Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Oportunidades esportivas para os jovens Capixabas - (São Roque do Canaã, ES)

São Roque do Canaã

Oportunidades esportivas para os jovens Capixabas - São Roque do Canaã

São Roque do Canaã Oportunidades esportivas para os jovens Capixabas

Oferecer oportunidades para os jovens capixabas. Essa é a meta do Governo do Estado que, nos últimos anos, vem pensando, desenvolvendo e aplicando programas com o objetivo de melhorar a vida dos estudantes e, em conseqüência, o crescimento do Espírito Santo. As secretarias cada vez mais estão unindo esforços na busca de oportunidades para todos com serviços de qualidade.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) tem significativa importância neste processo. Um dos esforços da secretaria, depois de alfabetizar e estruturar a aprendizagem, é capacitar para o mercado de trabalho. Por isso, hoje, os estudantes da rede pública estadual podem contar com a Educação Profissional, o programa Bolsa Sedu e os Centros Estaduais de Idiomas (CEIs).

A Educação Profissional é a oferta de cursos de formação técnica de nível médio que vem para garantir uma formação para os jovens capixabas que buscam reunir as competências e habilidades necessárias para inserção no mercado de trabalho. Desde 2005, esta formação vem sendo oferecida na rede estadual.

Nos diversos eixos tecnológicos, são mais de 30 opções de cursos, ofertados em 130 escolas de 60 municípios. Já são 15.050 egressos no mercado de trabalho por meio dos cursos técnicos de nível médio e Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio.

Já o Bolsa Sedu é um programa que credencia instituições privadas para oferta de vagas de Educação Técnica Profissional. Ou seja, o Governo do Estado compra vagas em escolas particulares para que os jovens capixabas tenham acesso à formação profissional de nível técnico.

O programa vem sendo ampliado a cada edição. Em 2007, na sua criação, a oferta foi de 700 vagas. Em 2010, a Sedu já oferece 1.600 vagas. O número de municípios atendidos também cresceu de seis para 11: Linhares; Aracruz; Santa Teresa; São Mateus; Cachoeiro de Itapemirim; Marataízes; Serra; Vitória; Cariacica; Vila Velha e Guarapari. Ao todo, são dez cursos oferecidos: Logística, Química, Mecânica, Metalurgia, Eletrotécnica, Automação Industrial, Enfermagem, Petróleo e Gás, Designer de Móveis e Designer de Interiores.

Seguindo o esforço para a formação profissional dos jovens, a Sedu ainda oferece o Curso de Idiomas. Atualmente, mais de 4.500 alunos da rede são contemplados. O curso é aplicado nos Centros Estadual de Idiomas (CEI), que ficam locados em quatro escolas estaduais nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Realizado em três níveis (Iniciante, Básico e Intermediário), o curso tem duração de até 36 meses e carga horária de até 300 horas/aula. As salas de aula contam com computadores, fones de ouvido, microfone e televisão. Os professores conseguem acompanhar as atividades desenvolvidas pelos alunos por meio de um sistema que monitora cada computador.

Os alunos que fazem o Curso de Idiomas ainda podem concorrer a viagens para o exterior. São os intercâmbios oferecidos para prática do idioma aprendido. Este ano, os seis melhores e mais assíduos estudantes foram passar seis meses no Canadá, com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Para 2010, a proposta é levar 20 alunos.

Via Escola

O Cartão Via Escola garante aos alunos de ensino médio da rede pública estadual e federal gratuidade integral para estudar. A medida integra o programa Transcol Social, subsídio do Governo do Estado ao transporte coletivo da Grande Vitória. Em 2010, aproximadamente 25 mil estudantes utilizam o benefício do passe livre, válido para os deslocamentos casa - escola - casa.

Os números superaram a expectativa do Governo, que ficava em torno de 14 mil em 2008, época de implantação, apontando que o principal objetivo foi alcançado – a redução da evasão escolar dos estudantes de ensino médio. Estudos realizados apontaram que um dos motivos que mais levam os jovens a abandonar a escola é a mudança do ensino fundamental para o ensino médio, quando o aluno deixa de estudar em escola do seu bairro, para onde vai a pé ou de bicicleta, e passa a ter que pegar ônibus e pagar passagem.

Por isso, a reformulação do Transcol Social e a implantação do Cartão Via Escola se tornaram instrumentos de inclusão social e estão contribuindo para a formação de milhares de jovens, moradores da Grande Vitória.

Cultura Jovem

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades, e sob a execução da ONG Universidade para Todos, constituiu há seis meses o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), formada por jovens, artistas e outros agentes culturais juvenis capixabas. Foi criada para identificar, dar visibilidade e potencializar as produções e mobilizações culturais juvenis capixabas, bem como ampliar o acesso ao que é produzido.

A maioria das ações de conexões virtuais e presenciais do PRCJ tem como foco os jovens com idade entre 15 e 24 anos e em profissionais que desenvolvem atividades junto com esse público. As principais são o Portal Yah! - um portal de internet com ambiente virtual interativo de relacionamento com foco na cultura; o apoio técnico e financeiro aos jovens artistas por meio da concessão de bolsas e da constituição de Núcleos de Criação; prêmios para instituições que desenvolvam atividades sócio-culturais diferenciadas; formação de agentes culturais juvenis; realização de eventos de difusão cultural em diversos municípios do Estado; e a criação e veiculação de produtos midiáticos para divulgação e crítica da produção artístico-cultural da juventude capixaba.

Campeões de Futuro

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) disponibilizou 180 vagas para que crianças e adolescentes, com idades de 7 a 17 anos, aprendam a nadar gratuitamente, no núcleo do projeto de inclusão social Campeões de Futuro, desenvolvido na sede da Sesport, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória.

