Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Consolidar a sigla, reorganizar e ampliar o partido - (Águia Branca, ES)

Águia Branca

Perfil: Macaciel  Breda novo presidente do PSB-ES, consolidar a sigla, reorganizar e ampliar o partido - Macaciel Jonas Breda

Macaciel Jonas Breda Perfil: Macaciel Breda novo presidente do PSB-ES, consolidar a sigla, reorganizar e ampliar o partido

Perfil: Macaciel Breda novo presidente do PSB-ES, consolidar a sigla, reorganiz

Macaciel Jonas Breda, 49 anos, natural de Águia Branca, noroeste do Estado, formado em adminstração de empresas pela UVV, militante sindicalista, foi presidente do PT municipal de São Gabriel da Palha, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha, foi vice-prefeito de Águia Branca (1990 a 1994), e comandou a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado (Fetaes). Filiado à legenda há 13 anos, atuou como 1° secretário e atualmente exercia a função de secretário geral no PSB. Com perfil agregador e sem pretensões eleitorais, se transformou em uma figura de grande importância no desenvolvimento estratégico partidário, com experiência suficiente para garantir o fortalecimento do PSB neste novo momento no Estado.

Desafios e projetos 
http://www.capixabao.com/portal/p/259.jpg

 Ex-secretário-geral do PSB Macaciel Breda assumiu oficialmente à presidência regional da sigla no dia 13 de janeiro de 2010, substituindo o ex-presidente Luiz Ciciliotti, agora secretário da Casa Civil do governo.

Seu grande desafio é dar continuidade ao projeto iniciado por Ciciliotti e conduzir o PSB por um caminho que não o transforme em um partido de aluguel, formar novas lideranças, ampliar a militância nos 78 municípios capixabas e preparar a estrutura partidária. Superando o desempenho alcançado em 2008, fazendo mais que suas atuais 15 prefeituras, sete vices e uma pespectiva de 86 vereadores em 2012, com dimensão em todo o Estado, para a disputa de de um espaço político amplo para o PSB e o PT nas eleições de 2012.

Meta do PSB é crescer no Estado

O partido que hoje comanda 15 prefeituras, traça estratégias de olho nas eleições de 2012. Depois de emplacar sua maior liderança local no comando do Estado, o governador Renato Casagrande, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) já traça um mapa de estratégias para converter esse prestígio político em musculatura eleitoral para as disputas municipais de 2012.

Aparentando não ter quadros para apresentar, o PSB surpreendeu os meios políticos e agora o partido negocia de uma forma diferente. A expectativa é de que se consolide, ganhando cada vez mais espaço no cenário capixaba, como vem ocorrendo em nível nacional.

Aos poucos Casagrande foi se transformando no grande nome, senão único de destaque, do partido, o que garantiu sua candidatura e vitória na eleição ao Senado em 2006. Casagrande chegou à Secretaria-geral do PSB Nacional, ao mesmo tempo em que se tornava uma das figuras mais importantes do partido, em nível nacional, sua imagem ganhava a mídia e ele aparecia como um dos melhores parlamentares do Congresso Nacional.

Macaciel espera contar com Casagrande no pleito, mas dentro dos limites do cargo de governador. A presença dele na campanha de 2012 dependeria dos nomes em disputa e dos projetos em discussão. Ele poderia até atuar para isolar candidatos polêmicos. "Não tenho dúvida de que o DNA partidário o colocará na militância, mas ele deve participar de forma mais preservada, de postura mais distante do processo municipal", diz Macaciel.

Juventude na politica

Para Macaciel um partido sem uma representação jovem não tem seguimento politico e nunca terá futuro. A juventude do PSB, como também o Movimento Negro, de Mulheres, Sindical e GLBT, tiveram papeis importantíssimos e contribuiram muito para o atual cenário capixaba, caminharam com Casagrande, percorreram todo Estado em busca de apoio e ampliação dos movimentos de juventude e demais, nos municipios e nas redes sociais na internet, fortalecendo a sua candidatura e alcançando a vitória ao governo nas eleições 2010.

http://www.capixabao.com/portal/p/260.jpg

"Até início de fevereiro a Executiva do PSB, define as prioridades de ação. Nossa expectativa é muito positiva para os próximos quatro anos com a ascensão de Renato, que ajudou a construir o PSB, ele é liderança local e nacional do partido", diz Breda. 

 


O presidente admite que Casagrande ficará mais ligado ao governo, cenário em que caberá aos socialistas buscar mais robustez partidária. "Vamos nos voltar para dentro do partido, buscar novos líderes, reforçar a organização, trazer mais filiados. E também acompanhar o governo com quadros e avaliando o desempenho do Executivo".

"Em 2011 vamos preparar o PSB, e em 2012 definir candidatos"
Já passam de 24 mil os filiados do PSB no Estado, segundo dados de 2008. As metas para ampliar essa base e "reorganizar" os diretórios municipais, é realizar seminários, eventos e uma cadeia de ações durante o ano.

A partir de fevereiro presidentes estaduais do país já se reúnem com o comando nacional do PSB em Brasília para traçar estratégicas para 2012. "A busca de lideranças em todo o Espírito Santo será natural, abrindo as portas do partido", comenta o presidente.

Assembléia Legislativa - eleição de 2010
Renovação de 50% na Casa. O PSB caiu de quatro deputados estaduais para dois, mas foram eleitos 23 na aliança de Renato Casagrande.

Breda comemora também o cenário atual, com sete postos do primeiro escalão do governo. Achou um tamanho legal e condiz com a atual representação das alianças.

Imagem: Exclusiva/Capixabão
Reportagem: Ivan de Freitas



Tags:



Publicidade