Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Quase 50 mil pessoas já foram atingidas pelas chuvas no Espírito Santo - (Bom Jesus do Norte, ES)

Bom Jesus do Norte

Quase 50 mil pessoas já foram atingidas pelas chuvas no Espírito Santo - Bom Jesus do Norte

Bom Jesus do Norte Quase 50 mil pessoas já foram atingidas pelas chuvas no Espírito Santo

Ao todo, nove municípios já foram afetados. Cerca de 1,8 mil pessoas estão desalojadas e 549 desabrigadas. Casa desaba em Alegre, onde já choveu um terço do previsto para todo o ano (foto)


Nove municípios capixabas já foram afetados pelas constantes chuvas, que atingem o Espírito Santo desde o último sábado (5). De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, na manhã desta sexta-feira (11), já são 49.334 pessoas afetadas de alguma forma pelas chuvas no Estado. O número de desalojados já chega a 1.831 e o total de desabrigados é de 549.

As cidades mais prejudicadas, até o momento, são: Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Bom Jesus do Norte, Marechal Floriano, Domingos Martins, São Gabriel da Palha, Apiacá e Rio Novo do Sul.

Os municípios de Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim já anunciaram que devem decretar situação de emergência nas próximas horas.

Sul do Estado

Em Cachoeiro, no Sul do Estado, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terra em 25 bairros da área urbana, além de quatro distritos da zona rural e duas localidades. No município, há também cerca de mil quilômetros de estrada danificadas.

Em Guaçuí, o rio Veado está voltando ao seu nível normal. No entanto, as chuvas já provocaram o desabamento de parte da Avenida Beira Rio e deslizamentos de terra foram registrados na área urbana, atingindo residências e estabelecimentos comerciais.

Entre as casas atingidas, uma desabou nesta madrugada e outra apresenta problemas em sua estrutura. Além disso, uma ponte caiu e três encontram-se danificadas. O acesso a algumas estradas rurais também está comprometido.

Na cidade vizinha de Alegre, as chuvas já atingiram o nível de 479 milímetros, no período de 23 de fevereiro até esta quarta-feira (9), segundo levantamento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Isso equivale a cerca de um terço do previsto para chover no município por todo o ano.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Edmilton Ribeiro, contou que algumas casas, que foram interditadas na quarta-feira no município, desmoronaram nesta quinta (10). O nível do rio Norte está retornando ao normal, mas ainda há riscos de deslizamentos.

O nível do Rio Itabapoana, em Bom Jesus do Norte, também baixou e encontra-se em 2,9 metros. Há também cerca de 80 quilômetros de estradas danificadas em todo o município.

Em Apiacá, os sistemas de abastecimento de água e de transporte foram danificados. Houve queda de barreiras em diversos pontos da zona rural. Já na área urbana, o distrito de José Carlos e as margens da rodovia ES 297, no sentido Apiacá - Bom Jesus do Norte, também foram afetados.

Já em Rio Novo do Sul, o deslizamento de uma talude resultou na queda de uma residência, deixando uma moradora levemente ferida. Outro imóvel apresenta rachaduras e a família já desocupou o local.

Região Serrana

Em Domingos Martins, uma adutora de oito quilômetros de extensão, que abastece a sede do município e o distrito de Santa Isabel, rompeu na noite desta quinta-feira, devido às fortes chuvas. A Cesan informou, por meio de nota, que já localizou o ponto do vazamento e a previsão é de que o reparo seja concluído até as 16 horas desta sexta-feira.

Por conta desse incidente, o abastecimento dessas localidades está comprometido e a previsão é de que seja normalizado até a noite deste sábado (12). Enquanto isso, dois carros-pipa estão sendo deslocados para abastecer prioritariamente escolas, hospitais e creches.

Ainda em Domingos Martins, a ponte que liga a sede do município à localidade de Melgaço, sobre o braço norte do rio Jucu, foi parcialmente atingida e está com trânsito em meia pista. Já na localidade de Soído, algumas casas correm o risco de desabar por estarem em áreas sujeitas a deslizamento de terras.

O braço sul do rio Jucu, que corta a área urbana de Marechal Floriano, já está baixando. No entanto, ainda há 12 pontos de deslizamento de terra e 12 pontos de alagamento na sede do município. Também houve quedas de barreira em estradas, como no km 45 da BR 262.

Norte do Estado

Em São Gabriel da Pelha, há vários pontos de alagamento pelo município. Três bairros foram atingidos, sendo que a situação mais grave aconteceu em Santa Cecília. O nível das chuvas, entre esta terça e quarta-feira, é de 210 milímetros.

Ajuda aos municípios

O Comitê de Resposta a Desastres do Governo do Estado se reuniu nesta quinta-feira na residência oficial do governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. Na reunião, foram traçadas diretrizes de ajuda aos municípios.

O vice governador, Givaldo Vieira, afirmou que o Estado está preparado para ajudar os municípios afetados com distribuição de cestas básicas, colchões e remédios.

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que está com uma equipe reforçada em todas as regiões afetadas pela chuva, trabalhando na desobstrução de estradas.


Foto: TV Gazeta


Tags:



Publicidade