Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Secult promove oficinas em sítios históricos - (São Mateus, ES)

São Mateus

Secult promove oficinas em sítios históricos - São Mateus

São Mateus Secult promove oficinas em sítios históricos

A primeira ação do “Programa de Desenvolvimento e Preservação dos Sítios Históricos”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), já está em prática. A equipe da subsecretaria de Patrimônio Cultural começou a percorrer os cinco sítios históricos capixabas, coordenando oficinas que têm como objetivos despertar o interesse pela preservação e fortalecer a ligação com o passado histórico de cada localidade.

Lideranças e moradores envolvidos com segmentos culturais de cada localidade participam desses trabalhos, que já passaram por Itapina; estarão em Muqui e São Pedro do Itabapoana no sábado (16); em Santa Leopoldina, na terça-feira (19); e em São Mateus, na quarta-feira (20).

“O simples uso do patrimônio favorece a preservação. Por isso, nesses encontros provocamos um ‘brainstorm’. Nessa tempestade de ideias, os moradores relembram, por exemplo, festas importantes, tradições que se perderam, ícones da comunidade, falam sobre locais que podem se tornar espaços culturais. Em Itapina, lembraram das bordadeiras. Elas criavam peças lindas para vender em Colatina. Esse costume que se perdeu entrará no planejamento desse sítio”, explicou a subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural, Joelma Consuelo Fonseca e Silva.

A partir das informações levantadas, será elaborado, em um prazo de 30 dias, um planejamento para cada sítio histórico, com metas, cronogramas e atividades.

Depois de discutido e aprovado em parceria com os participantes envolvidos nas oficinas, o projeto será colocado em prática. A previsão é que as ações sejam implementadas no início de junho. A consolidação desse programa promoverá desenvolvimento socioeconômico e cultural dos sítios históricos.


Cronograma das oficinas:

Sábado (16)
Município: Muqui
Local: Palacete Bighi
Horário: 09 horas

Município: São Pedro Itapapoana
Local: Casa de Câmara e Cadeia
Horário: 15 horas

Terça-feira (19)
Município: Santa Leopoldina
Local: Câmara Municipal
Horário:18 horas

Quarta-feira (20)
Município: São Mateus
Local: Porto de São Mateus
Horário: 19 horas

Foto: Divulgação/Secult


Tags:



Publicidade