e Paulo Mouta. Juntos, eles desenvolvem trabalhos de restauração e construção de violinos, violas e violoncelos destinados a profissionais de orquestras do Brasil.

No ano passado, ao descobrir por meio da internet o Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis, teve a ideia de realizar um documentário para contar a história iniciada por Renato Casara e sua família.

Selecionado pelo projeto, Robson partiu para as oficinas no Rio de Janeiro onde se deu o primeiro contato do lutier com audiovisual. Lá, o jovem aprendeu as noções básicas da linguagem do cinema e se empolgou com o contato com outras culturas vindas de diferentes partes do país.

As aulas de roteiro e produção foram as que mais o ajudaram: a primeira por ter colocado em ordem ideias e a segunda por ensinar o lado prático da produção audiovisual.

As gravações - De volta ao Espírito Santo, o lutier organizou o ponto para a realização do documentário. As filmagens foram realizadas em apenas um dia de intenso trabalho no período das 8h às 20h. O filme mostra o dia a dia das oficinas e reúne depoimentos do criador do projeto, de seus familiares e dos alunos, revelando como o acesso à arte musical transformou o caminho profissional destes jovens da pequena cidade capixaba.

"O documentário será uma forma de divulgar a cultura do estado, mostrando esta diferenciação pouco conhecida pelo restante do país, e de chamar a atenção dos moradores da cidade para que reconheçam esta experiência vivenciada pela comunidade", destaca Robson Vesper.

Foto: Divulgação


Tags:



Publicidade