Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Passeios ecológicos são dicas para o Natal e Ano Novo - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Passeios ecológicos são dicas para o Natal e Ano Novo - Conceição da Barra

Conceição da Barra Passeios ecológicos são dicas para o Natal e Ano Novo

Dunas, praias e trilhas. Como opção de lazer para as famílias aproveitarem a natureza durante o Feriado de Natal, o Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, estará aberto na sexta-feira (24) e no sábado (25), além dos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, ocasião em que os visitantes também poderão optar por um passeio ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari. O horário de visitação é das 9 às 17h30.

As praias e dunas são as principais atrações do Parque Estadual de Itaúnas nesta época do ano. Por isso, durante o Réveillon, serão desenvolvidas atividades para a conscientização dos visitantes sobre a coleta do lixo e importância da preservação ambiental da região. No dia 1° de janeiro, a partir das 7 horas, acontece um Mutirão de Limpeza que terá início na sede da unidade.

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha é outra dica para quem gosta de aproveitar o sol e o banho de mar. Outra atração do Parque é o mirante, de onde é possível ter uma ampla visão da região de restinga em Setiba e das Três Ilhas, em Guarapari.

Verão

Nos demais Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) não haverá atendimento ao público nestas datas. As unidades estão em fase de implementação da Temporada de Verão, prevista para ter início em janeiro de 2011 com programação especial.

Cabe ressaltar que o Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, encontra-se fechado para visitantes desde o mês de agosto, período em que enfrentou problemas com a seca da vegetação e falta de água por conta da estiagem.

No momento, o Pepaz passa pela revitalização de sua comunicação visual com a instalação de placas de sinalização, painéis de fotos, mapas, entre outras medidas. As trilhas também estão sendo reestruturadas. A unidade reabre após os termino das intervenções ainda sem data prevista.

Mais informações:

- Parque Estadual de Itaúnas

Foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.

O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes.

O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: Município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
Contato: [email protected]

- Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.

Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia.

O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

Área aproximada: 1.500 ha.
Localização: Município de Guarapari.
Contato: [email protected]



Imagem: Reprodução/Palê Zupanni


Tags:



Publicidade