Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Corrupção é sistêmica no Detran declara diretor do departamento no Espírito Santo - (Venda Nova do Imigrante, ES)

Venda Nova do Imigrante

Corrupção é sistêmica no Detran declara diretor do departamento no Espírito Santo - Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante Corrupção é sistêmica no Detran declara diretor do departamento no Espírito Santo

João Felício Scárdua disse não querer comprometer nenhum ex-diretor, mas afirma que o problema existe no órgão

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), João Felício Scárdua afirmou que a corrupção no órgão é "sistêmica" em entrevista na Rádio CBN Vitória (93,5 FM), na manhã desta sexta-feira. A frente da administração há apenas alguns meses, desabafou sem medir palavras que "vem cortando reto" e que está vivendo "um inferno na torre", de tantos problemas que o Detran registra. O mais grave, segundo ele, é a corrupção.

Scárdua relata o que já identificou e o que está fazendo para combater as irregularidades. É o caso dos escritórios clandestinos no interior para emplacamento de carros de outros Estados com IPVA mais barato - reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. "O cidadão de outro estado dava declaração de próprio punho de que morava no Espírito Santo, em tal lugar, baseado em uma lei de 83. Eu fiz um estudo, baseado em outra legislação, e já baixei uma instrução de serviço e já estanquei esse buraco aí. Estou exigindo um comprovante de residência. Com isso, eu acabei com essa sacanagem ali." disse.

Com relação à máfia dos caminhões, também denunciada em reportagem nacional, ele afirmou que dos 21 caminhões envolvidos, nove foram identificados em Venda Nova do Imigrante. "Dois despachantes, um casal, eu tirei do sistema, descredenciei, e já foi pedido mandado de prisão. E comuniquei a polícia e ao conselho regional de despachantes e sindicato. Eles também vão expulsar de lá."

Carteiras e clínicas

Scárdua também aponta outros esquemas, como o de compra e venda de carteiras de habilitação. "A gente está cortando reto nessas questões. Eu estive em Guaçui e descobri duas pessoas fazendo isso e já passei os nomes para a Polícia. Fábrica de placas clandestina em Colatina, já passei para a polícia e ela fechou. Esse esquema de corrupção e é histórico e sistêmico dentro do Detran, nas CFCse eu estou atacando tudo isso com o apoio integral da Polícia Civil", confirmou o diretor do Detran-ES.

Outro problema são os pátios superlotados do Detran. É um inferno na torre para resolver essa porcaria de burocracia para poder colocar o leilão na rua". O diretor espera que até o final do semestre tenha feito os leilões para abrir espaço nos pátios. "Tenho mais de 12 mil carros para desovar, para limpar os pátios", desabafa.

Ele também avisou que vai fechar três clínicas, em Colatina, por mau funcionamento, caso que ele mesmo flagrou. "O horário de funcionamento é 7h30, eu cheguei lá 9h e não tinha médico lá. Estão de brincadeira comigo. Cada um que cumpra com sua obrigação, eu estou cumprindo a minha," avisa.

Vida Urgente

Sobre o programa Vida Urgente, que não foi renovado e recebia cerca de R$ 1 milhão por ano do Governo, o diretor do Detran-ES disse que o projeto será remodelado. "O contrato terminou no dia 12 de abril e ponto final. Já tinha três anos que estava aqui. O projeto agora tem de ser maior e da sociedade". Scárdua lembrou que agora são 12 trabalhos de educação no trânsito. "O Vida Urgente era o 13º. A gente também pagava 20% de taxa de administração, aluguel, água, luz, mídia, tudo, isso deve chegar em torno de R$ 2 milhões por ano. Eu não sei se isso é caro ou barato, mas o capital importante que ficou foi a metodologia com esses jovens. Não queremos ter exclusividade e pagar taxa de administração de marca. Queremos um projetão que seja da sociedade e não seja de ninguém."

Taxas

João Felício Scárdua também falou sobre o programa CNH Social, que já está em fase de finalização. E sobre a redução de taxas cobradas pelo Detran-ES, o diretor disse que existe "a tentativa de se equiparar com preços de Estados vizinhos" e que o estudo sobre os valores será entregue ao governador em 60 dias. Scárdua afirmou também que "o governador tem vontade política de baixar."

Com essas declarações e ações de combate à corrupção, Scárdua acredita que pode chegar ao final de 2011 com o departamento "muito mais cidadão" do que o que ele encontrou quando assumiu. "Não quero fazer nenhuma crítica a ninguém que passou por aqui. Eles fizeram o trabalho deles", completou.

Imagem: Reprodução



Tags:



Publicidade