Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Semana de proteção ao Rio Doce - (Colatina, ES)

Colatina

Semana de proteção ao Rio Doce - Colatina

Colatina Semana de proteção ao Rio Doce

Teve início nesta terça-feira (22), na Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, a Semana de Proteção ao Rio Doce, em homenagem ao Dia Mundial das Águas e ao Dia Estadual de Proteção à Bacia do Rio Doce. A iniciativa desenvolvida pelo Deputado Da Vitória (PDT) tem como objetivo discutir, juntamente com a sociedade, mecanismos de ação para a preservação do Rio Doce.

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce apresenta uma extensão territorial de 83.400 km2, sendo que 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e o restante ao Estado do Espírito Santo. Ao todo, a bacia abrange 228 municípios: 202 em Minas Gerais e 26 no Espírito Santo, abastecendo uma população de mais de três milhões de habitantes. Desta forma, iniciativas de proteção ao rio são essenciais para a sobrevivência e a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Entre as principais propostas do evento estão discussões sobre o assoreamento, o impacto dos produtos químicos despejados por indústrias situadas ao longo da bacia e a importância do rio para a sobrevivência de comunidades que vivem às suas margens em ambos os estados. Ao longo da semana serão desenvolvidas palestras e atividades de conscientização. O encerramento será no dia 26 de março, na cidade de Colatina, com uma descida ecológica que proporcionará um diagnóstico interessante sobre a situação atual do Rio.

A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado Rodrigo Chamoun; o vice-presidente da Assembleia de Minas Gerais, José Henrique Lisboa Rosa; a deputada Luzia Toledo;; o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli; o diretor-presidente da Cesan, Neivaldo Bragato; além de outras autoridades ligadas à questão.

Na ocasião, a vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Joema de Alvarenga destacou a importância do evento para avaliar, ao longo dos anos, os avanços e problemas da bacia. Além disso, ela colocou o Comitê à disposição para a realização de um trabalho cooperativo em defesa do meio ambiente e, sobretudo, do Rio Doce.


PROGRAMAÇÃO

· 24/03/11 (QUINTA)

9h – Palestra
Tema: ÁGUA: IMPRESCINDÍVEL RECURSO NATURAL
Palestrante: Guilherme Corrêa Abreu – ArcelorMittal Tubarão
(Local: Auditório, Pilotis, Assembleia Legislativa do ES)

10h30 – Cofee Break

11h – Mesa-redonda
Tema: “O FUTURO DO RIO DOCE”
Integrantes: Deputada estadual Luzia Toledo, presidente da Cipe Rio Doce; Deputado estadual Dary Pagung, coordenador da Cipe Rio Doce; Deputado estadual Da Vitória, sub-coordenador da Cipe Rio Doce; Deputado federal Paulo Foletto; José de Arimatéia Lopes, engenheiro ambiental e diretor do departamento de meio ambiente da prefeitura de Ipatinga (MG), Joema Gonçalves de Alvarenga, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce;
Mediador: Roosevelt Silva Fernandes, Conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
(Local: Auditório, Pilotis, Assembleia Legislativa do ES)

13h – Encerramento
(Local: Auditório, Pilotis, Assembleia Legislativa do ES)


· 26/03/11 (SÁBADO)

8h30 – Descida ecológica sobre o Rio Doce
(Concentração na avenida Beira-Rio, em frente à rodoviária)

Imagem: Ilustração


Tags:



Publicidade