Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
O deputado federal 100% presente em Brasilia - (Alegre, ES)

Alegre

O deputado federal 100% presente em Brasilia, é determinado, busca novos horizontes, quer ser prefeito de Vitória - Carlos Mannato

Carlos Mannato O deputado federal 100% presente em Brasilia, é determinado, busca novos horizontes, quer ser prefeito de Vitória

PERFIL: Carlos Mannato o deputado federal 100% presente em Brasilia, é determina


Carlos Humberto Mannato, 53 anos, casado, 2 filhos, nascido em 7 de agosto na cidade de Alegre-ES, sul do estado, filho de Hélio José Mannato e Thereza Buteri Mannato, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, formado na FEBRASGO, Rio de Janeiro, RJ, 1986, Pós-Graduado em medicina do trabalho, EMESCAM, Vitória-ES, 1983; eleito deputado federal pelo PDT-ES em 2003, reeleito em 2010 para o 3º mandato, atualmente é presidente municipal da sigla em Vitória, é membro da Igreja Cristã Maranata.

Família na sua vida
"É a coisa mais importante na vida da gente, está sempre em primeiro lugar. Eu tenho uma família muito bem estruturada, uma relação muito boa e especial com minha esposa, com meus filhos e namoradas deles, sempre que podemos estamos juntos, viajamos e jantamos a cada 15 dias juntos. Eles me dão segurança para viver e seguir minha carreira, estão sempre presentes nas horas de alegria e nas horas mais difíceis", diz Mannato.


Nas horas de folga
Gosta de estar sempre com o amigos quando está de folga, amigos que não são médicos e nem politicos, prefere ter uma diversidade de amigos na sua relação de convivência. "Ter amigos é uma coisa importantíssima na vida", diz Mannato.
Tem o hábito de caminhar diáriamente, fazer churrasco na praia tomando seu refrigerante zero, pois não é adépto a bebidas alcoólicas.


Mas o seu grande hobby é conzinhar. A paixão é tão grande pela arte de cozinhar, que o deputado construiu uma casa no municipio de Serra com uma cozinha de 130 m² e o restante da casa encima.


Outras Graduações
Pós-Graduado em Colposcopia, UFMG, Belo Horizonte-MG em 1985; Pós-Graduado em Administração Hospitalar, UNAERP, Ribeirão Preto-SP em 1995.


Atividades profissionais exercidas
Foi professor na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES, 1987-1994; Médico do Instituto Estadual de Saúde Pública, Vitória-ES, 1987; Diretor Clínico do Hospital Dorio Silva, Serra-ES, 1989-1991; Diretor-Geral do Hospital Dorio Silva, Serra-ES, 1992-1993; Diretor da Rede Hospitalar da PMS, Serra-ES, 1993-1994; Diretor Clínico do Hospital Metropolitano, Vitória-ES, 1994-1996; Diretor-Presidente do Hospital Metropolitano, Serra-ES, 1997-2000; Secretário Municipal de Serviços do PMS, Serra-ES, 2001-2002. 

Atividades sindicais, Representativas de Classe e Associativas
- Membro, Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Vitória-ES, 1987;
- Membro, Associação Médica do Espírito Santo, Vitória-ES, 1987;
- Membro, ADESG, Vitória-ES, 1991;
- Membro, Conselho Municipal de Saúde, Serra-ES, 1994-2000.

Condecorações
Títulos: Cidadão Serrano, PMS, Serra-ES em 1992.

Filiações Partidárias
No PSDB de 1994-2000;
No PDT em 2001 onde está atualmente.

Fidelidade partidária
"Tem que existir, mas sou favorável também que em um determinado momento exista uma janela de oportunidades para o politico poder mudar. O que não pode é ganhar o mandato hoje e sair do partido amanhã. Claro que as vezes o politico tem problemas e desgastes internos no partido e, a cada quatro anos , dentro do período, ele tem a opção de mudar. São casos que acontecem constantemente, quando o partido se desvia da sua função, funde com outros sem a concordância de todos. Então, acho que tem existir esta oportunidade, a cada quatro anos o politico ter um determinado período, um mês, para ele poder fazer a sua troca partidária, mas somente neste caso", disse Mannato.


Vida pública
Mannato iniciou a sua vida pública no municipio de Serra-ES, quando ainda era Diretor Presidente do Hospital Metropolitano em 2000, após receber um convite do atual prefeito do municipio Sergio Vidigal (PDT-ES), para coordenar o setor financeiro da sua primeira campanha para prefeito no muncípio. Vidigal alegando que precisava de alguém de confiança para assumir o cargo, deixou todo o financeiro na responsabilidade de Mannato e do senhor Antônio Geraldo Vidigal, pai dele.
Vidigal eleito, convidou Mannato para assumir a Secretaria Municipal de Serviços da Prefeitura Municipal de Serra-ES. A partir dai, Mannato começa a desenvolver trabalhos e serviços nas comunidades do município, crescendo então um sentimento interno partidário, onde ele foi escolhido pelo grupo para ser o candidato a deputado estadual do PDT.
Mas diante de uma situação pessoal entre prefeito Vidigal e sua esposa Sueli Vidigal, que seria lançada a deputada federal, mas ela não queria ficar longe do marido, o grupo então decide lançar Mannato a candidato a deputado federal.
Mannato então foi eleito deputado federal em 2003, iniciando assim a sua carreira politica.