As aulas já estão acontecendo, mas remanesceram 20 vagas para as turmas de alunos com 15 a 17 anos, no horário das 10 às 10h50 e também das 16 às 16h50. Os interessados devem comparecer à sede da Sesport (Rua Coronel Schwab Filho, Bento Ferreira, Vitória, no antigo Deares) para conversar com os professores da natação e efetuar inscrições.

O projeto está agitando a molecada, que cai na água a partir das 8 horas, mesmo em dias frios, mantendo animação contagiante, na piscina do CT Jayme Navarro de Carvalho.

O professor Ozimar Gomes, responsável por revelar grandes nomes da natação capixaba, dentre eles Carol Bilich, está empolgado com os resultados apresentados nas primeiras semanas de aula.

O primeiro contato com o Campeões de Futuro e com a natação para crianças e adolescentes, que em muitos casos estão em risco social, fez Ozimar se lembrar do trabalho que já vem realizando há anos. Talvez por isso, ele tenha feito uma boa avaliação do projeto. Além disso, ele volta às raízes, pois segundo o treinador a piscina do Centro de Treinamento o faz voltar ao passado e lembrar-se de suas primeiras braçadas.

“Aprendi a nadar aqui, meu primeiro estágio também foi aqui e agora dou aula no projeto. Mas o mais importante desse projeto é a cidadania e o trabalho social. O esporte faz com que as crianças cresçam com a noção de disciplina, de respeito com os horários, aos colegas e professores”, disse.

O projeto

O Campeões de Futuro é um programa de inclusão social, promovido e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) em parceria com todas as 78 prefeituras do Estado. O projeto, criado em 2008, beneficiou 500 crianças em seu primeiro ano de atuação. Em 2009, ele recebeu mais investimentos e foi ampliado para todos os municípios capixabas, passando a atender cerca de 16 mil crianças e adolescentes, que em sua maioria estão em risco social.

O trabalho desenvolvido, em parceria com as Prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.

Em cada núcleo 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

NossaBolsa

Capacitar o jovem capixaba para a nova realidade imposta pelo mercado de trabalho. Ao compreender este desafio, o Governo do Espírito Santo colocou em prática um dos seus mais consistentes projetos de inserção social: o Programa NossaBolsa, que foi criado em 2006 e hoje já proporciona benefícios para mais de 5 mil estudantes.

O Programa NossaBolsa consiste em financiar os estudos de nível superior para alunos de baixa renda, que tenham cursado todo o Ensino Médio nas escolas públicas do Estado. A classificação dos estudantes é feita pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Gerenciado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, o Programa envolve 28 instituições de ensino particular em 15 municípios, oferecendo 120 cursos para estudantes de 72 municípios do Espírito Santo. Em 2010 estão sendo investidos R$ 20 milhões para a manutenção do NossaBolsa, com a oferta de mais 1.505 bolsas de estudos.

Muitos estudantes beneficiados em 2010 acreditaram no sonho e enfrentaram dificuldades como a tripla jornada de trabalho, estudo e cuidados com a família. Foi o caso de um casal, que mora na Serra e resolveu estudar junto para melhorar de vida. Alexandre Santos e Josiane Alves Santos foram aprovados no curso de Letras e estão confiantes no futuro. “Deu muito trabalho, mas é uma boa experiência para nós. Vamos crescer juntos com o Estado”, afirmou Alexandre Santos.

Centros Vocacionais Tecnológicos

Ampliando o projeto de qualificação de mão-de-obra da juventude capixaba, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolve através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Sebrae, sindicatos e prefeituras, a instalação de 16 Centros Vocacionais Tecnológicos.

Conhecido como CVT, cada unidade vai oferecer em espaço dotado de altas tecnologias para a capacitação de jovens de acordo com a vocação econômica de cada cidade e região. O primeiro, inaugurado em fevereiro passado, foi o CVT especializado em Design de Móveis, que capacita para indústria moveleira de Linhares.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Lúcio Spelta, o CVT abre grandes oportunidades para os jovens que buscam o primeiro emprego. “O ciclo econômico virtuoso que se inicia na economia capixaba justifica o objetivo do CVT: capacitar os jovens para exercerem funções técnicas importantes na indústria”, disse.

No Norte do Estado já foram assinados os convênios para a construção de outras unidades de formação. Em São Roque do Canaã, será instalado o CVT da Fruticultura. Para Montanha e Pinheiros será o CVT de Agronegócios e em Colatina foi iniciada a construção do CVT da indústria de confecções.

Os CVTs irão compor a Rede Capixaba de Tecnologia – a Redetec. As outras unidades previstas para instalação consideram as vocações econômicas das seguintes regiões: Guarapari, para capacitação comercial; Vila Velha, para alimentos e bebidas e construção civil; Cariacica, para montagem de computadores e também alimentos e bebidas; Serra, para rochas minerais e setor metalmecânico, Viana para fruticultura; e Vitória, para música, esportes e a indústria audiovisual.

A expectativa é de que a Rede Capixaba de Tecnologia seja um dos principais formadores de mão de obra qualificada no Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: [email protected] / [email protected]/ [email protected]
Texto: Kárita Iana

Assessoria de Comunicação / Ceturb-GV
Isabela Nucci (27) 3232 4510 / 9849 6178
[email protected]

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides de Freitas
[email protected]
Tel.:3222-6956 / 9964-2490

Revisão:
Rafael Leitão Oliozi
Diretor do Guia de Esportes
Capixabão Comunicação e Arte Ltda.
[email protected]


Tags:



Publicidade