Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cultura Capixaba é Destaque no 4º Salão do Turismo - (Venda Nova do Imigrante, ES)

Venda Nova do Imigrante

Cultura Capixaba é Destaque no 4º Salão do Turismo - Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante Cultura Capixaba é Destaque no 4º Salão do Turismo

A cultura e a arte capixaba são destaques na Vitrine Brasil, exposição que acontece no 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo, até domingo (05). O espaço é dividido em cinco módulos: Mercado de agricultura familiar, Espaço moda, Joias do Brasil , Artesanato e Saber Fazer. O Espírito Santo participa em quatro áreas, estando excluído apenas do Espaço Moda.

A Vitrine Brasil é uma estratégia de fomento e promoção do Programa de Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo, que tem como objetivo agregar valor e incrementar o diferencial competitivo dos destinos turísticos nacionais. É um ambiente onde o visitante do Salão pode conhecer e consumir os produtos que fazem parte dos atrativos dos roteiros turísticos ali apresentados.



Mercado de Agricultura Familiar

O Mercado de agricultura familiar é um espaço destinado à apresentação e comercialização de alimentos e bebidas produzidos pelos agricultores familiares do Brasil. O Espírito Santo participa com a Associação de Agroturismo do Espírito Santo(Agrotures), de Venda Nova do Imigrante. No estande estão sendo comercializados café, doces, biscoitos, embutidos e derivados do leite produzidos pelas famílias envolvidas no agroturismo do município.


Jóias do Brasil

É um espaço destinado à exposição e comercialização de joias de 22 representantes das regiões do Brasil, selecionados pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM. O capixaba de Anchieta, Dirceu Borreio, está expondo e comercializando seus trabalhos em prata, conchas e pedras naturais no Joias do Brasil.



Artesanato

São 27 estandes onde podem ser adquiridos produtos artesanais de qualidade feitos em todo o Brasil. Estes produtos passaram por uma seleção criteriosa que considerou os municípios de referência para o turismo, o valor cultural dos objetos, as matérias primas usadas e as técnicas empregadas na produção. O Espírito Santo participa do espaço com panelas de barro, artesanato em conchas, fibra de bananeira, tecidos, casacas, entre outros. Os próprios artesãos estão trabalhando nos estandes, o que se torna um valor a mais para quem os visita, podendo saber dos próprios criadores como suas artes são desenvolvidas.



Saber Fazer

Este espaço foi criado para promover a cultura de cada local, a troca de experiências e para agregar valor aos roteiros turísticos e seus destinos por meio da produção associada ao turismo. A partir de apresentações e oficinas, o visitante tem a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de produção dos mestres e artesãos nacionais. Do Espírito Santo, participam como mestres artesãos, Berenícia Correa do Nascimento, produzindo panelas de barro; Maria Helena Paixão, com flores em escamas de peixes; e Vitalino José Rego (Mestre Vitalino), produzindo casacas.



Outros Destaques

Espírito Santo também está se destacando nos estandes em que participa: na área de comercialização do Salão do Turismo, que possui balcões de negócios para os representantes das empresas capixabas do setor, e na área promocional, onde mantém seu estande na Região Sudeste. Junto com o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, apresenta este ano o tema “Futebol, carnaval e boteco”. O Jogador de futebol capixaba Sávio, esteve presente durante dois dias, onde pôde dar autógrafos e tirar fotos com seus fãs. Casquinha de siri, entre outras delícias do Espírito Santo podem ser degustadas no boteco armado no estande.

É também no palco do estande, que se apresentam periodicamente o Mestre – Sala e a Porta-Bandeira da escola de samba Unidos de Jucutuquara, campeã do carnaval 2009; o Grupo di Ballo Saltarello (dança italiana), de Cariacica; e a Banda de Congo da Serra, cujo cortejo feito nas ruas do Salão se transformou em um ponto alto do evento.

"O Espírito Santo está fazendo um belíssimo trabalho ao mostrar para o Brasil neste Salão a sua cultura, tradições, culinária, personalidades, esportistas, artes e suas belezas naturais. O Estado cada vez mais se profissionaliza no turismo, e o resultado disso já pode ser visto não só aqui, como nos crescentes números que o turismo capixaba vem apresentando”, disse o secretário Marcus Vicente, que participa em tempo integral dos trabalhos no Salão.


Tags:



Publicidade