Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Eleições 2010: TRE recebeu cinco pedidos de impugnação - (Pinheiros, ES)

Pinheiros

Eleições 2010: TRE recebeu cinco pedidos de impugnação - Pinheiros

Pinheiros Eleições 2010: TRE recebeu cinco pedidos de impugnação

Os pedidos foram contra Vasco Alves, Gilson Gomes, Nilton Gomes, Luciano Pereira e Gildevan Alves Fernandes.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo já recebeu cinco pedidos de impugnação contra candidaturas. Quatro questionam a legalidade de registros a deputados estaduais e um a federal. A maior parte das solicitações foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Apenas uma delas atende a uma solicitação de um partido político.

O Ministério Público quer o indeferimento do registro de candidatura dos candidatos a uma vaga na Assembléia Legislativa Vasco Alves (PSB), Gilson Gomes (PSDC) e Nilton Gomes (PP). E do candidato a deputado federal, Luciano Pereira (DEM). A quinta ação é de autoria do PMN da cidade de Pinheiros, município localizado ao norte do Estado. O alvo é o ex-prefeito da cidade, Gildevan Alves Fernandes, que tenta uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PV. Ele responde a uma ação por improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF).

O ex-prefeito é acusado envolvimento em um esquema de licitações irregulares para a compra de ambulâncias que ficou conhecido como "Máfia das Sanguessugas".

De acordo com a Secretaria Judiciária do TRE, os quatro candidatos com pedido de impugnação de candidatura encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral estão na lista de agentes públicos com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo. Contra o candidato Vasco Alves ainda há uma condenação por prestação de contas irregular de campanha.

Ex-prefeito de Vila Velha, Alves responde a pelo menos quatro processos na Justiça de Vila Velha: três por improbidade e um por peculato. Ele tenta voltar ao cenário político como deputado estadual.

Também tenta o retornar à Assembleia, outro alvo de ação de impugnação pelo Ministério Público é o ex-deputado mensalista Gilson Gomes (PSDC). Em 2007, também foi alvo de denúncia por improbidade administrativa. Segundo as investigações, Gilson Gomes solicitou o pagamento de diárias para viagens que não foram realizadas.

Outro que também tenta uma vaga no parlamento estadual é Nilton Baiano (PP), condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa, devido a irregularidades na execução de um contrato de R$ 1,6 milhão, quando era secretário de Saúde do Espírito Santo, o ex-deputado federal também é alvo de ação de impugnação.

A única candidatura à Câmara Federal questionada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) é a do deputado estadual Luciano Pereira. Os motivos não foram divulgados.

De acordo com a Justiça Eleitoral cabe a qualquer candidato, partido político, coligação ou ao Ministério Público Eleitoral, ingressar com pedido de impugnação de registro de candidatura no prazo de cinco dias contados a partir do pedido de registro do candidato. Neste caso, o prazo terminou nesta terça-feira (13).

Imagem: Divulgação
Revisão: Ivan de Freitas – [email protected]


Tags:



Publicidade