Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Especial: Carnaval de Vitória 2011 - (Santa Teresa, ES)

Santa Teresa

Especial: Carnaval de Vitória 2011 - Santa Teresa

Santa Teresa Especial: Carnaval de Vitória 2011

Barreiros vai mostrar religiosidade, colonização e serras capixabas

Com o enredo "De Santas a Imperatrizes, são tantas Marias, Teresas e Leopoldinas pelo meu Brasil", a escola promete inovar

Os descendentes europeus vão descer a serra capixaba e invadir a passarela da folia no dia 26 de fevereiro. Quando a Unidos de Barreiros desfilar no Sambão do Povo no Carnaval de Vitória, a Capital será tomada pelos ares de Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina.

Com o enredo "De Santas a Imperatrizes, são tantas Marias, Teresas e Leopoldinas pelo meu Brasil", a vermelha e branca de São Cristovão promete inovar. Com quatro carros alegóricos, três tripés e pelo menos 2,5 componentes, a escola quer misturar tradição e ousadia num grande ziriguidum. É o que diz o presidente da agremiação, Jadilson Damascena, o Didilson.

"A Barreiros foi buscar o ritmo das montanhas, com a Itália, a Alemanha, os holandeses e a música pomerana, para uma grande integração. Não vamos só contar uma história da imigração, mas falar da aposta que eles fizeram. Esses povos acreditaram que iriam atravessar o oceano e encontrar aqui uma terra maravilhosa", disse.

Para dar as boas-vindas à escola, um grande cavalo alado chega no carro abre-alas. A escolha tem um motivo: na época da colonização, os imigrantes subiam a serra em cavalos, seguindo o caminho das borboletas. Tudo na esperança de encontrar ouro e riquezas.

"Na realidade, as borboletas não levam ao ouro, e sim às flores. Assim eles chegaram à terra das bromélias e das orquídeas. Por isso vamos chegar ao Sambão com os cavalos alados, com asas de borboleta", explicou Didilson.

Ritmo frenético
Para dar conta deste carnaval, 30 pessoas ficaram responsáveis pela montagem das alegorias pesadas, finalização dos carros alegóricos, transformação de isopor e de tecidos em esculturas. E para dar conta de todo esse pique, haja comida! Pelo que diz a cozinheira Kátia Nascimento, o pessoal da Barreiros não é bom somente no samba.

"A minha cozinha praticamente vive lotada. Toda hora tem um lá. O pessoal gosta de carne assada, de carne ensopada, galinha. Além de samba no pé, eles são bons de boca. Nunca vi gostar assim de um garfo!", revelou a cozinheira. Em cada refeição, chegam a ser preparados até cinco quilos de carne.

Na avenida também estarão representados os jogos de carta e tabuleiro, tradicionais nas escolas de Santa Maria de Jetibá. Uma escultura de quatro metros representa o rei das cartas. Em cima dele, ainda vai ter espaço para um destaque. Uma outra estrutura vai levar ao Sambão do Povo a beleza dos colibris de Santa Teresa, com muitas cores e brilho.

Ele é o "pai" dos carros
Quem vê os carros prontos passando pela avenida não imagina quanto trabalho dá a montagem da estrutura. E nesse quesito, a Barreiros conta com um mestre e tanto: é o Aguinaldo Luiz dos Santos, conhecido como Paulista. Há onze anos na escola, ele é um dos responsáveis pela estrutura que carrega as alegorias.

Paulista não esconde o orgulho quando vê o trabalho concluído e a plateia em êxtase na passarela da folia. "Tudo é um conjunto. O carro pode até não ter luxuosidade, mas a gente fica feliz quando vê eu consegui chegar lá. Me dá muito orgulho, porque meu trabalho também tem um pouco de criação".

A Unidos de Barreiros é a terceira escola a atravessar a avenida no segundo dia de desfiles do grupo especial. Pelo jeito, as "três santas" homenageadas vão passar longe da santidade na folia capixaba.


Imagem: Viva Samba


Tags:



Publicidade