Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Parques Estaduais abertos durante o feriado de Finados - (Ibitirama, ES)

Ibitirama

Parques Estaduais abertos durante o feriado de Finados - Ibitirama

Ibitirama Parques Estaduais abertos durante o feriado de Finados

No Parque Cachoeira da Fumaça, é possível avistar a Pedra Azul, o Pico do Forno Grande e a região do Caparaó.

Durante o feriado prolongado em virtude do Dia de Finados, celebrado na terça-feira (02), os Parques Estaduais, gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), apresentam opções para quem pretende curtir a folga em contato com a natureza. Os passeios por trilhas ecológicas conduzem os visitantes a cenários diversos que incluem dunas, montanhas e cachoeiras.

A Cachoeira da Fumaça está entre os cartões-postais de Alegre. A queda d’água deu nome ao Parque Estadual, localizado no município. Além desta paisagem, ao seguir a Trilha dos Parques, o visitante pode conferir a vista que contempla a região do Caparaó, a Pedra Azul e o Pico do Forno Grande.

No Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, as opções de passeios são autoguiadas, pois os caminhos possuem fácil acesso. As dunas, a foz do rio Itaúnas e as praias estão entre suas principais atrações. No Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, que também oferece trilhas autoguiadas, no mirante próximo à Lagoa de Caraís, é possível avistar o arquipélago de Três Ilhas.

Já o Parque Estadual de Forno Grande (PEFG), em Castelo, irá atender os frequentadores que agendarem previamente as visitas. A unidade apresenta relevo montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região.

Já no Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado em Domingos Martins, ainda não há previsão para reabertura ao público. A unidade enfrenta problemas por conta da estiagem como a falta d’água e a seca da vegetação desde o início de setembro.

Até que a unidade consiga normalizar o atendimento, o Pepaz continuará fechado para visitação. Enquanto isso, o Parque recebe nova comunicação visual, com a inserção de placas de sinalização, painéis de fotos e mapas informativos nas trilhas, que também estão sendo reestruturadas.

Parque Estadual de Itaúnas


Foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: Município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
Contato: [email protected].
Funcionamento: Das 8 às 18 horas.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Situado na Região do Caparaó, teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S. O Parque protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim. A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. Ao longo do rio a paisagem apresenta cascatas e corredeiras. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno. É uma das unidades mais procuradas para visitas escolares e por turistas.

Área aproximada: 162,5 ha.
Localização: Município de Alegre e Ibitirama.
Contato: [email protected].
Funcionamento : Das 8 às 17 horas. A trilha do Mirante dos Parques deve ser agendada no telefone (28) 9904-4824. A unidade também oferece passeios autoguiados.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região. Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

Área aproximada: 1.500 ha.
Localização: Município de Guarapari.
Contato: [email protected].
Funcionamento: Funciona das 8 às 17 horas. Agendamento de grupos no telefone 3242-3665.

Parque Estadual Forno Grande

Criado, em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. Nesta região da serra capixaba, predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Possui excelente centro de visitantes.

Área aproximada: 730 ha.
Localização: Município de Castelo.
Contato: [email protected]/



Imagem: Reprodução/Secom/Cacá Lima


Tags:



Publicidade