Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Dia Nacional de Luta das Pessoas com necessidades especiais - (Linhares, ES)

Linhares

Dia Nacional de Luta das Pessoas com necessidades especiais - Linhares

Linhares Dia Nacional de Luta das Pessoas com necessidades especiais

Acessibilidade. Para muitos, essa palavra não quer dizer muita coisa, mais de 15% da população brasileira compreende muito bem este significado. Segundo o IBGE, cerca de 15% da população possui algum tipo de deficiência. Postes, buracos, calçadas irregulares, estabelecimentos sem acesso, tudo isso é consequência da falta de acessibilidade, o que dificulta muito a vida das pessoas que têm algum tipo de deficiência.

Embora as grandes cidades já estejam se adaptando para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência, ainda há muito que fazer e muito que se discutir. Foi com esse intuito que se instituiu o dia (21) como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Urge a necessidade de se instituir, cada vez mais, suportes para o deficiente físico nas ruas, nos veículos automotores, escadas também não ajudam, deveriam haver rampas exclusivas para os cadeirantes, ou seja, políticas públicas são fundamentais neste aspecto.

Por exemplo, podemos citar o município de Linhares (ES) que foi um dos primeiros do estado a ter o transporte adaptado para favorecer a vida dos cadeirantes. A cidade já melhorou muito a acessibilidade no meio urbano e a inclusão na rede regular de ensino, hoje, uma grande realidade. O mercado de trabalho destaca-se no município, somente no ano passado (2009) foi alcançado número de mais de 100 novos postos de trabalho voltados para os trabalhadores especiais em diversos setores da economia.

Hoje, vários municípios capixabas deram um passo à frente na realidade, investindo em políticas públicas para os deficientes, porém ainda há muito que fazer, para termos uma realidade satisfatória diante da questão da acessibilidade.


Imagem: Reprodução/Fiec Online


Tags:



Publicidade