Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Surto - Circuito Banescard de Teatro - (Castelo, ES)

Castelo

Surto - Circuito Banescard de Teatro - Castelo

Castelo Surto - Circuito Banescard de Teatro

Sinopse

Quatro atores cansados do fracasso, da vida comum, da manipulação da mídia, de bundas, peitos, de situações que viram referência de um mundo de cabeça para baixo resolveram dar um giro de 360º em suas vidas, parar no mesmo lugar e tirar sarro dessa realidade. SURTO é um espetáculo que reúne esquetes que prezam pela demência de seus personagens. Personagens que a cada minuto encontramos, esbarramos na rua, assistimos na televisão, vivem conosco em nossas casas. SURTO é nada mais que isso. Perceber o absurdo da vida pelo simples prisma do humor.

Histórico

Foi assim, brincando com o fato do ser humano se permitir rir do que carrega de pior, como preconceito, luxúria, ganância e outros pecados que fazem com que a vida seja um pouco mais divertida, que Thaís Lopes, Rodrigo Fagundes, Wendell Bendelack e Flávia Guedes resolveram enfrentar o desafio de montar um espetáculo sem nenhum patrocínio. Uma grande aventura para quem vive de teatro nos dias de hoje. A idéia veio inspirada no paulistano Terça Insana. Em uma apresentação esporádica no Rio, Thaís Lopes foi assistir às loucuras de Grace Gianoukas e cia. Ficou encantada com a simplicidade e a qualidade das esquetes do Terça e acreditou que aqui no Rio também poderiam fazer algo naqueles moldes: com pouco dinheiro e muito talento. Daí a reunir alguns amigos atores e subir ao palco foi um pulo.

Desde as primeiras apresentações no Centro Cultural Correia Lima há quase três anos, SURTO já dava os primeiros sinais de que seria um sucesso. Depois vieram o Teatro Glória, o Ipanema, Casa da Gávea, Teatro UFF, Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Cândido Mendes, até que, em 2005, eles conquistaram um lugar no badalado Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, um dos espaços teatrais mais cobiçados do Rio. Na ocasião, SURTO tinha se tornado um sucesso de público e crítica. Neste um ano em cartaz no Teatro dos Quatro se tornou um fenômeno e encerrou temporada com casa lotada e sessões extras. Seguiu para São Paulo, cumprindo brilhante temporada de 3 meses com uma receptividade incrível do público paulista. Durante a temporada em São Paulo, uma comemoração no meio da semana na gigantesca casa de shows, CANECÃO para celebrar os 3 anos de sucesso sem sair de cartaz!!! Um espetáculo inesquecível com participações igualmente inesquecíveis de Fabiana Karla, Deborah Secco, Luis Miranda, Zéu Britto, Ângela Bismarchi e do padrinho Lúcio Mauro Filho.
Um humor ácido e mordaz e raízes no melhor do besteirol dos anos 80, fizeram SURTO arrancar aplausos de grandes nomes do meio artístico: Arlete Salles, Cláudio Botelho, Charles Möeller, João Falcão, a cantora Ana Carolina, Gilberto Braga, Adriana Esteves, Débora Secco e Falcão dentre outros, conferiram e rasgaram elogios ao texto e atuação. A crítica não foi diferente (ver trechos no final do texto). Todo este tempo a peça esteve na lista das indicadas pelo Globo e pela Veja Rio, foi capa da Rio Show (O Globo), Veja Rio e Caderno B do Jornal do Brasil, entre outras publicações.

SURTO se transformou numa peça cult, daquelas que as pessoas assistem inúmeras vezes e, que, por curiosidade, ganhou fãs famosos. Todo mundo que é vip queria fazer uma participação especial. E elas foram muitas: de Luana Piovanni a Ângela Bismarck, de Bruno Gagliasso a Lázaro Ramos, passando por Cristhiano Cochrane, Bruno Garcia, Lúcio Mauro Filho (que virou uma espécie de padrinho do grupo), Vladmir Britcha, Fabiana Karla, Sergio Marone, Cauã Raymond e os integrantes do Terça Insana, Luis Miranda e Octávio Mendes.

Indicados pelo Festival de Esquetes “Curta Cena” (melhor texto, melhor direção, melhor esquete, e vencedor no prêmio de melhor ator para Rodrigo Fagundes com a personagem Ângela Botox), Os Surtados são a promessa de novos autores e comediantes no Rio. E o sucesso da peça levou seus protagonistas a alçar novos vôos. Wendell Bendelack e Rodrigo Fagundes foram convidados pelos diretores João Falcão e Flávia Lacerda para integrarem o elenco de apoio do programa Sexo Frágil. Os dois também estão no elenco de A Máquina de João Falcão. Flávia Guedes fez parte do elenco da novela América, de Glória Perez, como a Berenice, a divertida empregada da casa de Cristiane Torloni e Edson Celulari, e ainda está no elenco de Irmã Vap. A convite do diretor Maurício Sherman, Rodrigo Fagundes levou um dos personagens da peça para a TV, e hoje o Patrick (olha a faca) é um dos maiores sucessos do humorístico Zorra Total. Em 2005, Rodrigo foi premiado como melhor comediante pela REDE GLOBO em votação popular.

E é dessa forma que eles continuam surtando e prometendo mais surpresas.

Trechos das críticas:

“Surto é uma espécie de retorno à garra da forma inicial do besteirol, usando o recurso da crítica a tipos e situações muito conhecidos do público. E. como o antigo besteirol, não tem pretensão alguma senão a de divertir, e fazer rir de algumas das insanidades que com mais freqüência atacam a Humanidade de modo geral. E, ao que se propõem, os Surtados sem dúvida chegam”. (Bárbara Heliodora – O Globo)

“Surto é um despretensioso e simpático espetáculo, dividido em seis cenas no formato de esquetes que brincam como a fazer teatro-sob o poder da atração da televisão nos atores e na platéia, tantas outras conseqüências das banalizações das vivências urbanas. Com forte inspiração nos esquetes do teatro besteirol do início dos anos 80, mas com a temperatura comportamental dos 2000, Surto revive com a irreverência e com a inconseqüência dos originais o humor que observa, quase como um registro, situações que estão no cotidiano da cidade ou no imaginário construído e veiculado pela TV”. (Macksen Luis - JB)
“Sem exceção, todos os atores exibem bom preparo vocal e corporal, presença cênica e ótimo tempo de comédia, além de conseguirem estabelecer com a platéia aquele tipo de cumplicidade indispensável quando se trata de um espetáculo em que os atores, de um modo geral, se relacionam diretamente com os espectadores. Sem dúvida, estamos diante de um grupo que reúne todas as condições para empreender uma bela jornada profissional, ao menos no que diz respeito ao humor”. (Lionel fischer – Tribuna da Imprensa)


Tipos diagnosticados de surto:

ÂNGELA BOTOX: UM CASO PATOLÓGICO E CIRÚRGICO DE SURTO – Rodrigo Fagundes - Quando um crime se torna piada, quando uma acusada de assassinato se utiliza de todos os álibis possíveis para provar sua inocência. Desde seu corpo esculpido até sua total burrice em relação à vida. Isso é Surto.
Num lugar entre o céu e a terra, Ângela Botox é sabatinada com perguntas que vão desde sua relação com o assassinato de seu marido, até seu futuro como viúva famosa. O absurdo de seu modo de pensar e viver traz à tona o mundo bizarro do culto ao corpo, da fama pela fama, da tragédia banalizada. Ângela é a piada personificada em trejeitos, seu modo de falar, sua história de vida.

ADELFRÊNIA: O SURTO VINDO DO NORDESTE – Flávia Guedes - Quando o ruim é ruim e o muito ruim é pior ainda. Quando a vida no mundo se torna mais fácil se a ignorância se torna sua aliada. Isso é Surto!
Adelfrênia é uma mulher de lugar nenhum. Sem habilidades, dons, competência, ou qualquer adjetivo que a capacite de mantê-la num emprego, ela tenta a todo custo sobreviver na selva de pedra da cidade grande. Recepcionista de motel, operária numa fábrica de queijos e laticínios, e aeromoça. Com um currículo tão extenso, Adelfrênia mais uma vez conta com a sorte e a boa vontade de algum surtado que possa ampará-la.

DEDINA VAJÁINA: UM SURTO NA PREMIAÇÃO MÁXIMA DO CINEMA – Wendell Bendelack - Quando um prêmio é entregue a uma atriz de formação e pretensões duvidosas. Isso é Surto!
Os caminhos para se chegar a um lugar ao sol são difíceis na carreira artística e Dedina é dedicada. Já tentou teatro, cinema, TV, levou pau no teatro, cinema e TV. Sem grandes opções, topa uma empreitada de coragem e acaba sendo premiada.

GREICIVONE: O SURTO PARA ABRIR OS CAMINHOS – Flávia Guedes - Quando uma companhia resolve abrir os caminhos do teatro e chama uma mãe de santo. Isso é Surto!
A crise tá braba e todos sabemos, para tentar dar um jeito, nada como uma mãe de santo...Ela é baiana e arretada...e promete trazer o público de volta!
JEZEBEL: UM SURTO NA AULA DE INTERPRETAÇÃO – Wendell Bendelack - Quando uma grande atriz é tratada como um lencinho descartável. Afastada da mídia, e não querendo vender água de coco, ganha a vida com Workshops de interpretação. Apaixonada por televisão, e frustrada com a profissão, ela vive na sala de aula grandes momentos dos clássicos da TV brasileira. Isso é Surto!

O TESTE: O SURTO TOTAL - Tudo na vida é medido por testes e provas. No Surto não seria diferente. Quer entrar na companhia? Ponha a figa no pescoço, cruze os dedos e merda. Isso é Surto!
Rodrigo Fagundes – Patrick Pax
Flávia Guedes – Marília Sanchez
Wendell Bendelack - Xico

Sobre os atores:

MARIANA SANTOS

Atua profissionalmente há 18 anos, formada em Psicologia desenvolve projetos ligados à Teatro-Educação. Seus trabalhos mais recentes são: musical “CRIOULA”, direção de Stella Miranda; “The Rock Horror Show”, direção de Carlos Leça, dentre outros. Desde 2004 integra o elenco fixo do programa ZORRA TOTAL – quadros “Dirce & Aderbal”; “Ex-mulher”; “Fala Patroa” e “Catarina e Osvaldo”.

RODRIGO FAGUNDES

Formou-se na Cal em 1999. Seus últimos trabalhos em teatro foram “Purificado” com direção de Filipe Vidal, “Quase verdade”, com direção de Dudu Sandroni. Ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Esquetes. Fez participações em “Kubanakan” e na minissérie “Um só coração”, com direção de Carlos Manga. Integrou o elenco do seriado “Sexo Frágil”, com direção de João Falcão e Flávia Lacerda. “Programa Novo”, direção de João Falcão. Agora faz parte do programa Zorra Total com o personagem Patrick Pax, sendo premiado pela REDE GLOBO como melhor comediante em 2005.

RENATO BAVIER

Com 12 anos fez a primeira peça profissional, "Tistu, o Menino do Dedo Verde". Resolveu parar com essa coisa de teatro - sempre disseram que não dava futuro - e foi trabalhar de fato...no Banco do Brasil. 10 anos depois, o teatro voltou para sua vida com força total. Virou produtor e sempre que dava, tava ele lá atuando..."Romeu e Julieta", "O Menino Detrás das Nuvens", "As Aventuras de Perseu", "Sonetos" de Shakespeare. Ah, não dá pra esquecer as aparições-relâmpago em "Copacabana" da Carla Camurati e "O primeiro Dia" de Walter Salles e Daniela Thomas. Mas foi SURTO sua grande virada...de cabeça pra baixo!

WENDELL BENDELACK
Formou-se na Cal em 1998. Seus últimos trabalhos em teatro foram “Um assassino chamado Hamlet” direção de Alan Castelo, “Na Cama com Tarantino” direção de Fezu Duarte (SP). Fez participações em Zorra Total, no Especial Musical de “Lisbela e Prisioneiro”, dir. de Ignácio Coqueiro. Integra agora o elenco do seriado “Sexo Frágil”, com direção de João Falcão e Flávia Lacerda. “Programa Novo” com direção de João Falcão. Participação especial em “Malhação”. No momento é o responsável pela direção de dois outros sucessos em cartaz no Rio: Fama Zero e Tubo de Ensaio.

Ficha técnica

Os Surtados:
-Flávia Guedes (stand in MARIANA SANTOS)
-Rodrigo Fagundes
-Wendell Bendelack
Ator convidado:
-Renato Bavier

Texto, concepção e direção: Os Surtados – Flávia Guedes, Rodrigo Fagundes, Thaís Lopes e Wendell Bendelack
Com: Os Surtados – Flávia Guedes (stand in Mariana Santos), Rodrigo Fagundes, Wendell Bendelack e Renato Bavier
Figurinos: Os Surtados
Colaboração Figurino: Lúcia Obara
Direção de Movimento: Duda Maia
Trilha Sonora: André Moraes
Iluminação: Evelyn Silva e Paulo Roberto Moreira
Programação Visual: Fernando Sperandio

Produção Executiva: Os Surtados e Renato Bavier
Direção de Produção: Renato Bavier
Produção Local: WB Produções

Serviço


“Surto”
Com Rodrigo Fagundes (Patrick do Zorra Total), Flávia Guedes (Stand-im Mariana Santos), Wendell Bendelack, participação especial: Renato Bavier.
Local: Teatro Sesi – Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha – Vitória/ES
Quando: 21 e 22 de Outubro
Quinta às 20h e Sexta às 21h
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia
Inf: 3334-7327 / 3389-4266 / 8152-1461
WWW.wbproducoes.com
Valor: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)
*Clientes Banescard tem 50% de desconto no valor da inteira, e clientes Porto Seguro e Assinantes do Jornal A Gazeta tem 40% de desconto no valor da inteira.
Ingressos a venda na bilheteria do Teatro Sesi a partir do dia 18/10/2010 de 13h às 19h.
Produção local: WB Produções

*Até dois ingressos por pessoa.


Imagem: Divulgação/WB Produções


Tags:



Publicidade