Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Vandinho Leite é cotado para a Secretaria de Esportes do Estado - (Domingos Martins, ES)

Domingos Martins

Vandinho Leite é cotado para a Secretaria de Esportes do Estado - Domingos Martins

Domingos Martins Vandinho Leite é cotado para a Secretaria de Esportes do Estado


Embora não tenha sido oficialmente convidado pelo governador eleito Renato Casagrande, o deputado Vandinho Leite (PR) é visto dentro do PR como o quadro mais apropriado para assumir a Secretaria de Esportes, como vem sendo aventando pela imprensa. O parlamentar se encontra agora com o presidente do partido, Neucimar Fraga, para discutir o assunto.


O que justifica a indicação de Vandinho para a pasta é o fato de ele saber trabalhar em espaços reduzidos, baseado em seu desempenho à frente da Comissão de Educação na Assembleia.
Mesmo não sendo a comissão uma das mais visadas da Casa, o parlamentar conseguiu desenvolver um trabalho que lhe deu visibilidade. Por meio de audiências públicas – quando a Casa permitia audiências fora do palácio

Domingos Martins –, rodou o Estado, ouviu as demandas da população e, embalado no boom de institutos federais de ensino profissionalizante sendo implantados no Estado, conseguiu colocar a educação tecnológica na pauta de interesse político do Estado.


Trabalho que lhe rendeu a ampliação de sua base eleitoral para o interior, sendo reeleito com 38,5 mil votos e mostrando que, independentemente do tamanho do espaço político, é possível garantir vitrine e fazer capital político. Além disso, Vandinho tem trânsito palaciano e político.


O partido entende que, das opções colocadas pelo governador eleito Renato Casagrande, de ocupação opcional de pastas como Trabalho e Assistência, Turismo e Esportes, a terceira alternativa é a mais acertada diante do quadro que disponibilizariam para a vaga. Além disso, a escolha atende ao partido parceiro na eleição, o PP.


Primeiro porque reconhece o trabalho feito pelo ex-secretario de Turismo, Marcos Vicente, e segundo porque, ao aceitar a pasta do Esporte, o partido abre a vaga para o retorno de Nilton Baiano à Assembleia. Ele havia sido eleito em 3 de outubro, mas, com a validação dos votos de Luiz Carlos Moreira (PMDB), houve uma recontagem dos votos na coligação e Nilton cedeu a vaga à Solange Lube (PMDB).


Mais nomes
Assim como os demais partidos que compuseram o leque de alianças de Renato Casagrande na eleição deste ano, o PSB também fará sua lista de nomes a serem incorporados ao governo. O levantamento dos quadros e das secretarias visadas pelo partido está a cargo do secretário geral do partido, Macaciel Breda.


Para os meios políticos, isso mostra que o coordenador político da equipe de transição, Luiz Carlos Ciciliotti, está em outro nível de articulação. Para os observadores, a cadeira dele na Casa Civil já é garantida. É Ciciliotti quem está cuidado da negociação com os partidos. Já a análise sobre a reestruturação da equipe com fusão e criação de secretarias estaria a cargo do próprio governador eleito.


Outra mobilização vem do PMDB. O deputado federal Lelo Coimbra estaria se articulando para ingressar na equipe de governo de Renato Casagrande. O que abriria a vaga na Câmara para o primeiro suplente do grupo, Camilo Cola.


Por parte do PSB e dos militares há também uma pressão para que se abra mais uma vaga na bancada federal, o que contemplaria o retorno do deputado federal derrotado em outubro Capitão Assumção. A pressão é para que a bandeira do parlamentar em favor da categoria deve continuar. A primeira investida do partido foi no deputado federal eleito Audifax Barcelos (PSB), que rejeitou o convite.







Imagem: Reprodução
Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade