Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Show de abertura relembrará momentos históricos dos 25 anos do Rock In Rio - (Montanha, ES)

Montanha

Show de abertura relembrará momentos históricos dos 25 anos do Rock In Rio - Montanha

Montanha Show de abertura relembrará momentos históricos dos 25 anos do Rock In Rio

Com show piromusical, Os Paralamas do Sucesso, Titãs e Milton Nascimento (em dueto com Fred Mercury por vídeo) abrirão a festa no Palco Mundo na noite de estreia

Após divulgar os headliners que se apresentarão no Rock in Rio 2011, a organização do maior evento de música e entretenimento do mundo anuncia os nomes que abrirão o Palco Mundo, no primeiro dia de festa, 23 de setembro. Para celebrar sua volta ao Brasil e os 25 anos de história do Rock in Rio, foram convidados três grandes nomes da música brasileira que tiveram participações históricas nas três edições do evento no Brasil: Os Paralamas do Sucesso, Titãs e Milton Nascimento.


“Desde a edição de 2001, quando tivemos uma abertura simbólica com os três minutos de silêncio e a celebração “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio tem feito shows especiais para marcar o início de cada edição do evento – e isso também virou prática em Portugal e Espanha. Para a volta do Rock in Rio à sua casa não poderia ser diferente. Estamos produzindo um show que será um tributo ao público das três gerações do Rock in Rio”, conta Roberto Medina, presidente e idealizador do Rock in Rio, completando que o público pode aguardar mais surpresas como queima de fogos sincronizada e efeitos de iluminação e vídeo.

Os Paralamas e Titãs, que completam 30 anos de carreira em 2012, farão o show de abertura com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira. No ano de 1985, a banda de Herbert Vianna, que ainda estava colocando o pé na estrada, aceitou o convite da organização para se apresentar ao lado dos maiores nomes da música internacional. Mesmo com uma estrutura menor, na época, os meninos dos Paralamas do Sucesso, que mantêm a mesma formação até hoje, fizeram um show marcante e tiveram a sua consagração durante o primeiro Rock in Rio.
Segundo Roberto Medina, a primeira edição do festival foi um marco divisório, já que o público e artistas brasileiros nunca tinham visto tanta produção e tecnologia. Mas os Paralamas não se intimidaram e mostraram que marcariam o rock brasileiro.


Em 1991, foi a vez dos Titãs, que fizeram uma apresentação memorável. O show é lembrado até hoje por fãs e público que estiveram presentes nesta data, no Maracanã, onde aconteceu a segunda edição do Rock in Rio.

Mas as surpresas não param por aí. Para coroar este encontro, Milton Nascimento – uma das maiores vozes do Brasil – fará uma participação especial e subirá ao Palco Mundo para relembrar o momento mais emblemático do Rock in Rio nesses 25 anos de história. Nesta edição, Milton fará um dueto, por vídeo com o Fred Mercury – que se apresentou em 1985 com o Queen. Com certeza, promete ser um momento emocionante.


Reconhecido como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da música popular brasileira, Milton teve importante participação no Rock in Rio 2001. Era ele que estava no palco, às 19 horas do dia 12 de janeiro, quando todas as rádios e emissoras de televisão do país pararam suas transmissões para chamar atenção para as causas socioambientais. O Rock in Rio dava início ao projeto “Por Um Mundo Melhor”, hoje com ações realizadas em diversas partes do mundo. O fim da manifestação foi marcado pela libertação de pombas brancas, simbolizando um pedido pela paz mundial. O ato foi coroado com a interpretação da música “Imagine”, de John Lennon, por Milton Nascimento e Gilberto Gil, que cantaram acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira.


Todas as novidades do Rock in Rio 2011 podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais do festival, como Twitter – que já conta com mais de 163 mil seguidores –, Facebook (193 mil fãs) e Orkut (49 mil membros), entre outras.


Os Paralamas do Sucesso

Formada pelo paraibano Herbert Vianna e pelos cariocas Bi Ribeiro e João Barone, Os Paralamas do Sucesso foram convidados para tocar no Rock in Rio após gravarem uma sequência de sucessos com seu segundo álbum, O Passo do Lui, de enorme aclamação de crítica. A primeira metade da década de 1990 foi dedicada a experimentos internacionais. Em 1993, na Inglaterra, gravaram o álbum Severino, com participação do guitarrista Brian May, da banda Queen, na música “El Vampiro Bajo El Sol”. Nesta época, também viraram ídolos em outros países da América Latina, principalmente na Argentina, quando lançaram coletâneas em espanhol e o disco Dos Margaritas (versão hispânica de Severino).


Voltaram às primeiras paradas brasileiras em 1995, com o lançamento do ao vivo Vamo Batê Lata, acompanhado de um CD com quatro músicas inéditas. O álbum resultou na maior vendagem da carreira, com 1,1 milhão de cópias em toda a América Latina. Videoclips do grupo também receberam 11 prêmios Video Music Brasil entre os anos de 1995 e 1999.
Em 2001, um acidente com o líder Herbert Vianna paralisou os trabalhos da banda por um ano. Após a tragédia pessoal, o cantor voltou seus esforços para a música, com o álbum Longo Caminho, lançado em 2002. Enquanto alguns temiam pelo fim da banda, Os Paralamas voltaram ainda mais afiados.

A cronologia do grupo conta com 27 álbuns lançados no Brasil (entre trabalhos inéditos e coletâneas); sete álbuns estrangeiros, para a América Latina, Espanha, Portugal e França; dez DVDs; e 16 prêmios, entre eles três Grammy Latinos de Melhor Álbum de Rock Brasileiro, pelos discos Acústico MTV, Longo Caminho, e Hoje, em 2000, 2003 e 2006, respectivamente. Em 2008, receberam o Grammy pelo conjunto da obra. Já em 2009, lançaram o CD Brasil Afora que, com enorme sucesso, já recebeu prêmios de melhor show da MTV e APCA.

Titãs

Inicialmente formada por oito integrantes, a banda paulista surgida no início dos anos 1980 alcançou o sucesso logo no lançamento do primeiro álbum homônimo, em 1984. Entre os hits, a música “Sonífera Ilha” era um dos destaques. O estrelato, contudo, veio em 1986 com o lançamento do disco Cabeça Dinossauro, que anos mais tarde seria considerado pela revista Bizz e grande parte da crítica especializada como o melhor álbum de pop/rock produzido no Brasil.


Para marcar os 15 anos de carreira, já sem a presença de Arnaldo Antunes , em 1997, a banda gravou o CD ao vivo Acústico MTV, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, que chegou a impressionante marca de 1,7 milhões de cópias vendidas e mostrou um lado desconhecido da banda, com os sete integrantes tocando instrumentos desplugados. Em 2001, a banda viveu um grande baque com a morte de Marcelo Fromer, vítima de um atropelamento. A tragédia foi um dos motivos responsáveis pela saída de Nando Reis, que deixou a banda em 2003. 
Em junho de 2009, os Titãs lançaram seu mais recente álbum, o CD Sacos Plásticos, que teve duas canções em trilhas de novelas. Por esse trabalho receberam o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock. Este trabalho também rendeu o maior número de videoclipes na história da banda. Foram cinco no total. 

No fim do mesmo ano, o baterista Charles Gavin anunciou seu desligamento do grupo, que, agora, acompanhado pelo baterista Mário Fabre, vive um momento especial, preparando o repertório para um novo CD e com muitos shows marcados pelo Brasil. Os Titãs participarão de um dos grandes momentos do Rock in Rio 2011.

Milton Nascimento

A carreira de Milton Nascimento teve início na década de 1960, quando era integrante do Conjunto Holliday, em Belo Horizonte, e gravou seu primeiro compacto, chamado Barulho de Trem. O reconhecimento veio em 1967 com a canção “Travessia”, que ficou em segundo lugar no Festival da Canção e tornou-se uma das músicas mais conhecidas e gravadas de Milton, no Brasil e no exterior. No ano seguinte, já nos Estados Unidos, ele gravou seu primeiro LP internacional.
Milton voltou aos Estados Unidos em 1974, para gravar o álbum Native Dancer, em parceria com Wayne Shorter.

Durante toda a carreira, foram inúmeros trabalhos com músicos de diversas partes do mundo como Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter, Mercedes Sosa, Fito Paez, Hubert Laws, Peter Gabriel, James Taylor, Sting, Paul Simon, Jon Andersen (Yes), Duran Duran, entre outros. O talento de Milton chegou à Austrália, em 1975, com o disco Minas, assumindo o primeiro lugar nas paradas de sucesso, a frente até dos Beatles.

Um dos maiores sucessos do artista veio em 1976, quando compôs e interpretou a trilha “Maria Maria”, para o grupo de ballet Corpo. A década de 1990 é marcada por mais reconhecimento. Seu disco Txai - concebido a partir de uma viagem por cerca de 18 dias de barco pelo Rio Juruá, no Acre, até a divisa com o Peru -, chega ao primeiro lugar da lista de World Music da Revista Billboard. Nos dois anos seguintes é eleito, consecutivamente, o World Beat Artist of the Year pela revista americana DownBeat.
Em 1998, o CD Nascimento recebeu o Grammy de Melhor Álbum de World Music do ano.

Os reconhecimentos a sua obra também foram marcantes na década de 2000, quando foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Ouro Preto; recebeu a medalha de ouro da Sisac, no Chile, junto com o escritor José Saramago e o cineasta Fernando Trueba; e ainda o Grammy Latino na categoria Melhor Disco Pop Contemporâneo Brasileiro com Crooner. Já em 2004 faturou outro Grammy Latino, na categoria de melhor canção brasileira com “Tristesse”, do disco Pietá. No ano seguinte, este mesmo prêmio é recebido por outra canção sua, "A Festa", desta vez interpretada por Maria Rita.
No último ano, Milton Nascimento se dedicou, principalmente, a trabalhos relacionados à cultura nacional, como as músicas que compôs para o espetáculo realizado, em dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para inaugurar a volta dos murais Guerra e Paz, de Candido Portinari, ao Brasil.

Música e muito mais

Com cada dia destinado a um estilo, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. A lista de nomes já confirmados pela organização para o Palco Mundo inclui: Elton John, Katy Perry, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Shakira, Lenny Kravitz, Coldplay, Guns N’ Roses, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Ivete Sangalo, Marcelo D2, Jota Quest, Claudia Leitte, Capital Inicial, Skank, Pitty, Frejat e NX Zero.

Já o Palco Sunset, que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, terá 24 shows no total. São eles: Móveis Coloniais de Acaju, Orkestra Rumpilezz e Mariana Aydar; Ed Motta, Rui Veloso e convidado; Bebel Gilberto e Sandra de Sá; a banda dinamarquesa The Asteroids Galaxy Tour; Marcelo Yuka, Cibelle, Karina Buhr e Amora Pêra; Tulipa Ruiz e Nação Zumbi; Milton Nascimento e Esperanza Spalding; o líder do Faith No More, Mike Patton, e seu novo projeto de músicas populares italianas, Mondo Cane, acompanhado por uma orquestra brasileira; Matanza e B Negão; Korzus e The Punk Metal All stars; Angra e a ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen; Sepultura e o grupo francês de percussão Tambours du Bronx; os portugueses do Buraka Som Sistema e o MixHell, de Iggor Cavalera; João Donato e Céu; Cidade Negra, Martinho da Vila e Emicida; Monobloco e a banda espanhola Macaco; Cidadão Instigado e Júpiter Maçã; Tiê e Jorge Drexler; Zeca Baleiro e a espanhola Concha Buika; Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes; The Monomes e David Fonseca; Tom Zé e Os Mutantes; Titãs e a maior banda portuguesa de rock, Xutos & Pontapés; além de Marcelo Camelo, que terá seu convidado revelado nos próximos meses.


No total, serão 14 horas de festa por dia, com shows no Palco Mundo, Sunset, Eletrônica, Rock Street, e ainda roda-gigante, montanha-russa, free fall, tirolesa, um shopping com 30 lojas, entre muitas outras novidades que transformarão a Cidade do Rock num verdadeiro parque de diversões para todas as idades.


Cidade do Rock em construção
No dia 9 de dezembro do ano passado, foi dado início à construção do Parque Olímpico Cidade do Rock, com a presença da vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, entre outras autoridades. Agora, a cidade passa a ter um espaço permanente para receber grandes eventos, com um impacto direto em áreas como a de hotelaria e turismo.


Localizado em frente à antiga Cidade do Rock na Avenida Salvador Allende, o Parque de 150 mil metros quadrados será inaugurado no ano que vem com a realização do Rock in Rio 2011 e abrigará, pelo menos, outras duas edições do festival, em 2013 e 2015. Além disso, o espaço será destinado ao lazer dos atletas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para isso, a prefeitura vai investir R$ 37 milhões nas obras, que devem ser finalizadas em nove meses, sendo os últimos três dedicados a preparar a área para receber o Rock in Rio.



Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.


Por Um Mundo Melhor

Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.


Imagem: Ilustração


Tags:



Publicidade