Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ciodes-190 comemora aniversário com 20 milhões de ligações atendidas - (Marataízes, ES)

Marataízes

Ciodes-190 comemora aniversário com 20 milhões de ligações atendidas - Marataízes

Marataízes Ciodes-190 comemora aniversário com 20 milhões de ligações atendidas

O Ciodes desenvolveu vários projetos com o intuito de agilizar e diminuir o tempo de atendimento à solicitação feita através do 190.

O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190) comemora, nesta sexta-feira (17), seu sexto ano de atuação. Neste período foram mais de 20 milhões de ligações atendidas e o tempo resposta caiu de 32 minutos para oito minutos, sendo que 92% das ligações são atendidas até o segundo toque.

Para comemorar a data, será realizada, nesta sexta (17), uma solenidade, às 9h30, na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), para homenagear os profissionais que se destacaram no último ano. Na ocasião, o diretor do Ciodes, major Nylton Rodrigues, realizará uma apresentação destacando as ferramentas e tecnologias utilizadas pelo Centro.

Criado em 2004, o Ciodes funciona como um complexo integrado entre as polícias Militar, Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Civil Municipal de Vitória e profissionais da Secretaria de Justiça (Sejus). É um organismo governamental vivo, alerta e atuante na segurança pública que apresenta resultados significativos no atendimento ao cidadão.

A população aciona o Ciodes por meio do número de emergência único - o 190, e relata as ocorrências. Dessa forma, o sistema permite gerar indicadores de segurança pública com relatórios contendo o tipo, horário, local e dia das incidências do crime e viabiliza emprego racional dos recursos para o combate à criminalidade.

A integração das instituições, tecnologia, metodologia inovadora e Programa de Aprendizado Contínuo são os quatro alicerces que fazem desse sistema um excelente método para o auxílio ao cidadão, atendendo melhor e propiciando a prisão do agressor da sociedade em flagrante.

Para o diretor do Ciodes, “a eclosão da violência depende do ambiente social (educação, familiar, drogas, impunidade etc.), mas depende também da eficiência dos mecanismos de controle e a Polícia em geral faz parte desses mecanismos, tendo como missão a eficiência”.

Ao longo desses anos o Ciodes desenvolveu vários projetos com o intuito de agilizar e diminuir o tempo de atendimento à solicitação feita através do 190. O “alerta vermelho” e “olho digital” são dois dos projetos que ganharam o Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves).

O Alerta Vermelho, inaugurado em janeiro de 2006, tem como objetivo identificar as chamadas de emergência e encaminhar para atendimento imediato. Isso possibilitou o aumento do número de prisões em flagrante realizadas pela Polícia Militar, já que o projeto privilegia ocorrências em andamento, sendo elas de qualquer natureza.

O “olho digital” inspira e incentiva os municípios a investir em segurança pública. O município instala o sistema de vídeomonitoramento na via pública e o Estado responde às demandas registradas.

Expansão

A novidade deste ano é o Call Center Único que atende a municípios do Sul do Estado, como Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Marataízes entre outros. Essa foi uma iniciativa inovadora no País com o objetivo de proporcionar agilidade e padronizar o atendimento telefônico. O Ciodes é um organismo único que tem sua expansão efetiva no Sul e projeção para o Norte do Estado.



Imagem: Reprodução/Nestor Müller / Secom


Tags:



Publicidade