Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Seis times iniciam a caminhada rumo à elite do futebol capixaba - (Jaguaré, ES)

Jaguaré

Seis times iniciam a caminhada rumo à elite do futebol capixaba - Jaguaré

Jaguaré Seis times iniciam a caminhada rumo à elite do futebol capixaba

Segundinha 2011 começa neste sábado(26) com GEL x Capixaba e Atlético Itapemirim x Botafogo de Jaguaré

Se a Série A do Campeonato Capixaba 2011 já caminha para sua parte decisiva, quem pretende se juntar a elite em 2012 ainda nem pisou no gramado. Mas esta ansiedade está prestes a terminar. É que neste sábado(26), a bola rola para o início da Série B do Capixabão, e a disputa para conseguir o acesso promete ser grande entre os seis participantes: Castelo, Capixaba de Guaçuí, Atlético Itapemirim, Botafogo de Jaguaré, Real Noroeste e GEL.

A fórmula de disputa da Segundinha sofreu alterações em relação a 2010. Diferente do ano passado, quando as equipes foram divididas em dois grupos, em 2011 a primeira fase da competição terá apenas uma chave. Outra mudança é a ausência das semifinais. Na etapa preliminar todos jogam contra todos em turno e returno. Apenas as duas equipes melhores classificadas garantem vaga nas finais. Os finalistas da Série B conquistam automaticamente o acesso à primeira divisão. Na fase final, o primeiro colocado terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais e ainda decidir a Segundinha em seus domínios.

Grande Vitória
O único representante da região no campeonato é o GEL. A equipe de Laranjeiras, que caiu em 2009, aposta em nomes experientes para retornar a série A. Destaque para a dupla de zaga formada por Cavalini, ex-Serra e Desportiva, e Estevão, ex-Rio Branco, e também para o meia Rigoberto, que defendeu várias equipes no futebol capixaba.

Região Norte/Noroeste
Duas equipes vão tentar aumentar ainda mais número de times do Norte no Capixabão. O Botafogo de Jaguaré retoma as atividades após longo tempo parado e sonha alto. Sob o comando do técnico Giuliano Pariz (foto), a equipe alvinegra promete brigar forte pelo título da competição. E conta com jogadores com bastante rodagem.

No sistema defensivo tem Rogen, ex-Linhares e São Mateus, e o lateral Hugo, ex-Rio Branco. No meio, Bruno, ex Rio Branco e Tililiu. Já no ataque, Roniê e Flávio ganham a companhia de Paulinho Pimentel, contratado junto ao Linhares.

Finalista da Copa Espírito Santo em 2010, logo em sua primeira competição profissional, o Real Noroeste quer dar agora um passo maior: subir de divisão. Para conquistar o acesso, os merengues contam novamente com a boa estrutura do clube e com o estádio José Olímpio da Rocha. Em casa, o time de Águia Branca perdeu apenas uma vez na Copa ES. O treinador Paulo Ancielo se mantém no comando da equipe.

Região Sul
Três equipes terão a missão de se juntar ao Espírito Santo e representar o sul na elite. No Castelo, o investimento é modesto. Porém, o clube tem como técnico um especialista: Marquinhos Bigode, nove vezes campeão como jogador. Dentro de campo, a aposta é em jovens jogadores da região, destaque para o meia Juninho, irmão de Cícero, ex Fluminense e que atualmente está no Wolfsburg, da Alemanha.

Outro que também aposta em jogadores locais é o Atlético Itapemirim. Seis jogadores são remanescentes da equipe de 2010, que ficou com o título do Campeonato Sulino, no futebol amador. O time ainda foi buscar no Quissamã, do Rio de Janeiro, alguns reforços.

O meia Pacholinha, ex Vilavelhense, é o nome mais conhecido do elenco e será o responsável por passar mais experiência para garotada. Quem comanda o Galo da Vila é o técnico Júnior Sena.

Para atuar em seus domínios, o Atlético investiu cerca de R$ 60 mil em obras de melhorias do estádio José Olívio Soares. De acordo com Rubens Marcos Pinheiro, presidente do Galo, foram construídas grades de separação das torcidas, saídas emergência, bilheterias, entrada exclusiva para o time visitante e o alambrado passou de dois para três metros de altura. Após as reformas, o Corpo de Bombeiros liberou o estádio para receber 1.050 torcedores.

A praça, localizada no Centro do município de Itapemirim, ainda pode abrigar os jogos com o mando de campo do Sport Club Capixaba. Segundo o dirigente do Atlético, faltam alguns detalhes no contrato de locação do estádio para que o clube de Guaçuí possa utilizá-lo.

A principal novidade do Sport Club Capixaba para esta edição da Série B do Capixabão é a mudança de sede. O time, que originalmente é de Guaçuí, agora está instalado em Presidente Kennedy. A mudança ocorreu devido à uma parceria com a prefeitura local. A equipe, comandada pelo técnico Charles, fez a sua preparação na Praia de Marobá, localizada a 12 km do Centro do município.

Recentemente o Capixaba acertou com o volante Pingo e o meia Alan (ex- Brasiliense, Gama-DF e Jaguaré). A princípio, o clube mandará os seus jogos no estádio José Olívio Soares, em Itapemirim. A diretoria está confiante em uma boa apresentação do time na competição.

Desistência e abandono
Inicialmente, a série B de 2011 teria sete times. O Estrela, vice-campeão em 2010, perdeu a vaga na série A devido a uma punição do TJD-ES, e disputaria novamente a competição. No entanto, no início de março, o presidente do clube, Sandro Sartório, anunciou a desistência do alvinegro. O motivo alegado pelo dirigente foi não querer contrair mais dívidas para o Estrela.

Outro time tradicional que também não jogará a segundinha é a Desportiva. Rebaixado em 2010, os grenás abriram mão de disputar a competição e atualmente estão sem atividade no futebol profissional.

Primeira rodada
A Segundinha começa neste sábado(26) com apenas um jogo. Em São Mateus, no estádio Sernamby, o Grêmio Esportivo Laranjeiras recebe o Capixaba de Guaçuí, a partir das 15 horas. A rodada inaugural prossegue neste domingo(27) com os outros dois jogos. No José Olivio Soares, em Itapemirim, o Atlético enfrenta o Botafogo de Jaguaré, às 15 horas. Em Águia Branca, no recém-construído estádio José Olímpio da Rocha, o Real Noroeste pega o Castelo, às 17 horas.


Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta


Tags:



Publicidade