Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Eleição em Rio Novo: prefeito eleito era aliado do prefeito cassado - (Rio Novo do Sul, ES)

Rio Novo do Sul

Eleição em Rio Novo: prefeito eleito era aliado do prefeito cassado - Rio Novo do Sul

Rio Novo do Sul Eleição em Rio Novo: prefeito eleito era aliado do prefeito cassado


João Facchim é eleito prefeito de Rio Novo do Sul

Socialista era presidente da Câmara e aliado do prefeito cassado; disputa foi acirrada na cidade
Cachoeiro


Comemoração. Facchim, após o resultado: "Estou emocionado. A vitória é de Rio Novo"
Com 52,9% dos votos, o vereador João Facchim (PSB) é o novo prefeito de Rio Novo do Sul, junto com a vice, a ex-vereadora Maria Albertina (PMDB). O adversário dele, Sidney Costa (PP), obteve 47,07% dos votos válidos. A diferença entre os dois foi de 434 votos, demonstrando uma disputa acirrada na cidade. Com o resultado anunciado, às 17h50, uma multidão de pessoas foi às ruas.


Facchim é aliado do prefeito cassado Estevam Fiório (PMDB), que perdeu o mandato por conta de irregularidades na eleição. O TRE, então, determinou a realização de nova eleição na cidade. Facchim, que era presidente da Câmara de Vereadores, já havia assumido a prefeitura em abril, com o afastamento de Fiório.


No total, 7.825 eleitores compareceram às urnas. De acordo com o relatório oficial emitido pela Justiça Eleitoral, os votos válidos somaram 7.414, os nulos foram 173 e a quantidade dos votos em branco foi de 238.


"De um modo geral, as eleições ocorreram com tranquilidade. Tivemos apenas alguns problemas com a falta de mesários", afirmou Felipe Meleipe, chefe do cartório eleitoral. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, também acompanhou a votação.


Durante todo o horário da eleição, o clima foi de expectativa. Nas ruas, as pessoas se dividiam na preferência dos candidatos. "A cidade está largada, o hospital está parado, as estradas estão ruins. Isso precisa mudar de agora em diante", avaliou o universitário Matheus Longue Dirr.


A segurança foi reforçada. Policiais civis, militares e cerca de oito policiais federais realizaram a ronda, mas não houve prisões - apenas alguns casos de boca de urna.


Secretariado vai permanecer o mesmo
Após o resultado oficial, muitas pessoas saíram às ruas para comemorar a vitória de João Facchim. "Estou muito emocionado, a vitória não é minha, mas de Rio Novo do Sul", afirmou o novo prefeito.


Facchim afirmou ainda que pretende dar continuidade ao trabalho da administração anterior, da qual ele era aliado. "A cidade vem traçando vários projetos desde 2008. Vou utilizar o mesmo secretariado, mas, se houver necessidade, vamos mudar", esclareceu.


O prefeito eleito pretende finalizar as obras iniciadas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no prédio da Segurança Pública, no campo Bom de Bola, além dos calçamentos das ruas nos bairros Quarteirão, Borsói e São Domingos.


Facchim será empossado no dia 29 de junho e comandará o município por apenas 18 meses. As eleições foram convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devido à cassação e a inelegibilidade de Estevam Fiório (PMDB) e do vice João Martins (PSB). Segundo a Justiça, eles teriam cometido abuso de poder político e econômico na eleição de 2008. O afastamento definitivo ocorreu em março deste ano e a prefeitura foi assumida por Facchim - então presidente da Câmara - em abril.


"A cidade vem traçando vários projetos desde 2008. Vou utilizar o mesmo secretariado, mas, se houver necessidade, vamos mudar"João Facchim (PSB), Prefeito de Rio Novo


Imagem: Sara Moreira
Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade