Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Parque Estadual de Itaúnas oferece programação especial para crianças - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Parque Estadual de Itaúnas oferece programação especial para crianças - Conceição da Barra

Conceição da Barra Parque Estadual de Itaúnas oferece programação especial para crianças

O mutirão ecológico será realizado na praia de Itaúnas a partir das 8 horas de domingo (11).

Em homenagem ao Dia das Crianças, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI) promove atividades especiais como brincadeiras e mutirão ecológico durante o feriado prolongado. Nesta sexta-feira (09), às 9 horas, será oferecida oficina de jarro de papel para a garotada, que tem programação garantida até terça-feira (12).

As dunas são uma das principais atrações do Parque, mas para conscientizar os freqüentadores sobre lixo deixado nas dependências da unidade, no domingo (11), a partir das 8 horas, será realizado um mutirão de limpeza na orla da praia de Itaúnas.

"Comemorar o Dia das Crianças, além de estarmos valorizando a infância, na qual muitos momentos foram marcantes em nossas vidas, é uma grande oportunidade de reforçar a questão da educação ambiental com o público infantil", comentou o gestor da unidade, Frederico Pinto.

A programação especial inclui exibição de vídeos com a temática ambiental e encerra com uma gincana com brincadeiras como caça ao tesouro, corrida do ovo e dança da laranja. Vale ressaltar que as trilhas desta unidade são auto-guiadas e, por isso, não é necessário agendamento prévio.
Parque Estadual de Itaúnas
O PEI criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991. Apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Estado, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.

O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima.

Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. A unidade abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância do PEI. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: Município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
Contato: [email protected].

Programação:
- Parque Estadual de Itaúnas
Sexta-feira (08) - Oficina de jarro de papel, às 9 horas e 14 horas. Exibição de filmes, às 10h20 e 15h30.
Domingo (10) - Mutirão ecológico para limpeza da orla da praia de Itaúnas, a partir das 8 horas.
Segunda (11) - Oficina de brinquedos reciclados (com garrafa Pet) e exibição de filmes às 14h.
Terça (12) - Gincana ecológica durante todo o dia. Brincadeiras como Toque o Sino (perguntas relâmpagos com temática ambiental), caça ao tesouro, dança da laranja, corrida de saco, dança da cadeira, entre outras dinâmicas.

As trilhas são auto-guiadas, mas é possível agendar o acompanhamento de um monitor ambiental pelo telefone (27) 3762-5196.

Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade