Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Estado registra 10 mil novas empresas - (Santa Maria de Jetibá, ES)

Santa Maria de Jetibá

Estado registra 10 mil novas empresas - Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá Estado registra 10 mil novas empresas

A Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES) registrou nos nove primeiros meses de 2010 mais de 10,1 mil empresas. Nestes números estão contempladas novas empresas e, também, a abertura de filiais, que são consideradas, para efeito de estatística, também como um novo negócio. Na média, o Estado ganhou mais 37,6 empresas por dia, com predominância para os micros e pequenos negócios, que representam mais de 90% do total de registros.

Se levarmos em conta apenas os dias úteis, aqueles em que a Junta Comercial atende ao público e os pedidos de registro são deferidos, o número de empresas registradas diariamente sobe para 54,96. No período, descontados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, tivemos 185 dias úteis.

Os números tornam-se ainda mais significativos se tomarmos apenas o expediente da Junta Comercial, que é de oito horas diárias. Neste caso, a cada hora foram registradas 6,9 novas empresas no Espírito Santo. No total, neste ano, a Junta Comercial processou mais de 123,8 mil diferentes atos do registro do comércio, incluindo a extinção de empresas registradas e o cancelamento de filiais.

Empresários individuais

Outro volume importante de registros neste ano, mas relativo aos oito primeiros meses de 2010, são dos chamados Microempresários Individuais (MEIs), que chegou a 5,6 mil. A atividade com maior número de registro é o comércio de roupas, seguido dos cabeleireiros e da exploração de bares. Em se tratando de municípios, o campeão no registro deste tipo de negócio é Vila Velha.

Os cinco municípios com maior número de empresários inscritos são responsáveis por mais de 50% de todos os MEIs formalizados no Estado.

Fazendo o mesmo cálculo em relação ao registro de empresas, a cada dia foram formalizados no Espírito Santo – no período de janeiro a agosto – 34,6 empresários, ou 4,3 por hora trabalhada na Junta Comercial.

Se tomarmos apenas as 10 atividades com maior número de formalização, elas representam 43,4% de todos os registros de microempreendedores individuais no Espírito Santo.

Somando-se o total de microempreendores individuais com o de novas empresas registradas no Estado, foram abertos mais de 13,3 mil novos negócios de janeiro a agosto de 2010, o que representa 81,3 registros a cada dia e 10,2 por hora, considerando-se o horário de funcionamento da Junta Comercial. Desde o início do atual Governo, o número de novas empresas vem crescendo na média de 10% a cada ano.


Campeões do MEI:

Vila Velha – 927
Cariacica – 681
Serra – 602
Vitória  – 380
Linhares – 275
Anchieta – 067
Santa Maria de Jetibá – 066
Conceição da Barra  – 055
Nova Venécia – 054
Itapemirim – 051


Atividades mais procuradas:

Comércio de roupas – 596
Cabeleireiros – 445
Bares – 345
Lanchonetes – 257
Confecções – 195
Informática – 153
Alimentos – 139
Obras (pedreiros) – 120
Ambulantes – 113
Comércio de bebidas – 100




Imagem: Reprodução/Romero Mendonça/Secom


Tags:



Publicidade