Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Anchieta investe no desenvolvimento sutentável da Região Sul - (Alfredo Chaves, ES)

Alfredo Chaves

Anchieta investe no desenvolvimento sutentável da Região Sul - Alfredo Chaves

Alfredo Chaves Anchieta investe no desenvolvimento sutentável da Região Sul


O município de Anchieta realizou na ultima quinta-feira (02) o Seminário e Mostra Institucional da Região Metrópole Expandida Sul, onde os cinco municípios,  Anchieta, Alfredo Chaves, Guarapari, Iconha e Piúma, juntos, discutiram a questão do desenvolvimento com a instalação dos novos empreendimentos na região, além de buscar recursos para amenizar os impactos que serão gerados pelo Pólo Industrial.


O evento, que reuniu um pouco mais de 450 pessoas, teve como objetivo disseminar o conhecimento sobre “governança regional e consórcios intermunicipais”, além de criar elos entre os grandes empreendimentos e as empresas locais. Os cinco prefeitos assinaram o protocolo de intenções para criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Sul (Condesul), que é o primeiro consórcio público multissetorial do Estado. Agora, cabe a cada Câmara Municipal ratificar o documento para que sejam iniciados os trabalhos em busca de um desenvolvimento de qualidade para a região.


Segundo o prefeito Edival Petri, com o Consórcio ficará mais fácil a efetivação de projetos de abrangência regional nas áreas de saneamento, segurança, sistema viário, entre outros, que serão demandados pelos grandes investimentos. “Queremos que esses projetos sejam transformados em um desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida da população”, disse.


“É fundamental que os municípios consolidem essa articulação e, podem ter certeza que o governo do Estado estará presente dando apoio tanto politicamente quanto financeiramente”, disse o futuro governador do Estado, Renato Casagrande, além de parabenizar e enfatizar que este é um evento inovador e de grande importância para a região, que está em pleno desenvolvimento.


Representantes de cada município da sociedade civil organizada serão convidados para a formação de conselhos e fóruns propositivos. Após será formado um conselho deliberativo entre as cinco prefeituras, o Estado e as empresas.
Em Anchieta já foi inaugurada a Unidade de Tratamento de Gás (UTG – Petrobrás) e, em fase de licenciamento nos órgãos competentes – Iema e Ibama – estão a Quarta Usina de Pelotização da Samarco, Porto da Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Ubú (CSU – Vale). Com isso, a previsão é de que os investimentos girem em torno de R$ 3,35 bilhões até 2013.


O secretário de Integração Econômica de Anchieta, Marcus Zanotti, explicou que o evento marca o início de uma longa caminhada e requer a mobilização de todos para que se possa alcançar um desenvolvimento harmonioso entre o presente e o futuro.


Além de representantes das câmaras municipais e das prefeituras de cada município envolvido, das empresas locais que irão se instalar, estiveram presentes no evento o governador do Estado, Paulo Hartung, o senador e governador eleito, Renato Casagrande, o vice-presidente da Assembléia Legislativa Rodrigo Chamoun e o coordenador-geral de Informação e Monitoração de Políticas da Secretaria de Integração Nacional, representante do Ministério da Integração Nacional, Ubajara Berocan Leite, entre outras autoridades do Estado. 







Imagem: Reprodução
Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade