Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Começa a preparação para Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico - (Mantenópolis, ES)

Mantenópolis

Começa a preparação para Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico - Mantenópolis

Mantenópolis Começa a preparação para Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou, nesta segunda-feira (06), o ciclo de oficinas de iniciação audiovisual, inserido na primeira fase da segunda edição da “Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico”. Os cursos são destinados a estudantes de escola pública do ensino fundamental e médio, na faixa de 14 a 24 anos de idade, e contam com a orientação de profissionais capacitados.

Cada oficina somará um total de 80 horas, e objetiva capacitar esses jovens na utilização do audiovisual como instrumento de registro das expressões culturais, das tradições de sua região, e das figuras humanas que a habitam.

Além disso, o aluno poderá vivenciar todas as etapas de produção de um documentário, e adquirir noções básicas de roteiro, pesquisa, cuidados e procedimentos práticos com a câmera e o tripé, estrutura de sequências, enquadramentos, foco, profundidade, luz natural e recortes simples de luz interna para entrevistas, captação de som, bem como noções básicas de decupagem e edição.

As primeiras oficinas acontecem até o dia 11 de junho nos 13 municípios que participam da Mostra: Colatina, Mantenópolis, Pancas, São Domingos do Norte, Águia Branca, Baixo Guandu, Nova Venécia, Vila Pavão, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia, São Gabriel da Palha, e Barra de São Francisco.

Cada município realizará um filme digital, totalizando 13 obras, com cerca de dez minutos cada. Essas produções, que destacam a diversidade cultural de cada local, serão exibidas durante a realização da “Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico”, sediada em Nova Venécia, no período de 18 a 20 de agosto.

As produções exibidas na Mostra concorrem nas categorias de "melhor filme - júri oficial", "melhor roteiro", "melhor produção" e "melhor filme - júri popular".

Mostra

A Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico reunirá produções audiovisuais locais e convidadas, que abordam a temática “Cultura e Identidades Étnicas”. O objetivo é promover a discussão, troca de experiências e alternativas para proteção e promoção da diversidade cultural, estimulando o intercâmbio, a formação de plateias e a difusão da produção audiovisual capixaba, preservando os saberes presentes na cultura de cada um dos municípios de origem.

Além da Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico, o projeto é composto por outras três versões: a Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural; a Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental e a Mostra Capixaba de Audiovisual Rural. Essas quatro mostras competitivas vão envolver 53 municípios do Estado, em uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Além da Secult, a Mostra tem como realizadores a Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As Mostras contam com a parceria do Instituto Sincades e do Sebrae-ES.

As Mostras Capixabas de Audiovisual contam também com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café; Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), e prefeituras dos 53 municípios capixabas envolvidos.

Serviço:

Oficinas da 2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfico
Colatina (06 a 11 de junho)
Mantenópolis (06 a 11 de junho)
Pancas (06 a 11 de junho)
São Domingos do Norte (06 a 11 de junho)
Águia Branca (13 a 18 de junho)
Baixo Guandu (13 a 18 de junho)
Nova Venécia (13 a 18 de junho)
Vila Pavão (13 a 18 de junho)
Alto Rio Novo (26 de junho a 02 de julho)
Governador Lindenberg (26 de junho a 02 de julho)
Marilândia (26 de junho a 02 de julho)
São Gabriel da Palha (26 de junho a 02 de julho)
Barra de São Francisco (26 de junho a 02 de julho)

Foto: Divulgação


Tags:



Publicidade