Trajetória como deputado federal
Seu primeiro mandato como deputado federal pelo PDT foi em 2003-2007, reeleito em 2007 a 2011 e, novamente deputado federal em 2011 a 2015.


100% presente
Ao contrário da maioria dos parlamentares da Casa, Carlos Mannato (PDT-ES) defende a transparência e compromisso com eleitor, e entre 2007 a 2010, teve 100% de presença em sessões ordinárias da Câmara.


"Eu fui o único do Brasil dos 513 deputados e 81 senadores que não faltou nenhuma das 422 sessões durante 4 anos. É uma coisa interna minha, eu sempre fui muito caxias, eu sempre fui muito cumpridor de horário, eu sempre fui uma pessoa muito determinada. Fui eleito para estar presente na Câmara, terça, quarta e quinta, que são os dias das sessões, então é praticamente impossivel você me tirar de lá, só uma coisa muito grave me tira de lá. Em 2005 tive somente uma falta, foi no dia da morte do meu pai! Eu estava em Brasilia, peguei o avião para Vitória, participei do velório, retornei para Brasilia, mas ocorreu um atrazo no vôo e, quando cheguei na Câmara tinha 10 minutos que havia terminado a sessão. Foi a única falta que tive durante todos estes anos", disse Mannato.

Fatos que marcaram politicamente
A aprovação da Lei da Ficha Limpa, foi um dos fatos muito marcante para Mannato, porque ele sempre defendeu este tipo de transparência. Outros fatos muito importântes para ele, foram as negociações dos acordos saláriais do Salário Mínimo no Congresso Nacional e o Prêmio que ele recebeu por ser o deputado 100% presente em todas as sessões nos últimos 4 anos. Foi um Prêmio alegre e triste ao mesmo tempo, alegre porque ele ganhou, mas só ele? Porque outros não cumprem com suas obrigações! Este Prêmio tem sido muito positivo e, ele tem encontrado muitos parlamentares que dizem que vão tentar ser igual a ele, um exemplo, titulado deputado rigor!

Sua participação na bancada capixaba
Em 2005 Mannato foi coodenador da bancada capixaba, e durante este período ele não conseguiu sequer agendar uma reunião, um horário que ele fosse atendido pelo o então governador Paulo Hartung, este foi um momento muito ruim, muito negativo e decepcionante para a sua posição como coordenador. Esta situação lhe deixou muito triste, pois ele estava representando toda a bancada e os interesses da população capixaba.


Superado pela retaliação realizada por Hartung em não recebe-lo, atualmente existe uma boa relação entre ambos.
Mannato perdeu todo entusiasmo em coordenar a bancada depois do ocorrido em 2005, mesmo tendo uma ótima relação com o atual governador Casagrande, não quer e nem pretende colocar mais seu nome a disposição para coodenação. Mas diz que a bancada sempre poderá contar com ele para tudo que for benéfico para o país e principalmente para os capixabas.

Uma mulher no comando do país
Mannato construiu uma relação muito boa e satisfatória com a presidente Dilma Rousseff, esteve com ela três vezes quando ainda ela era ministra e, acha ela muito determinada, muito competente, cobra muito dos seus auxiliares, não tem meias palavras e corta sempre reto. Esta muito preparada para governar o país, pois as atitudes que ela vem tomado são de muita firmeza. E se ela realmente continuar nesta linha, terá o seu apoio até o final do seu mandato na presidência. "Com ela não aconteceria o mansalão", diz Mannato.

Apoio ao governo Casagrande
O governador Casagrande poderá sempre contar com o apoio de Mannato nos seus projetos e ações, mas que sejam em beneficio da população capixaba, caso contrário, ele irá procurá-lo e discutir com ele até que seja solucionado. Existe entre eles uma relação muito boa e salutar, independente de partido politico.


Candidatura em 2012
A sua história com a capital iniciou-se há 51 anos atráz, quando seus pais migraram do municipio de Alegre-ES para Vitória.


Mannato reside em Vitória, onde obteve a maioria dos seus votos nas últimas eleições.
Buscando expandir novos horizontes, Mannato mudou seu domicilio eleitoral de Serra para a capital e, atualmente é presidente do PDT municipal de Vitória e, esta colocando o seu nome à disposição do partido para concorrer à prefeitura de Vitória em 2012.


Se acha preparado para governar a capital, por ter uma formação profissional qualificada, boas relações com Brasilia, com o governador Casagrande, uma exelente relação e credibilidade com toda classe politica do Estado. É um sonho que ele quer torna-lo real, mas caso não se realize, ele não ficará no legislativo a vida toda, prefere ir para o Tribunal de Contas, pela sua experiência administrativa e criar uma mentalidade mais educativa e preventiva do que fiscalizadora.


Imagens : Exclusividade/Capixabão
Reportagem: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade